por | 18 Dez, 2024 | Política, Sociedade

Comunicado PS Lousada

Desagregação de Lustosa e Barrosas (Santo Estêvão) avança!
PS faz cumprir vontade da população local

Em dezembro de 2022, os eleitos do PS na Assembleia de Freguesia de Lustosa e Barrosas (Santo Estevão) tomaram a iniciativa de apresentar uma proposta que visava a desagregação da União de Freguesias de Lustosa e Barrosas (Santo Estevão).

Esta iniciativa percorreu os diversos órgãos autárquicos, contando com a aprovação unânime na Junta e Assembleia de Freguesia, assim como na Câmara e Assembleia Municipal e com o total envolvimento do PS Lousada, cumprindo desta forma um compromisso assumido com a população destas freguesias e em particular de Santo Estevão.

O processo foi devidamente instruído na Assembleia da República (AR), ficando a depender exclusivamente deste órgão de soberania a aprovação da desagregação dessas freguesias.

Na semana passada, na reunião do grupo de trabalho que analisou este processo na Assembleia da República, os deputados do PS votaram a favor do prosseguimento do processo de desagregação, mas o mesmo foi bloqueado pelos votos contra dos deputados do PSD e do CHEGA. Para tal, o PSD alegou que estava em falta um documento (Mapa de Pessoal da União de Freguesias) e que, por isso, a proposta não podia avançar.

Sabendo desta intenção de o PSD e o CHEGA reprovarem o processo, os eleitos do PS na Câmara Municipal e Assembleia Municipal promoveram um esclarecimento junto da AR, de forma a demonstrar que nenhum documento estava em falta, uma vez que a apresentação do Mapa de Pessoal não tinha sido solicitada, nem existia qualquer obrigatoriedade legal de o apresentar, constituindo assim uma mera desculpa para reprovar politicamente aquilo que era a vontade da população local.
Após muitas diligências junto dos deputados do PS na Assembleia da República, foi com muita satisfação que soubemos que este trabalho levado a cabo pelos eleitos do PS Lousada foi desbloqueado – com os votos a favor do PS e PCP, o voto contra do CHEGA e a abstenção do PSD – pelo que o processo seguirá para aprovação final em plenário, cumprindo-se, assim, a vontade da população local!

Obrigado ao Carlos Brás, Deputado do PS na Assembleia da República, que foi um elemento fundamental neste processo.
Parabéns à população de Santo Estêvão e obrigado à população de Lustosa e seus representantes por todo o apoio!

NI PS LOUSADA

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Hélder Archer é o maior promotor de Anime em Portugal

O enfermeiro Helder Bruno Ribeiro Archer, de 41 anos, é natural de Meinedo, em Lousada, e vive...

Editorial 156 | Evasão e Resiliência

Numa edição tão recheada de cultura e literatura, é impossível não trazer também uma expressão...

Professores calorosamente recebidos na Croácia

Três elementos da equipa da biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas Mário Fonseca realizaram...

Fala-se muito nas camadas jovens, ativistas e grupos LGBT sobre a inclusão, mas o que realmente é...

Setembro marca sempre um recomeço. Nos centros de saúde, nota-se nas salas de espera mais cheias,...

FAZER O LUTO POR ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: PARA MUITOS É COMO PERDER UM FAMILIAR

Há quatro cemitérios de animais em Portugal. Nenhum é nesta região. Estão localizados em Lisboa,...

“Tocar na alma é uma função do grupo coral”

O docente de Boim, que leciona em Nevogilde, tem uma atividade secundária muito importante na sua...

PS PERDEU UM DEPUTADO PARA O CHEGA

O Partido Socialista mantém a liderança da Assembleia Municipal (AM), que será presidida por Pedro...

Mapa autárquico lousadense está “feito em dois oitos”

Se a votação para a Câmara Municipal (CM) e para a Assembleia Municipal (AM) não deixou margem...

O melhor resultado de sempre na estreia

O novo presidente da Câmara Municipal de Lousada, Nelson Oliveira, do Partido Socialista, obteve o...

Siga-nos nas redes sociais