por | 13 Jun, 2024 | Sociedade, Uncategorized

Quem são @s influencers lousadenses?

VENDEM PRODUTOS E SUGESTÕES A MILHARES DE PESSOAS

Por “querer estar na moda” ou por insegurança e indecisão, milhares de pessoas seguem sugestões, adquirem produtos e copiam modos de vida de outras pessoas. Estas chamam-se influencers e são sobretudo jovens, cuja fama construída nas redes sociais confere-lhes capacidade de influenciar os comportamentos, opiniões ou decisões das pessoas que os seguem nas suas plataformas digitais, sobretudo no Instagram. Há influencers que vendem tantas ou mais entradas em eventos (sobretudo festas e festivais) que os próprios artistas ou cabeças de cartaz. Mas é nas vendas de vestuário e na defesa de estilos de vida que mais se encontram. Fomos procurar influencers em Lousada.

São sobretudo jovens, que advogam ideais que vão do fast-food ao veganismo, do consumismo à sustentabilidade ambiental, da igualdade de género ou não-binários (ausência de género), entre muitas outras temáticas em voga na “pós-modernidade avançada” em que vivemos.

Utilizam as redes para criar uma comunidade à volta dos seus interesses, interagindo com seguidores, partilhando experiências, dicas e opiniões. A maioria dos influencers bem sucedidos colaboram com marcas para promover produtos ou serviços, o que é conhecido como marketing de influência.

r.a_f.a_e.l_a

Ter milhares de seguidores é fundamental, mas não basta. A popularidade está também ligada à capacidade de se relacionar com o seu público e de o influenciar. É preciso dominar as ferramentas digitais e ter qualidade no conteúdo que partilha, pois influencers populares criam conteúdo visualmente atraente, informativo e envolvente. Também é fundamental interagir com os seguidores, ser empático, responder a comentários e participar em discussões, criando uma comunidade que lidera. Muitos tentam ser influencers, mas falham quando não são autênticos. A autenticidade cria uma conexão genuína ou, pelo menos, mais fiável com os seguidores.

A conjugação destes e outros fatores possibilita “colaborações estratégicas” ou parcerias com outros influenciadores e marcas ou participação em campanhas, que além de valerem dinheiro dão também prestígio ao expandir a sua visibilidade e alcance.    

Lucy Costa

Tudo isto encontra-se nas portuguesas Ana Garcia Martins, Raquel Strada, Catarina Gouveia, Sofia Ribeiro, Helena Coelho, ou Anitta da Costa, que são algumas das influencers portuguesas que mais seguidores têm no Instagram.

Em Lousada, são as mulheres quem também dominam o setor, onde encontramos Lucy Costa, Patrícia Leonor, Joana Costa e  Ela Rafaela. Além destas, há uma promotora de viagens que tornou-se um caso sério de popularidade e influência, em Lousada e arredores. Prefere a palavra inspiradora, que é um sinónimo. Chama-se Tita Sorte e é conhecida nas redes sociais por Lucky Travel Girl (rapariga viajante com sorte). Já percorreu uma infinidade de países e promove culturas, países, regiões e destinos. As agências de viagens e as transportadoras aéreas seguem-na e financiam os seus projetos, entre os quais sobressaem ações de voluntariado e solidariedade em países necessitados.

Tita Sorte

Ao Louzadense declara que não se considera uma influencer, pois acha “que esse termo não se tem aplicado no verdadeiro sentido e está mal visto” e acrescenta que se considera “inspiração para viagens” e afirma-se “líder de viagens para destinos como Índia, Tailândia, Marrocos, entre outros”. Resume assim a sua atividade: “não influencio, eu inspiro as pessoas a irem, mesmo sem companhia, inspiro a irem e fazerem voluntariado, a irem e a respeitarem as culturas e as comunidades locais, inspiro a irem para sítios mais diferentes e menos visitados”.

A lousadense Patrícia Leonor, com 114 mil seguidores, é uma das recordistas neste fenómeno e está em várias plataformas e páginas. Tem uma atividade muito diversificada, que vai das vendas de vestuário e produtos de fitness até à defesa de “estilos de vida saudáveis”.

“Eu por norma não gosto que me chamem influencer, mas sei que às vezes acabo por influenciar as pessoas, tanto a comprar as marcas que partilho, como a começar a ler um livro, como ter uma vida ativa e saudável, derivado à minha profissão, como personal trainer tento também partilhar hábitos de vida saudável para me continuar a motivar a mim e a quem me segue”, explana a jovem. “Tento sempre partilhar muito a realidade, sem filtros, é importante transmitir isso pois estamos numa sociedade que pensa que é necessário ser perfeito em tudo e eu acho que o mais importante é sermos reais”, salienta.

Outra jovem lousadense que se destaca nesta atividade é Joana Catarina Batista da Costa, de 29 anos. Tem 88 mil seguidores nas várias plataformas digitais (as chamadas “páginas online”), onde promove desde 2020 “um certo lifestyle (estilo de vida) com base em vestuário e acessórios de moda”.

“Comecei a minha atividade de influencer há cerca de seis anos. Sempre tive uma paixão por moda e estilo de vida, e comecei a partilhar dicas e inspirações no Instagram e no TikTok. Aos poucos, fui ganhando seguidores e oportunidades de colaboração com marcas, o que me permitiu transformar isto numa carreira”, revela a jovem.

Joana Costa

Explica que “como influencer e criadora de conteúdo, partilho conteúdo nas redes sociais que vai desde outfits diários, reviews de produtos, dicas de beleza e lifestyle”. Neste âmbito, trabalha “com várias marcas para promover os seus produtos de forma autêntica e relevante para o meu público”, declara Joana Costa.

Este é um assunto tão complexo e amplo nesta era em que vivemos, que implica voltar a ele numa futura edição.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Que esperar da inédita Assembleia Municipal?

NOVOS TEMPOS AUTÁRQUICOS EM LOUSADA Uma maioria socialista e uma direita fragmentada. Este é o...

Passado o frenesim, as emoções, assente a poeira, impõe-se fazer uma análise sustentada, ponderada...

Pedro Amaral (CDS) E A NOVA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Uma maioria socialista e uma direita fragmentada. Este é o cenário do «parlamento municipal»,...

Entre Lousada e a Alemanha Medieval: a viagem literária de José Carlos Teixeira

Professor e investigador na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, este lousadense de...

Hélder Archer é o maior promotor de Anime em Portugal

O enfermeiro Helder Bruno Ribeiro Archer, de 41 anos, é natural de Meinedo, em Lousada, e vive...

Editorial 156 | Evasão e Resiliência

Numa edição tão recheada de cultura e literatura, é impossível não trazer também uma expressão...

Professores calorosamente recebidos na Croácia

Três elementos da equipa da biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas Mário Fonseca realizaram...

Fala-se muito nas camadas jovens, ativistas e grupos LGBT sobre a inclusão, mas o que realmente é...

Setembro marca sempre um recomeço. Nos centros de saúde, nota-se nas salas de espera mais cheias,...

FAZER O LUTO POR ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: PARA MUITOS É COMO PERDER UM FAMILIAR

Há quatro cemitérios de animais em Portugal. Nenhum é nesta região. Estão localizados em Lisboa,...

Siga-nos nas redes sociais