O Projeto Orquestra Ad Libitum Lousada (ALOL) nasceu em 2022 e conta com a parceria entre o Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste, o Ministério da Educação, a Câmara Municipal de Lousada e o Conservatório do Vale do Sousa, tendo a sua sede na Escola Básica e Secundária de Lousada Oeste.
Tem como objetivo principal a inclusão social através da música e é destinado a alunos do 2º ciclo ao secundário que tenham gosto pela música e em aprender um instrumento que pertença à orquestra (cordas, sopros e percussão), não sendo necessário possuir bases musicais para o integrar.
Tendo a Orquestra Sinfónica como ex-libris, os alunos frequentam semanalmente aulas de Instrumento, Naipe, Orquestra e Formação Musical. Através do estudo do instrumento desenvolvem competências como a autoestima e resiliência e na Orquestra, que tem por base uma organização por naipes de instrumentos, cuja dinâmica pode ser equiparada a uma pequena “sociedade” em que todos trabalham para o mesmo fim, aprendem valores sociais e humanos como o espírito de entreajuda, trabalho cooperativo, regras de convivência e competências como o respeito individual e pelo próximo, ensinando-os a questionar atitudes e valores, criando bases sólidas e estruturais a futuros adultos que se esperam pensantes e ativos na sociedade.
A Orquestra já realizou várias apresentações públicas e envolve atualmente 50 alunos.
A Professora,
Maria Bonina

















Comentários