por | 26 Jun, 2024 | Ambiente, Uncategorized

Lousada vence Concurso Bienal da Aliança Transnacional

Na sequência do Concurso Bienal da Aliança Transnacional de combate à erva-das-pampas (Cortaderia selloana) – espécie exótica invasora com graves prejuízos económicos e ambientais, realizado no âmbito do projeto Life Coop Cortaderia, o Município de Lousada foi o vencedor como melhor ação de combate a esta espécie invasora.

Esta distinção vem reforçar a estratégia ambiental em curso e valorizar os resultados alcançados no controlo de espécies exóticas invasoras, impulsionando a sua continuidade. O Município de Lousada foi premiado com a atribuição de um prémio monetário que vai reverter para a prevenção e sensibilização e/ou eliminação de Cortaderia Selloana.

Relembre-se que desde 2021, o Município de Lousada prossegue o controlo e eliminação desta espécie. Desde maio desse ano que foram identificadas mais de 400 plantas e erradicadas 365 plantas, em especial na Paisagem Protegida Local do Sousa Superior.

A erva-das-pampas é uma espécie exótica invasora que ameaça a vegetação autóctone com grande capacidade de invasão e colonização de áreas degradadas incluindo áreas agrícolas em pousio, alterando a paisagem e aumentando o risco de incêndio e que pode causar alergias e ferimentos. Cada planta pode originar até um milhão de sementes e as sementes podem “voar” até 30 metros em diversas direções devido à ação do vento, que, aliado à passagem de animais ou às atividades humanas, podem originar distâncias de dispersão das sementes até 30 km de distância da planta-mãe.

O Município de Lousada disponibiliza auxílio, gratuito, para a remoção desta planta. Caso exista conhecimento de focos de invasão os munícipes podem contactar o Município para que a situação seja resolvida.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Lousada ultrapassou os 50 mil habitantes, devido ao aumento da população estrangeira

Análise do jornal O Louzadense aos mais recentes dados provisórios e preliminares do Instituto...

Equipa de Shinkyokushin conquistou seis pódios

O WIBK Dojo Verdadeiro Espírito, do lousadense Paulo Rente Silva marcou presença no Torneio...

Atleta de Lousada convocada para Jogos do Eixo Atlântico

A jovem Daniela Pereira, natural da freguesia de Pias, em Lousada, foi convocada para integrar a...

"Talvez seja por isso que gosto tanto das nascentes. Porque, ao contrário dos rios, que toda a...

Campeões Nacionais de Natação Adaptada

Os atletas lousadenses do clube Lousada Século XXI estiveram em grande evidência no Campeonato...

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, foi uma das convidadas do...

Forte internacionalização do Inferno das Febras

O Inferno das Febras regressa ao Parque de Lazer e Merendas de Casais, em Lousada, nos dias 28 e...

O treinador penafidelense João Paulo Guedes Silvestre, de 36 anos, é referido por várias fontes...

Protocolo para projeto de turismo cultural assinado entre a CCDR-N e Vidas em Cena

A Associação Vidas em Cena, de Lousada, está entre as dez entidades culturais da Região Norte...

A celebração dos 100 anos dos Bombeiros Voluntários de Lousada constitui um momento de...

Siga-nos nas redes sociais