A Casa Nobre No Concelho de Lousada

Outros Dados Históricos (Volume II) | Casa de Alentém I

D. Cristóvão de Almeida Soares de Brito nasceu em 1701. Primeiro Bispo de Pinhel, em 1770, tendo falecido nessa cidade em 1780, onde foi sepultado – na Igreja de S. Luís, junto ao altar-mor, com as armas de Almeidas e Soares e inscrição tumular. Fundou a atual casa e quinta de Alentém.1

À esquerda a Casa de Alentém e à direita a antiga Sé de Pinhel (atual igreja de S. Luís). A primeira foi iniciada por D. Cristóvão de Almeida Soares (2º bispo de Pinhel) e a segunda o local onde está sepultado.

Na sua obra «Portugal Antigo e Moderno, «Pinho Leal refere-se ao Visconde e à casa de Alentém: «Pertence esta formosa e magestosa vivenda ao sr. Visconde d’Alentem, Antonio Barreto d’ Almeida Soares de Lencastre, bacharel formado em direito e um dos proprietários d’Este concelho. Nasceu n’esta Freguezia, na sua grande casa d’Alentem, no dia 14 de junho de 1835; formou-se em 1857 e foi eleito deputado as cortes em 13 de março de 1870, 9 de junho de 1871, 21 d’ agosto de 1881 e 12 de junho de 1884. É um cavalheiro estimabilíssimo, e de grande influencia eleitoral no seu concelho, procurador à junta geral do districto, F. C. C. R. por herança de seus maiores e 1º visconde d’ Alentem por alvará de 26 de Novembro de 1873. Vive no seu palácio d’Alentem e casou com sua prima D. Carolina Cândida Pinto Malheiro, da nobre casa da Costilha em Santo André de Chrrystellos, n’este concelho de Lousada. Tem um filho e uma filha ainda solteiros – e uma outra filha já casada.»

Antonio Barreto d’ Almeida Soares de Lencastre –Conde de Alentém.

E continua Pinho Leal: «Entre os seus nobres ascendentes avulta D. Chrystovam d’ Almeida Soares, 1º bispo de Pinhel, onde faleceu, tendo nascido na sua casa d’ Alentem. O palácio d’ Alentem é absolutamente a primeira casa d’esta freguezia e d’ este concelho. Foi principiado pelo mencionado bispo de Pinhel e reedificado e concluído pelo actual sr. Visconde; – tem uma fachada com 32 metros de comprimento, – 20 de fundo e 22 grandes janellas na frente – grandes salas, muitos quartos – e 30 a 40 camas sempre feitas para os hospedes, pois é a maior hospedaria d’este concelho e dos circunvisinhos!… É brasonado e tem uma linda capella muito com uma inscrição gravada em lettras d’ouro n’uma grande pedra – inscripção muito extensa e que menciona os breves pontificos que lhe concederam vários privilégios e indulgencias em favor da família d’Alentem in perpetuum,2 bem como auctorisação para ter sacrário e Santíssimo permamente. A cerca d’este palácio é uma grande quinta muito mimosa e fertil, que tem quilómetros de circunferência e produz, vinho, trigo, centeio, linho, hervagens, hortaliça e grande variedade e quantidade de fructa.»3

José Augusto Vieira, em «O Minho Pittoresco», tece, de igual modo, breves considerações sobre a casa de Alentém e enquadra-a na região: “Da Estação de Chaide parte um ramal da estrada districtal nº 10, que passando após um percurso de dois kilometros, em ALENTEM, terra solar do moderno visconde d’este titulo, serve a grande romaria da Apparecida e vae depois, já no concelho de Felgueirass, entroncar em Rande com a que vem de Louzada. Alentem esta no presente civilmente annexa a Villar do Torno, como já lhe aconteceu em 1834, tendo no intervallo recuperado uma autonomia, que não pôde sustentar. A egreja parochial é pequena e muito antiga, com excepção da capella-mór que foi reformada nos fins do século ultimo por D. Christovão de Almeida Soares, bispo de Pinhel, e natural d’aqui. Em virtude de um legado seu todos os annos fazem-se n’esta egreja os officios de quinta feira santa.»4

Nota: O segundo volume é constituído pelas fichas individuais das vinte e duas casas nobres do concelho de Lousada, que selecionámos para este trabalho (…). Procurámos sistematizar as informações que recolhemos durante o trabalho de campo, assim como as resultantes das várias leituras realizadas, pelo que incluímos para cada caso a bibliografia consultada.
Assim, achamos por bem, publicar: «Outros Dados Históricos, insertos no Volume II. Tal como pretendemos publicar outros itens que foram relevantes para a feitura da Tese de Mestrado: « A Casa Nobre No Concelho de Lousada».


1 – FREITAS, Eugéneo de Andrea da Cunha e – o. c., p. 346; Cf. LEAL; Augusto Soares d’ Azevedo Barbosa de Pinho – o. c., p.1282-1283.
2 – COSTA, J. Almeida, MELO, A. Sampaio – o. c., p.1539.
3 – LEAL, Augusto Soares d’ Azevedo Barbosa de Pinho – o. c., p. 1283.
4 – VIEIRA, José Augusto – o. c., p. 364.

Obras Consultadas

  • AZEVEDO, Carlos de – Solares Portugueses. Introdução ao Estudo da Casa Nobre. 2ª Edição. [s/l]: Livros Horizonte. 1988.
  • COSTA, P. António Carvalho da – Corografia Portugueza e Descripçam Topográfica do famoso Reyno de Portugal (…)Segunda Edição. Lisboa: Typographia Domingos Gonçalves Gouveia. 1868.
  • LEAL, Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho – Portugal Antigo e Moderno, Diccionario Geographico, Estatistico, Chorografico, Heraldico, Archeologico, Historico, Biographico e Etymologico (…). Tomo I. 1873
  • VIEIRA, José Augusto – O Minho Pitoresco. 2ª Edição. Valença: Edição Rotary de Valença, Tomo II. 1987.

Documentos Eletrónicos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_S%C3%A3o_Lu%C3%ADs
https://www.google.com/search?q=minho+pitoresco&oq=minho+pitoresco&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEU

José Carlos Silva
Professor / Historiador

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Álvaro Santos, social-democrata do Porto, foi eleito presidente da CCDR Norte, sucedendo a António...

Vários javalis têm sido avistados na Estrada Nacional 207-2, que liga Soutelo, na freguesia de...

Votem, votem, votem! O festival de amigos cresceu e está a ganhar uma dimensão importante no...

ENCERRAMENTO DO ANO JUBILAR EM LOUSADA

A Vigararia de Lousada viveu, no domingo, 4 de janeiro, um momento de grande intensidade...

Com o hoquista lousadense José Valinhas em grande destaque, a seleção nacional de...

A política portuguesa vive hoje um tempo de deslocação clara para a Direita. Não é apenas uma...

Está de regresso o projeto Plantar Lousada, uma iniciativa que, ao longo dos últimos sete anos, já...

No passado sábado, dia 3 de janeiro, o Município de Lousada, juntamente com os Municípios da Maia...

A eleição do presidente da CCDR-Norte (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do...

Na sequência da retirada de Sandro Sousa da presidência da Associação Desportiva de Lousada, o...

Siga-nos nas redes sociais