por | 14 Jan, 2025 | Desporto, Uncategorized

Corrida local e regional quer nacionalizar-se

SÃO SILVESTRE DE LOUSADA

A Corrida de São Silvestre de Lousada realizou-se com grande sucesso na última sexta-feira de 2024. Foi a 9.ª edição desta prova, que tem vindo a crescer de ano para ano, não apenas no número de inscritos, mas também na estrutura do evento. Já é possível assistir a animação musical, nomeadamente bombos em certos pontos do percurso. Este ano, a vitória masculina foi para Pedro Moreira, atleta de Vale de Cambra e no setor feminino a vencedora foi Estela Melo, corredora do Várzea de Felgueiras. Dar dimensão nacional ao evento é o próximo passo.

Temia-se que a proximidade da corrida de São Silvestre do Porto, que se realizou dois dias depois da prova de Lousada, pudesse retirar a esta eventuais participantes que poderiam querer poupar-se para a prova portuense. Mas tal receio aventado aqui e ali não se verificou. A Ladec Eventos, que organiza esta prova, em parceria com o Pelouro do Desporto do Município de Lousada, anunciou um número recorde de concorrentes, com 502 inscritos.

O frio acentuado que se costuma fazer sentir nesta época é superado pelos corredores, que se dividem em dois tipos de participantes: por um lado os que podem ser apelidados de “atletas” e por outro lado, o grosso da coluna, formado pelos “praticantes”. Estes vivem o evento na sua vertente lúdica e festiva, conferindo uma animação digna de registo. Exemplos disso vêm de equipas já habituais nesta prova, a Merenguita, de Penafiel, e os Lousada Runners. Neste ano a animação foi ainda maior, com grandes contingentes de atletas em representação de coletividades tão díspares como instituições de solidariedade social, de escolas, de fábricas e dos Bombeiros Voluntários de Lousada.

O percurso de duas voltas pelas ruas da vila perfaz dez quilómetros, com alguns pontos de exigência física não só pelo relevo, como também pelo tipo de piso, sendo o empedrado o mais difícil, segundo os atletas.

A prova fez sobressair a resiliência, por um lado, e a capacidade dos corredores de algum gabarito, por outro. Em ambos os setores, masculino e feminino, não houve disputa, com vencedores destacados dos demais adversários. Nas diversas categorias sobressaiu o conjunto de Macieira (Lousada), que além do primeiro lugar por equipas, triunfou no escalão masculino de 40 anos de idade, por intermédio de Pedro Vieira, e no escalão de maiores de 50 anos, com vitória de Paulo Ribeiro.

Corroborando da ideia geral em torno da São Silvestre de Lousada, o diretor da prova, Antero Correia, da Ladec Eventos, mostrou-se “extremamente satisfeito com a adesão, não só de atletas, que foi um recorde, como também do público, que criou uma envolvência muito boa e mostra que esta prova está em crescendo, de ano para ano”.

De igual modo, o vereador do Desporto, António Augusto Silva, sublinhou o aspeto competitivo da corrida e enalteceu o ambiente que a mesma proporciona, com as ruas iluminadas e as pessoas a assistir e a incentivar os corredores. “Estamos perante um produto que ainda tem margem de crescimento”, referiu o autarca, que é um habitual participante nesta corrida. Na ocasião referiu ainda que a São Silvestre de Lousada “é uma prova que tem algum impacto regional e a médio prazo pode tornar-se mais importante, mesmo em termos nacionais”.

A Organização

Quem foi São Silvestre?

Esta corrida faz parte de uma tradição maior de corridas de São Silvestre, que acontecem em várias localidades ao redor do mundo, geralmente no final do ano, em homenagem a São Silvestre, que foi um Papa que faleceu a 31 de dezembro do ano 335 depois de Cristo.

Foi o 33º Papa da Igreja, entre 31 de janeiro de 314 e a data de sua morte, durante o reinado do imperador romano Constantino I, que determinou o fim da perseguição aos cristãos, iniciando-se a Paz na Igreja. Silvestre I foi um dos primeiros santos canonizados sem ter sofrido o martírio. A comemoração de São Silvestre é no dia 31 de Dezembro.

Crê-se que a primeira corrida do mundo a ter a designação de São Silvestre aconteceu em São Paulo (Brasil). Ainda hoje é a mais famosa e tradicional do género. É uma corrida mista desde 1975, quando começou a participação oficial das mulheres. Entre 1925, ano de sua criação e 1944, foi disputada apenas por brasileiros. O maior vencedor da prova é o famoso queniano Paul Tergat, com cinco vitórias e, entre as mulheres, a portuguesa Rosa Mota, é quem tem mais triunfos, com seis vitórias consecutivas nos anos 1980.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Ter uma casa tornou-se um dos maiores desafios de uma geração. Jovens que trabalham, que poupam,...

AMBIENTE & PATRIMÓNIO, por Ernesto Gonçalves O MORCEGO — O velho amigo Óscar e os injustiçados monstros da noite

Passou o Halloween e, com ele, desapareceram as abóboras iluminadas, as bruxas, os fantasmas e os...

Lousada Cuida em destaque na RTP no dia dedicado ao Cuidador Informal

O projeto Lousada Cuida, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lousada em parceria com a...

Paula Teles lança “Herança” (e traz uma versão dos GNR)

"Herança", o novo single da cantora e compositora lousadense Paula Teles, acaba de ser lançado...

Freguesias de Lousada aderem à Greve Nacional

Tal como as restantes freguesias e uniões, também a União de Freguesias de Silvares, Pias,...

O PSD Lousada congratula-se com o avanço dos trabalhos na E.M. 564-2, mas alerta para problemas por resolver

NOTA DE IMPRENSA do PSD Lousada O PSD Lousada congratula-se com o (agora) andamento acelerado dos...

AMBIENTE & PATRIMÓNIO, POR ERNESTO GONÇALVES – A ROMÃ: Um fruto, mil sementes e histórias por contar

Lembro-me de, em criança, jogar ao famoso jogo do Stop com as minhas primas, no café do meu pai! À...

Stark: O percussionista de Lousada que conquistou os Globos de Ouro com os Duques do Precariado

José Afonso, amplamente conhecido nos palcos como Stark, é o homem do momento na percussão...

RANCHO FOLCLÓRICO DE NOGUEIRA A tradicional desfolhada de uma coletividade que não pára de crescer

A tradição é uma constante no Rancho Folclórico de Nogueira, uma das coletividades do género mais...

JSD Lousada lança plataforma digital para facilitar o acesso à informação sobre transportes públicos no concelho

A iniciativa pretende dar resposta às dificuldades de mobilidade sentidaspelos lousadenses e...

Siga-nos nas redes sociais