Debate sobre Orçamento de Estado 2025 em Lousada
NI PSD.CDS-PP Lousada
No dia 16 de novembro de 2024, o auditório Paroquial de Sousela, em Lousada, acolheu uma sessão participativa de discussão do Orçamento de Estado 2025, organizada pelas concelhias do PSD e CDS-PP. O evento contou com a presença dos ministros Castro Almeida e Pedro Duarte, entre outras figuras distritais e locais. A sessão abordou temas essenciais para o país e para a região, e sublinhou o compromisso de um governo próximo das comunidades.
Diogo Aires, Presidente da Junta da Freguesia de Sousela, eleito pela Coligação PSD/CDS-PP, fez a primeira intervenção da sessão, tendo aproveitado a presença do Ministro da Coesão territorial e com a tutela das Autarquias Locais, para expor uma pretensão das Juntas de Freguesia: Quando é que as Juntas de Freguesia vão poder apresentar projetos e candidaturas a fundos comunitários, visto que até agora o acesso está muito limitado. Em resposta, o Ministro Castro Almeida afirmou que a partir do próximo ano já vai ser possível.

Leonel Vieira, presidente da comissão política do PSD Lousada, interveio na sessão para apresentar várias preocupações e propostas. Realçando que as empresas do setor do vestuário e do calçado estão a atravessar imensas dificuldades e que precisam de ser apoiadas. Que em Lousada os organismos públicos que dependem diretamente do Governo têm falta de funcionários, referindo, como exemplo mais preocupante a Conservatória do Registo Predial e Civil que deveria ter nos seus quadros catorze funcionários e que nos últimos dias têm estado no ativo apenas dois.

Leonel Vieira sublinhou ainda o papel estratégico da linha férrea Vale do Sousa Norte e apelou ao Governo para abraçar projetos como o Complexo Social Engenheiro Bessa Machado e o restabelecimento do protocolo do Serviço de Atendimento Permanente nas urgências no Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Lousada que permita aos utentes poderem gratuitamente serem atendidos durante a noite, aos fins de semana e feriados.
Pedro Amaral, presidente da comissão política do CDS-PP Lousada, destacou que a iniciativa evidencia o projecto de país com que a AD se apresentou a eleições, enfatizando uma visão de esperança no sistema, reforço da qualidade de vida e dos rendimentos. “Este é um orçamento amigo das pessoas e das empresas, sem aumento de impostos e com respostas para diferentes classes profissionais” afirmou, apontando também a importância de um governo próximo dos cidadãos e referindo a relevância da presença do ministro responsável pela execução dos fundos comunitários e do PRR, essenciais para a concretização dos projectos estruturantes para o concelho e para a região.
O ministro Castro Almeida partilhou as linhas mestras do Orçamento de Estado para 2025, destacando a aposta na coesão territorial e no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Castro Almeida sublinhou que o orçamento é um “marco para um novo ciclo de desenvolvimento em Portugal,” com medidas que promovem investimento, infraestrutura e apoio social. O ministro Pedro Duarte, no papel de presidente da comissão política distrital do Porto do PSD, reforçou a importância do envolvimento dos cidadãos e militantes, salientando que este orçamento traduz o compromisso de melhorar a qualidade de vida em todas as regiões do país.

A forte adesão ao evento, que contou com representantes de concelhos vizinhos, foi vista como um sinal positivo para a AD (Aliança Democrática). “A energia e mobilização aqui vistas são um excelente presságio para as eleições autárquicas de 2025,” comentou Pedro Amaral. A iniciativa reflete não apenas a dinâmica do PSD e CDS no concelho, mas também o crescente interesse dos cidadãos em contribuir para o futuro do país.
Com a presença significativa de militantes e simpatizantes, o evento reforçou a mensagem de que o futuro de Portugal passa por uma governação próxima, participativa e voltada para as necessidades reais dos territórios.




Comentários