por | 30 Dez, 2024 | Associativismo, Sociedade

Uma semente que germinou com a Jornada Mundial da Juventude

SOMOS UM – Grupo de Jovens de Lustosa

Este grupo é fruto dos Dias na Diocese, a semana das Pré–Jornadas da Jornada Mundial da Juventude de 2023, dada a necessidade de acolher em Lustosa jovens de outros países que se deslocaram para a Diocese do Porto. Era necessário que estes jovens fossem acolhidos nas famílias da freguesia, mas não só. Durante o dia, as famílias iam para os seus trabalhos e estes jovens tinham de ser acompanhados. Neste contexto surgiu o SOMOS UM, que se mantém em atividade.

“Criamos um pequeno grupo de jovens que gostava de participar também nas atividades dessa semana e demos-lhes a conhecer Lustosa e as suas tradições, nomeadamente a festa em Honra de S. Tiago, na qual o grupo da República Dominicana, que acolhemos, participou”, explicam os jovens.

Quando regressaram das Jornadas, “percebemos que realmente fazia todo o sentido que se formasse um grupo sólido que colaborasse e fosse ativo na comunidade. É fruto da pressa para mudar o mundo e para fazer o bem na freguesia”.

Ao mesmo tempo quiseram “aceitar o desafio do Papa Francisco, na JMJ, que nos pediu para «fazer barulho», um barulho construtivo e de amor. Como nos diz o Papa, «quem ama não fica de braços cruzados, quem ama serve, quem ama corre para servir, corre empenhado no serviço aos outros», e, por isso, foi este o compromisso que assumimos perante a nossa comunidade: servir”.

Atualmente, são membros do SOMOS UM cerca de 23 jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 42 anos, de toda a freguesia de Lustosa. “Contamos ainda com um elemento extra, com apenas 5 anos, que já colabora em todas as atividades e é incentivada a seguir este caminho de ajuda ao próximo”, acrescentam.

As principais atividades do grupo são de angariação de fundos e de ajuda na comunidade. No que diz respeito à angariação de fundos, vendemos bolos, realizamos uma sessão de cinema, venda de comes e bebes, peditórios, sorteios, vendas de rifas, limpeza da igreja em casamentos, entre outros”.

Quanto àquele que é o propósito primordial do SOMOS UM, que é servir a comunidade, “estamos presentes nas diversas atividades da freguesia e da paróquia e colaboramos em tudo o que for necessário e onde precisarem da nossa ajuda, realizamos visitas aos doentes hospitalizados e participamos na distribuição de comida a pessoas em situação de sem-abrigo”.

As atividades de angariação de fundos também têm como objetivo participar no Jubileu da Juventude, em Roma, em 2025: “assim que o desafio foi lançado pelo Papa Francisco em Lisboa, começamos a trabalhar nesse sentido para que participassem o maior número de jovens possível”. Por isso, o foco atual do SOMOS UM está na viagem a Roma e em estar presentes e atentos à comunidade lustosense.

UM MOVIMENTO A CRESCER

Quem quiser algo deste grupo basta dirigir-se às instalações paroquiais, que é o local de reunião destes jovens.

O programa de atividades faz parte: Cantar de Janeiras com a Associação Terraços Melódicos, Sorteio de Páscoa, Passagem da Réplica da Cruz Peregrina, venda de comes e bebes nas Festas de S. Gonçalo e S. Tiago, Sorteio de S. Tiago, noite de cinema, feirinha de bolos e, em colaboração com os grupos de jovens de Covas, Sousela e Nespereira iniciamos a realização de uma eucaristia para a Catequese uma vez por mês, um mês em cada paróquia.

“A juventude tem vindo a aderir e a trabalhar, mas deixamos o convite para que todos os jovens que queiram deixar um bocadinho de si e um mundo melhor se juntem a nós”, dizem os jovens da SOMOS UM.

A chefia ou hierarquias não existem neste grupo. Dizem que “todos os membros são iguais e com a mesma responsabilidade, mas, como é natural, os membros mais velhos vão gerindo aquilo que é necessário para a realização das atividades, enquanto os mais jovens dão as suas sugestões daquilo que mais gostam de fazer”.

Por fim, estes jovens lustosenses querem aproveitar a oportunidade desta entrevista a O Louzadense para “agradecer a todas as pessoas que nos têm ajudado, todos os habitantes de Lustosa e todos os empresários que têm contribuído para que as atividades fossem possíveis”. Além disso, querem também “deixar ainda um agradecimento especial ao Sr. Padre António Teixeira, que está sempre presente com o seu apoio, colaboração e ensinamentos, e aos grupos de jovens das freguesias vizinhas, Covas, Sousela e Nespereira pela parceria que temos criado”.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

A Santa Casa da Misericórdia de Lousada iniciou em 2026 um plano conjunto entre as suas várias...

O regresso da “tara” em versão moderna

Novo sistema de depósito arranca com plástico e latas. A partir desta sexta-feira, entra em vigor...

Editorial 162 | Militares do amanhã

A cada dia que vivemos, damos como incerto o desfecho dos conflitos mundiais, que nos afetam...

Editorial 161 | Homens Normais

É certo que a intempérie dos últimos tempos tirou um pouco de atenção de uma 2ª volta presidencial...

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, anunciou hoje através de comunicado a...

O treinador Tiago Leal, natural de Penafiel e com passagem como adjunto de Paulo Fonseca em clubes...

NT LOUSADA APROVA CONTAS E ACTIVIDADES POR UNANIMIDADE E DEFINE AGENDA LIBERAL PARA 2026

O Núcleo Territorial de Lousada da Iniciativa Liberal realizou ontem, 31 de Março, o seu 1.º...

A exposição de pintura e escultura “LUGARES” foi inaugurada hoje na Junta de Freguesia de Sousela,...

A Páscoa em Lousada traz consigo uma riqueza de tradições ligadas ao pão, com várias...

O Município de Lousada acaba de embelezar ainda mais a sua recheada vitrine de troféus e menções...

Siga-nos nas redes sociais