por | 4 Set, 2024 | Agenda, Sociedade

A Ciência é quem mais ordena com palestras e workshops

Inserido nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o Município de Lousada promove “A ciência é quem mais ordena”, como modo a destacar a ciência em Portugal. São diversas palestras e workshops que vão realizar-se.

A primeira palestra decorre no dia 6 de setembro, sexta-feira e tem como tema “As áreas protegidas em Portugal: da proteção à valorização”. A apresentação é da responsabilidade da Dra. Bárbara Reis. Nesta sessão, vai ser apresentada uma resenha da criação das primeiras áreas protegidas em Portugal, desde as reservas de caça da monarquia aos pinhais de Salazar. No que diz respeito à exploração do recurso paisagístico vai ser possível ver de que forma a conservação da Natureza pode ou não estar ameaçada e que mecanismos existem de financiamento e proteção ambiental desde a entrada de Portugal para a Comunidade Económica Europeia/ União Europeia. Esta sessão vai decorrer no Auditório da Mata de vilar, com início marcado para as 21h00.

No dia 13 vai decorrer uma nova palestra com o mote “Sucesso e fragilidades da ciência e da cultura na saúde”, e vai ter como orador o Professor Doutor Manuel Sobrinho Simões.

A conversa vai ser sobre ciência e cultura e perceber o que se passou na área da saúde nos últimos 50 anos. Vai ser analisado o conceito de saúde que é (quase) sinónimo de bem-estar. Também os avanços da medicina no pós 25 de Abril vão ser destacados, incluindo aspetos individuais e sociais, assim como os progressos da literacia científica que se repercutiu em várias áreas, desde a descida da mortalidade infantil ao aumento da longevidade. Este evento vai ter lugar na Biblioteca Municipal, com início às 21h30.

A última palestra vai acontecer no dia 27 e o tema em destaque é “A evolução da Ciência em Portugal”, e tem como palestrante o professor Doutor Nuno Ferrand.

Este é um estudo que apresenta uma análise geográfica e temporal da ciência produzida em Portugal nos últimos 30 anos, permitindo uma reflexão sobre o percurso relativo aos investimentos e resultados produzidos, mas que também sobre a necessidade de uma aposta na produção e desempenho científico por forma a acompanhar a média europeia. A Casa das Videiras é o local escolhido para esta palestra, que tem início às 21h30.

No que respeita aos workshops, vão realizar-se nos 14 e 21 de setembro. Assim, o primeiro, destinado a docentes (para os quais vai haver creditação), o tema é “Pensar sociologicamente” e vai ter como formadores a Professora Maria João Simões e o Professor Nuno Jerónimo, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior. O início está agendado para as 9h30, na Biblioteca Municipal.

“Abril pelas páginas do Jornal de Lousada” é o segundo workshop, e que vai ter lugar no Núcleo de Imprensa de Lousada, pelas 10h00.

As inscrições são gratuitas, mas sujeitas à lotação de cada um dos equipamentos municipais e devem ser efetuadas em https://forms.gle/KMkuib5monw9Rmay9

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

O LICRANÇO – não é uma cobra, nem representa perigo… então, porque o tememos tanto?

Quantas vezes, ao virar uma pedra ou ao mexer num tronco velho, alguém gritou: “Cuidado, é uma...

A Santa Casa da Misericórdia de Lousada iniciou em 2026 um plano conjunto entre as suas várias...

O regresso da “tara” em versão moderna

Novo sistema de depósito arranca com plástico e latas. A partir desta sexta-feira, entra em vigor...

Editorial 162 | Militares do amanhã

A cada dia que vivemos, damos como incerto o desfecho dos conflitos mundiais, que nos afetam...

Editorial 161 | Homens Normais

É certo que a intempérie dos últimos tempos tirou um pouco de atenção de uma 2ª volta presidencial...

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, anunciou hoje através de comunicado a...

O treinador Tiago Leal, natural de Penafiel e com passagem como adjunto de Paulo Fonseca em clubes...

NT LOUSADA APROVA CONTAS E ACTIVIDADES POR UNANIMIDADE E DEFINE AGENDA LIBERAL PARA 2026

O Núcleo Territorial de Lousada da Iniciativa Liberal realizou ontem, 31 de Março, o seu 1.º...

A exposição de pintura e escultura “LUGARES” foi inaugurada hoje na Junta de Freguesia de Sousela,...

A Páscoa em Lousada traz consigo uma riqueza de tradições ligadas ao pão, com várias...

Siga-nos nas redes sociais