por | 4 Jan, 2025 | + Literacia, Educação

Conto de Natal: O poeta das borboletas

As coordenadoras do Projeto Histórias em Linha Vertical, Isabel Guedes e Emília Ferreira, apresentaram, no dia 26 de novembro, no Auditório da Escola Secundária de Lousada, o conto de Natal “O Poeta das Borboletas” aos alunos da Universidade Sénior de Lousada, tendo estado presentes, também, pais, avós e outros familiares de alguns alunos, bem como professores, alunos de diversas turmas e a Direção, a quem agradeceram a presença.

Da autoria da professora Emília Ferreira, esta enternecedora história contou com as vozes de José Vilar (aluno do 9.ºB), da professora Isabel Guedes, do Sr. Jorge Peixoto (Universidade Sénior) e da professora Guilhermina Oliveira (Universidade Sénior). Teve, ainda, a colaboração especial da professora Ana Maria Ferreira, com informação científica sobre as borboletas e outros assuntos relacionados com a natureza no final do livro.

A atividade começou com a receção aos alunos da Universidade Sénior pelos alunos de Artes, do 12.º I (Joana, Margarida e Martim), em que aqueles foram convidados a visitar as exposições de desenho, pintura e escultura patentes na nossa escola, de alunos dos professores Luís Melo e Paulo Matos.

Com as apresentadoras Inês Marques e Rita Moreira (9.º A), deu-se início ao visionamento e à audição do conto, intercalados por momentos de declamação de poemas e leitura de textos, por alunos da Universidade Sénior (Guilhermina Oliveira e Jorge Peixoto) e das turmas 9.º A e 9.º B (Francisco Carvalheiras, Francisco Rodrigues, Joana Tomás, Martim Nero e Margarida Carneiro), dança contemporânea (9.º A: Leonor Ferreira, Mariana Pires e Matilde Ferreira, com ensaio da professora de dança, Cátia Guedes), música instrumental (9.º A, dos professores Nuno Costa e José Ferra: Carolina Soares, Leonor Ferreira, Leonor Rodrigues, Matilde Ferreira e Nicolas Santos), canto (pela aluna Ana Miranda, do 9.º B) e entrega de borboletas (pelas alunas do 9.ºF: Giovana Gimenez e Vitória Ribeiro) elaboradas com material reciclado no Clube Amigos do Verde.

O evento foi fotografado e filmado pelos alunos de Multimédia, do professor João Bento.

As borboletas, elaboradas com cristais de sal pela professora Ana Gorën, destacaram-se pelas suas lindas asas coloridas.
No final, os participantes degustaram um delicioso lanche preparado pelas alunas do Curso Profissional Técnico de Cozinha e Pastelaria, da chef Filipa Rodrigues.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Cool Dance levou dança e emoção ao Euro RX em Lousada

O grupo de dança Cool Dance, a convite do Clube Automóvel de Lousada (CAL), marcou presença no...

Chega setembro, regressam as aulas e, com elas, algumas das memórias de infância e juventude desse...

NOVOS BOMBOS EM LOUSADA (1)

Os Magnetenses: a tradição que ganha nova força Um novo grupo de bombos nasceu em Meinedo com 20...

O ESCUDO INVISÍVEL NO CIRCUITO INTERNACIONAL DE LOUSADA

ED4 levou a segurança no desporto automóvel ao patamar mundial Vamos falar de uma equipa que não...

Edifício da Adega nasceu há 70 anos

OBRA CUSTOU “DOIS MIL CONTOS” Assinalam-se este mês 70 anos do início de um dos projetos mais...

Grande Entrevista a LUÍS MARINHO (CAL)

“Não procuro ficar na história, procuro continuar a fazer mais e melhor” Aos 38 anos,...

JULIANA COSTA, UMA ARTISTA QUE SE REVELA FORA DE LOUSADA

Das raízes em Figueiras à afirmação na arte texturizada Natural de Figueiras, no concelho de...

DECATHLON LIGA PRO JÁ COMEÇOU

Lousada e Aparecida entraram com o pé esquerdo num campeonato que se espera espetacular. Os...

Câmara reforça apoio ao CAL para o Euro RX

A Câmara Municipal de Lousada reforçou em 428.721,27 euros o apoio financeiro ao Clube Automóvel...

EURO RX PROMETE GRANDE ESPETÁCULO

Lousada decide títulos europeus de Ralicross com estreia de corrida noturna O Circuito...

Siga-nos nas redes sociais