Comunicado conjunto PSD/CDS-PP Lousada
Nas últimas semanas, alguns dirigentes do Partido Socialista de Lousada têm procurado enganar os Lousadenses com inverdades sobre a posição do PSD e do CDS/PP de Lousada e dos seus autarcas relativamente ao processo da pista da Costilha e negócios anexos. Assim, esclarecemos:
1. O PSD e o CDS/PP nunca foram contra a aquisição dos terrenos onde se encontra a pista da Costilha, nem contra a manutenção da pista na Costilha, desde que a mesma tenha futuro.
2. Mas, porque o assunto é muito importante e envolve largos milhões de euros de encargos para o Município de Lousada, propusemos uma discussão pública sobre o futuro do desporto automóvel em Lousada, proposta recusada pelo Senhor Presidente da Câmara, que preferiu continuar a negociar terrenos e a decidir sozinho. Salientamos que a urbanização não era necessária para a manutenção da pista.
3. No final do último mês de julho, à pressa e sem ter a garantia de que vai adquirir todos os terrenos e as necessárias autorizações de diversas entidades públicas, o senhor Presidente da Câmara apresentou o plano de pormenor para a Costilha que prevê a construção, para já, de mais quinhentas habitações a menos de cem metros da pista da Costilha.
4. Alertamos que a construção de mais habitações junto à pista pode acabar com a pista da Costilha e com o desporto automóvel em Lousada. Bastará que alguns moradores apresentem queixa contra o excesso de ruído e poderão as instâncias judiciais limitar o funcionamento da pista. Veja-se o que recentemente aconteceu na autódromo do Estoril. Não é por acaso que a maioria das pistas europeias onde se realizam provas de Rally Cross se localizam longe dos aglomerados habitacionais.
5. Os dirigentes e autarcas do PSD e do CDS/PP de Lousada sempre foram a favor do desporto automóvel em Lousada. Há 40 anos foram ilustres militantes do PSD de Lousada, Jaime Moura e José Carlos Bessa Machado, que fundaram o Clube Automóvel de Lousada e construíram a Pista da Costilha, os mesmos que dez anos depois defenderam a construção de uma nova pista em Lustosa ou em Lousada (Santa Margarida).
6. Mais, nos últimos 25 anos, todos candidatos a Presidente de Câmara de Lousada pelo PSD, Francisco Barbosa, Pedro Matias, Leonel Vieira e Simão Ribeiro, defenderam a aquisição dos terrenos da atual pista da Costilha e a sua modernização, ou, em alternativa, construir uma nova pista noutro local do Concelho.
Se alguém pretender saber em pormenor as propostas e as posições dos autarcas da coligação PSD/CDS-PP, poderá sempre consultar as atas das sessões da Assembleia Municipal de Lousada realizadas este ano, em fevereiro, junho e julho, ou ver os vídeos das mesmas sessões no site da Câmara Municipal de Lousada.
Lousada, 26 de agosto de 2024.
As Comissões Políticas Concelhias do PSD e do CDS-PP
Comentários