por | 12 Jun, 2024 | Política, Sociedade

Orçamento Participativo Jovem tem candidaturas abertas até sexta-feira

Estão abertas as candidaturas para o Orçamento Participativo Jovem (OPJ), até dia 14, próxima sexta-feira.

Este é um projeto do Município que tem em vista incrementar a consciencialização cívica nos jovens, de modo a que este compreendam a complexidade dos problemas na gestão pública, a limitação de recursos financeiros e a necessidade de tomar opções que favoreçam o presente e o futuro de todos, reforçando a ligação entre a autarquia e os seus munícipes e, consequentemente, aperfeiçoando a qualidade do processo democrático local.

O Orçamento atribuído corresponde a 30 mil euros, para o projeto vencedor. O processo participativo assenta na consulta direta, sob forma de proposta, dos cidadãos jovens, residentes no Município de Lousada, com idades compreendidas entre 14 e os 30 anos, inclusive.

Todas as propostas apresentadas devem ser relativas a investimentos municipais, enquadradas nas necessidades municipais e conjugadas com as linhas de orientação gerais para a promoção do superior interesse público.

A submissão das propostas deve ser efetuada até dia 14 de junho, seguindo-se a análise técnica das propostas rececionadas, entre dia 17 e 21 de junho.

A publicação das propostas e votação decorre de 1 de julho até 8 de agosto. Os resultados vão ser conhecidos a 12 de agosto, no Dia Internacional da Juventude.

Para informações adicionais devem ser consultadas as Normas do Orçamento Participativo Jovem através do sítio de internet do Município de Lousada (opj.cm-lousada.pt).

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Para mim, falar da castanha é falar de memórias do meu passado longínquo, mas também do meu...

O compasso do tempo dança-se em Lousada: quando uma música vale por mil gestos

A iniciativa reuniu cerca de 80 participantes com 55 ou mais anos, numa jornada dedicada à...

ZERO dá parecer favorável ao aterro de resíduos não perigosos de Lousada

A ZERO emitiu um parecer favorável sobre o projeto da nova célula do aterro de resíduos não...

INICIATIVA LIBERAL LOUSADA: ATERROS DE LUSTOSA: APOIAMOS A OPOSIÇÃO AO PROLONGAMENTO. EXIGIMOS FISCALIZAÇÃO E TRANSPARÊNCIA.

Lustosa convive há décadas com a deposição de resíduos. Existem ali duas instalações distintas: o...

Igrejas de Abragão e Meinedo alvos de obras de conservação e restauro

A Igreja de São Pedro de Abragão, em Penafiel, e a Igreja de Santa Maria de Meinedo, em Lousada,...

Meinedo – do passado que nos honra ao futuro que podemos construir

Há terras que vivem de memória. E há terras que sabem transformar a memória em futuro. Meinedo...

𝐂𝐨𝐧𝐯𝐨𝐜𝐚𝐭ó𝐫𝐢𝐚 𝐀𝐬𝐬𝐞𝐦𝐛𝐥𝐞𝐢𝐚 𝐆𝐞𝐫𝐚𝐥 𝐀𝐬𝐬𝐞𝐦𝐛𝐥𝐞𝐢𝐚 𝐑𝐞𝐜𝐫𝐞𝐚𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐞 𝐃𝐞𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐋𝐨𝐮𝐬𝐚𝐝𝐞𝐧𝐬𝐞 Nos termos dos...

Há frases que nos atravessam sem pedir licença. Não sabemos bem porquê, mas ficam connosco,...

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos - 10 de outubro Aos olhos de uma criança, viver pode ser tão...

Quando começa o outono, imaginamos desde logo as folhas das árvores a mudar de cor. Os caminhos...

Siga-nos nas redes sociais