VÁRIAS GERAÇÕES DE CRISTELENSES PASSARAM POR AQUI
É uma coletividade informal, mas conta com 50 anos de vida. Está localizada na paróquia de Cristelos, em cujo seio nasceu. Foi quase sempre de caráter jovem e dedica-se a uma vastidão de atividades. Entre as inúmeras atividades mais recentes, estiveram envolvidos na colaboração da paróquia com as festas de Nossa Senhora da Conceição e ajudaram na angariação de fundos para as obras na igreja cristelense.

No domingo 13 de Outubro os jovens da Luz Verde, de Cristelos, vão organizar um convívio para assinalar o 50.º aniversário da coletividade, que é mais que um grupo informal de jovens, é um movimento que perpassou até hoje várias gerações de cristelenses.
“Temos conhecimento de que já fizeram parte deste grupo diversas gerações, mas não sabemos quem foram os fundadores, visto que, o membro mais velho do grupo atual, se encontra com 28 anos, logo nem ele era nascido na altura”, refere Beatriz Teixeira, um dos elementos do grupo. “Sabemos que a história do Luz Verde se confunde com a história de Cristelos e os ex-elementos recordam com carinho terem feito parte desse grupo”, salienta a jovem cristelense.
O grupo esteve inativo nos últimos anos, até que a Jornada Mundial da Juventude que ocorreu no nosso país foi o motivo decisivo para a sua reativação: “somos um grupo, que, informalmente, após a Jornada Mundial da Juventude 2023, realizada em Portugal, se uniu e reacendeu este movimento tão estimado na nossa freguesia e em especial na nossa paróquia”, acrescentou.
A cooperação entre todos “é o que faz girar este grupo, onde não existem diretores diferenciados, principais ou secundários, uma vez que todos desempenhamos diversas funções e todos temos o mesmo grau de importância no grupo”. No entanto, “como é óbvio, precisamos de alguém que seja o elo de ligação entre o nosso grupo e a sociedade, os diversos grupos paroquiais e o Senhor Padre e para essa função temos a nossa Bia, a Beatriz Mota”.
“As nossas atividades surgem como forma de auxílio à paróquia. No entanto, retiramos uma pequena percentagem do que angariamos para que seja possível abater algumas despesas que surgem na realização de atividades”, explica.
Este ano estiveram envolvidos em diversas realizações: “fizemos pequenos-almoços no final das Eucaristias dominicais; realizamos uma atividade com os meninos da catequese antes da interrupção de Carnaval, com a passagem de um filme alusivo ao tema; no Domingo de Ramos tomamos iniciativa de oferecer Ramos de Oliveira aos paroquianos que tanto nos ajudam; fomos os responsáveis pela decoração da igreja” tanto no Natal como na Páscoa”.
Muito original e com bastante impacto foi a colaboração que tiveram na angariação de receitas para as obras realizadas na Igreja de Cristelos: “criamos a iniciativa de personalizar as telhas que foram colocadas no telhado da nossa igreja com o nome dos paroquianos que quiseram deixar a sua marca na reconstrução desta e, com isto, angariar fundos que reverteram para as obras”.
Além de tudo isso, estiveram igualmente presentes “em diversas iniciativas e atividades ligadas à igreja, como a Via Sacra, Procissão de Velas, Caminhada na Fé, entre outras”. De tudo isso, fazem questão de destacar “a colaboração nas festas em honra da Nossa Senhora da Conceição, onde, em conjunto com a Comissão de Festas, organizamos e gerimos estacionamentos que nos foram disponibilizados com a intenção de ajudar também nas obras na igreja. Não podemos esquecer a nossa participação nas marchas luminosas desta festa, no domingo, com a companhia do nosso pároco, nas quais celebramos os 50 anos deste grupo tão bonito ao som do hino, criado pelo Sr João Teixeira, que é uma referência da Luz Verde desde sempre”. Para breve está previsto um almoço-convívio com os antigos integrantes do grupo Luz Verde, com a intenção de reavivar memórias e fortalecer os laços. “Iremos também organizar um retiro para os membros do grupo e, porque é tradição e os nossos paroquianos sentem falta, o peditório para o Fogo do Menino por toda a paróquia”, acrescentam os jovens.
Além disto tudo, mostram-se disponíveis “para ajudar a nossa paróquia para qualquer atividade que surja e iremos tentar angariar alguns fundos para nos ajudar a estar presentes no Jubileu que se realizará em Roma no ano de 2025. Os jovens são o futuro, mas também são o presente e, por isso, deixamos o apelo para que se juntem a nós para que o nosso grupo cresça”.
Por fim, deixam aqui “o nosso apreço e gratidão pelo apoio do nosso querido Padre Paulo Godinho, que nunca nos falta”.














Comentários