por | 25 Jun, 2024 | Associativismo, Sociedade

Dificuldades não retiram vontade de crescer

MITOS URBANOS, GRUPO DE DANÇA DE NESPEREIRA

Atualmente existem pelo menos cinco grupos de dança em Lousada: School Dance, Cool Dance, o Dicas & Danças (ex-Os Nogueirenses), Ruínas Dance e Mitos Urbanos. Este está sediado em Nespereira e hoje dedicamos uma atenção especial ao seu percurso e projetos para o futuro. Ficamos a saber que as condições de existência não são as melhores, mas ainda assim insistem e persistem e sonham com mais.

O grupo de Dança Mitos Urbanos não tem qualquer tipo de organização formal, pois a única responsável pela gestão de todas as atividades do grupo é Joana Magalhães, que também é a professora do grupo. Todas as atividades, como atuações, aulas, preparação de coreografias, participação e organização de espetáculos e outras ações inerentes, são sempre da responsabilidade da professora.

O grupo foi formado em 2008, em Nespereira, através de uma iniciativa daquela professora, que sempre teve o gosto pela dança e pela música. A própria refere que “naquela altura não havia muita oferta desportiva e recreativa para as crianças, nomeadamente de Nespereira. Após uma proposta feita e aceite pela Junta de Freguesia, foi criado o grupo de dança, que tinha como principal objetivo, dar oferta recreativa às crianças”.

O projeto consistiu sempre na aplicação dos conhecimentos e das vocações artísticas e pedagógicas da docente, que 16 anos depois mantém acesa a chama dos Mitos Urbanos. “No início, o que se pretendia era dinamizar as crianças e oferecer-lhes um tipo de atividade física e recreativa e o grupo evoluiu para muito mais que isso”, explica.

Joana Magalhães, professora do grupo de dança Mitos Urbanos

No começo e durante vários anos (até à Pandemia), o local onde se faziam as aulas e ensaios, situava-se por baixo do antigo edifício do infantário de Nespereira, atualmente onde se encontra a Academia Contradanças. “O espaço era amplo, bastante espaçoso, e a Junta de Freguesia teve a amabilidade de colocar lá dois espelhos gigantes para se poderem começar as aulas”, declara a professora.

Este local foi usado pelo grupo até 2020. “Quando entramos em confinamento, esse espaço foi utilizado para a Associação de Solidariedade Social de Nespereira. Durante o confinamento, os alunos continuaram a ter aulas semanais, via Zoom, que foi uma forma de tentar manter o grupo, tentar manter os alunos motivados, ativos e manter também o espírito dos Mitos Urbanos vivo e a amizade que sempre reinou aqui”, salienta Joana.

Após a libertação do confinamento, “não pudemos regressar ao mesmo local, pois a ASSN , continuou a usufruir do espaço, até à data de hoje. Após um pedido de ajuda, a Junta disponibilizou uma sala da antiga Escola Primária do Cruzeiro, e atualmente é lá que são feitas as aulas e os ensaios”.

No momento não estão constituídos como associação, sendo que a ASSN de Nespereira, apadrinhou o projeto e é atualmente a “tutora” legal do grupo de dança. Contudo, Joana Magalhães afirma que “em tempos já foi pensada a hipótese de ser criada uma associação para o Mitos Urbanos, e esta ideia não está fora da equação”.

A mais recente atuação do grupo aconteceu no passado dia 19 de Abril, a convite da Câmara Municipal de Lousada, na abertura da cerimónia do “Mega Sprint”, atividade do Desporto Escolar. Nesta atividade participaram os vários grupos de dança, que existem atualmente em Lousada. “Foi uma atividade global, onde todos os alunos que praticam dança, fizeram uma coreografia em conjunto”, explica a diretora.

Mitos Urbanos Dance

Também recentemente, os Mitos Urbanos participaram (virtualmente) numa atividade desenvolvida pelo Agrupamento de Escolas de Santo António do Barreiro, local onde Joana é atualmente professora. “Os alunos do grupo de dança, fizeram uma coreografia que foi reproduzida em simultâneo com os outros alunos da Escola, servindo de ponto de referência e divulgação do mesmo”, descreveu.

No currículo, o Grupo de Dança Mitos Urbanos tem diversas apresentações em variados locais, a convite de algumas associações e grupos de dança, tais como saraus de dança, espetáculos, eventos solidários e outros. “Participamos igualmente, todos os anos, no Desfile de Carnaval de Lousada, organizado pela CML e Ladec. Também já fizemos atuações em romarias de várias freguesias e todos os anos, normalmente em Agosto, fazemos uma festa final, para demonstrarmos as nossas danças e coreografias, que trabalhamos durante o ano letivo. Este tipo de espetáculo é aberto à população, no entanto, é mais dirigido aos pais e familiares e amigos”, acrescentou Joana Magalhães.

Como qualquer entidade, também os Mitos Urbanos têm encargos, mas os apoios não abundam. “Somos um grupo pequeno, sem grandes ajudas e atrevo-me a dizer que não temos ajudas externas, pois não temos patrocinadores, não temos de momento nenhum tipo de direção ou grupo de trabalho que possa dinamizar atividades para rendimentos e ajudas extras”. Os custos do grupo são pagos pelos pais dos alunos e “as únicas ajudas que temos são a disponibilidade do espaço para ensaiar e alguma ajuda em recursos da ASSN, assim que solicitada. Quando necessitamos de angariar fundos para fazer a festa de final de ano, vendemos rifas e tentamos desta forma fazer uma festa melhor e com os recursos possíveis”, revela a dirigente.

A culminar a entrevista, Joana Magalhães revelou que “pelo menos até ao final deste ano letivo, os planos são semelhantes aos dos anos anteriores, ou seja, manter as crianças dinâmicas, divertidas e unidas pelo gosto que têm pela dança”.

Mitos Urbanos Dance

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

A  memória e a literatura

Há uns tempos e a propósito de um Colóquio Internacional em que participei na Sorbonne, em Paris,...

“Fecharam-nos muitas portas, mas temos tudo controlado”

COMISSÃO DE FESTAS DO SENHOR DOS AFLITOS 2024 Em janeiro deste ano, Paulo Magalhães, Daniel Pires...

Cartaz de arromba nas festas de Lustosa

SÃO TIAGO É COMEMORADO DE 25 A 28 DESTE MÊS A comissão de festas de Lustosa é formada por mais de...

Festas Grandes em honra do Senhor dos Aflitos

A Vila já está iluminada lembrando as Festas Grandes, que têm um dos grandes momentos na...

Lousada no pódio europeu de árvores plantadas em Portugal

O Município de Lousada ocupa o primeiro lugar nacional, ao abrigo da iniciativa europeia da...

Votações para o OPJ até dia 8 de agosto

Até dia 8 de agosto estão em votação as 12 propostas apresentadas no âmbito do Orçamento...

Ações de sensibilização com a Liga Portuguesa Contra o Cancro

O Município de Lousada associou-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte,...

NÍVEL ELEVADO NO SUPERCROSS EM LUSTOSA

As grandes emoções do Supercross estiveram em Lustosa (Lousada), numa noite memorável. A pista do...

Quarteto Metralha animam festas e romarias

LOUSADA TEM CADA VEZ MAIS GRUPOS DE BOMBOS Os bombos são uma tradição bem portuguesa e em Lousada...

Verónica Parente apresenta a exposição “Horizontes de Cores” no Cais Cultural de Caíde de Rei

O Cais Cultural de Caíde de Rei acolherá a exposição "Horizontes de Cores", da artista Verónica...

Siga-nos nas redes sociais