por | 30 Jun, 2025 | Associativismo, Cultura

Rancho de Nespereira tem presidente de 19 anos

«FLORES DA PRIMAVERA» É O MAIS ANTIGO DO CONCELHO

Em Portugal há a ideia de que o folclore está a envelhecer, mas em Nespereira a juventude vai contrariando essa tendência.  “Nova Direção, novo rumo”, assim se designou o lema da coletividade folclórica de Nespereira em Abril, quando deu posse aos novos Corpos Sociais. O presidente passou a ser Rúben Magalhães Moreira, de 19 anos.

Este jovem concorda que “o envelhecimento do folclore é uma realidade cada vez mais evidente no nosso país. O folclore, enquanto expressão autêntica da nossa cultura popular, tem vindo a enfrentar um progressivo desinteresse, sendo cada vez mais difícil de preservar e transmitir às novas gerações”.

Lamenta que sejam “poucos os amadores que se dedicam de forma apaixonada” e enfatiza o seu pesar dizendo que “são ainda menos aqueles que verdadeiramente o apreciam, o vivem e o assumem como parte integrante da sua identidade”.

No dizer de Rúben Moreira, falta “quem o agarre com convicção, quem o defenda, quem queira afirmar a nossa essência cultural e dar continuidade àquilo que foi, e deve continuar a ser, a alma do nosso povo”.
Vivemos num mundo globalizado e isso pode causar perda de identidade cultural, apesar da riqueza da diversidade que daí pode advir. As isso “não pode servir de pretexto para abandonarmos o que é genuinamente nosso. Não podemos deixar que as raízes que nos sustentam se percam no tempo. É precisamente neste cenário de mudança que devemos ser ainda mais conscientes e determinados na preservação do que nos representa enquanto povo. Devemos valorizar, promover e conservar as nossas tradições, os nossos cantares, danças, trajes e costumes”, declara o presidente do Rancho Folclórico. E justifica que ao fazer isso, “estamos não só a honrar o legado dos nossos antepassados, mas também a afirmar com orgulho a nossa identidade cultural”.
O folclore é, acima de tudo, uma memória viva. Cada ensaio, cada atuação, cada festa popular é um reencontro com as origens das suas gentes. E é por isso que é tão importante que haja um esforço coletivo para garantir a sua continuidade e isso estáa a acontecer em Nespereira.
“No nosso grupo, felizmente, conseguimos manter uma diversidade geracional saudável. A média de idades da direção varia entre os 20 e os 75 anos, o que demonstra uma cooperação entre juventude e experiência”, afirma. Já o grupo folclórico é composto por elementos dos 7 aos 80 anos, “o que revela transmissão de saberes entre gerações, uma ponte viva entre o passado e o futuro. Isto é sinal de esperança, mas também um alerta: é preciso continuar a trabalhar com afinco para atrair mais jovens, para lhes despertar o orgulho nas suas raízes e para lhes mostrar que o folclore não é uma peça de museu, mas sim uma celebração viva da nossa história, da nossa identidade coletiva”.

PLANOS PARA BREVE

Os planos da nova direção passam por dar ainda mais visibilidade ao rancho, promovendo o seu nome e o seu valor cultural dentro e fora da região. “Queremos que mais pessoas conheçam o que fazemos, que compreendam a importância do nosso trabalho e que sintam o orgulho que temos em preservar e partilhar as nossas tradições”, declara o dirigente, que também pretende “proporcionar aos nossos elementos experiências enriquecedoras, momentos de convívio, de alegria e de união. Queremos que cada um sinta que o rancho é mais do que um grupo de danças e cantares, é uma verdadeira casa, uma segunda família”.

No próximo dia 19 de julho haverá um festival anual que se espera “muito especial” pois sedundo Rúben Moreira “será um evento diferente, com a presença de cinco grupos no total, e estamos a preparar algumas surpresas que, para já, ainda não podemos revelar totalmente”.
O que podem garantir é que “será um fim de tarde único, cheia de animação, cultura e momentos memoráveis. Por isso, deixamos já o convite: apareçam, porque temos a certeza de que vão gostar”.

Entretanto o trabalho da coletividade vai continuar, sendo uma das prioridades a procura de novas pessoas que se queiram integrar no grupo. “Os nossos ensaios são todas as sextas às 21:30 horas e todos são bem-vindos”, afirma o presidente da coletividade.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

“Segredo para uma vida feliz: sorrir, amar e servir os outros”

MARIA IRENE DA SILVA MONTEIRO, 89 ANOS É carinhosamente tratada por «Menina Irene» e destaca-se na...

Jorge Cunha volta a apresentar-se como candidato à presidência da Junta de Freguesia de Aveleda

Olhando para a freguesia como a sua própria casa, sendo esse o local onde crescemos e construímos...

Editorial 148 | Promessas

Começou a época das promessas “a torto e a direito”! Sinto que existem ainda candidatos...

AMBIENTE FORTE, CONCELHO FORTE

As alterações climáticas estão na ordem do dia. É fundamental ter politicas públicas municipais...

Armando Marques é o candidato do PS à União de Freguesias de Cernadelo e Lousada (S. Miguel e Sta. Margarida

O Partido Socialista de Lousada apresentou Armando Marques como candidato à Junta da União de...

Diversidade em Ação: O Poder da Inclusão de TODOS nos locais de trabalho

A diversidade e inclusão são elementos-chave para a construção de ambientes laborais justos,...

GESTÃO ESTRATÉGICA – PRESENTE E FUTURO

A gestão estratégica não se limita ao passado, mas concentra-se no presente e, sobretudo, no...

A Casa Nobre No Concelho de Lousada

Outros Dados Históricos (Volume II e III) - Casa da Lama IX - (2ª Parte)  Figuras Ilustres - 1...

Os pombos (também) são uma terapia

COLOMBÓFILOS DE LOUSADA CELEBRAM 50 ANOS EM JULHO Estima-se que deve haver em Lousada cerca de 20...

Idosos, juventude e proximidade com os cidadãos entre as prioridades de Agostinha Monteiro na candidatura à Junta de Freguesia de Lustosa

Agostinha Monteiro apresentou os seis eixos do seu programa eleitoral para Lustosa. Entre as...

Siga-nos nas redes sociais