António Clemente Mendonça Ferreira – “Gostei de voltar à Escola”
“Apesar de me sentir realizado profissionalmente, decidi voltar a estudar para enriquecer o meu curriculum e assim estar preparado para novos desafios que possam surgir no mercado de trabalho”, afirma este lousadense, que é bombeiro sapador.
Não tinha concluídos os estudos devido a “ser de origens familiares humildes, sem grandes capacidades financeiras e tanto eu como os meus irmãos, apenas concluímos a escolaridade mínima, e depois tivemos que trabalhar”.
“Eram tempos difíceis e todos tínhamos de ajudar em casa”, afirma António Clemente.
Ter filhos, um emprego por turnos e outros afazeres, pode parecer complicado para quem volta a estudar. “Para mim foi relativamente fácil conjugar tudo isso; coo tenho um trabalho por turnos, facilmente eu e a minha família nos adaptamos, e sempre que por vezes não conseguia estar de forma presencial, fazia-o de forma virtual”.
“Para ser sincero, nem dei pelo tempo passar, julgo que foram cerca de 6 meses desde o início até ao júri final. Gostei de voltar à escola, conhecer novas pessoas, rever outras que já conhecia, e a partilha de conhecimentos também foi muito interessante”, refere António Clemente.
Não sentiu grandes dificuldades na vertente dos estudos: “Não posso dizer que tenha sido difícil! Apesar de ter parado o ensino tradicional há muitos anos, a minha carreira profissional sempre me exigiu constantes cursos de formação profissional, sendo eu atualmente formador em algumas áreas de socorro e combate a incêndios”.
E agora, o que aí vem em termos de estudos? É para continuar? “Confesso que não tenho intenções de seguir para o ensino superior. Mas, sinceramente por vezes ocorre-me o ditado que diz que «parar é morrer». Vou continuar em busca de conhecimento, para alcançar os meus objetivos, a nível pessoal e profissional. É o que posso dizer por agora”, conclui o aluno agora certificado de 12.º ano de escolaridade.













Comentários