por | 3 Jan, 2025 | + Literacia, Educação

A importância da sensibilização e valorização da terceira Idade através da arte e voluntariado

Ao longo deste primeiro período, a turma do 12ºI, de Artes Visuais, propôs à SCML o desenvolvimento de alguns projetos como o voluntariado, ateliês artísticos e entrevistas aos utentes da instituição, orientados pela professora Alice Carneiro, de Antropologia, e o professor Luís Melo, de Desenho A.

Esta atividade lúdica e pedagógica tem sido um sucesso, devido ao espírito de equipa de todos os envolvidos, nomeadamente os professores, os técnicos da SCML, os utentes e nós, alunos, que têm sido fundamentais para o desempenho e dinamização da atividade. O nosso trabalho consiste em fazer entrevistas aos idosos, dos lares, cuidadores formais, cuidadores informais, e as pessoas cuidadas de forma a sensibilizar os demais com as histórias de vida destas pessoas. Além disso, temos participado na organização da Festa e Feira de Natal da Santa Casa da Misericórdia de Lousada com a realização de decorações e de doces para as mesmas. Relativamente à Festa de Natal, contamos com a colaboração da Associação de Estudantes da ESL, do grupo de teatro de professores, Arte(e)Manha, e de outros alunos da escola que frequentam o Conservatório de Música.

As diversas atividades, realizadas até ao momento, têm contribuído para enriquecer o nosso conhecimento teórico e, acima de tudo, permitem-nos desenvolver capacidades emocionais e a criação de relações interpessoais com os utentes. Assim, o projeto tem promovido a sensibilização para um melhor conhecimento e valorização da terceira idade e pessoas dependentes, bem como de todas as pessoas que delas cuidam.

Durante as entrevistas acabamos por ter um choque de realidade ao ouvirmos histórias impactantes de idosos com percursos de vida atribulados, em várias vertentes tais como: económicas, familiares e até de habitação. Foram, também, emocionalmente ricas, as conversas com os cuidadores informais e as pessoas cuidadas, que vivem num constante sofrimento e incerteza em relação ao futuro.

Em suma, graças a este projeto, que nos permite ver e sentir a vida pelo “olhar do outro”, percebemos que os pequenos problemas que temos tornam-se irrelevantes ao lado da vida destas pessoas, pois muitas vezes não atribuímos a devida importância ao facto de se ter autonomia para realizar pequenas coisas do dia a dia e que são estas “pequenas coisas” que nos dão independência para cuidar de nós próprios e daqueles que mais amamos.

Por fim, queremos agradecer todo o apoio e disponibilidade dos envolvidos neste projeto, aos professores da ESL e técnicos da SCML, mas especialmente devemos um grande OBRIGADO aos utentes que nos deram abertura para falar das suas histórias de vida marcantes e por responderem com carinho e atenção a todas as nossas questões.

Matilde Ferreira, 12ºI

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Cool Dance levou dança e emoção ao Euro RX em Lousada

O grupo de dança Cool Dance, a convite do Clube Automóvel de Lousada (CAL), marcou presença no...

Chega setembro, regressam as aulas e, com elas, algumas das memórias de infância e juventude desse...

NOVOS BOMBOS EM LOUSADA (1)

Os Magnetenses: a tradição que ganha nova força Um novo grupo de bombos nasceu em Meinedo com 20...

O ESCUDO INVISÍVEL NO CIRCUITO INTERNACIONAL DE LOUSADA

ED4 levou a segurança no desporto automóvel ao patamar mundial Vamos falar de uma equipa que não...

Edifício da Adega nasceu há 70 anos

OBRA CUSTOU “DOIS MIL CONTOS” Assinalam-se este mês 70 anos do início de um dos projetos mais...

Grande Entrevista a LUÍS MARINHO (CAL)

“Não procuro ficar na história, procuro continuar a fazer mais e melhor” Aos 38 anos,...

JULIANA COSTA, UMA ARTISTA QUE SE REVELA FORA DE LOUSADA

Das raízes em Figueiras à afirmação na arte texturizada Natural de Figueiras, no concelho de...

DECATHLON LIGA PRO JÁ COMEÇOU

Lousada e Aparecida entraram com o pé esquerdo num campeonato que se espera espetacular. Os...

Câmara reforça apoio ao CAL para o Euro RX

A Câmara Municipal de Lousada reforçou em 428.721,27 euros o apoio financeiro ao Clube Automóvel...

EURO RX PROMETE GRANDE ESPETÁCULO

Lousada decide títulos europeus de Ralicross com estreia de corrida noturna O Circuito...

Siga-nos nas redes sociais