por | 17 Ago, 2025 | Grandes Louzadenses

Adriano Rafael Moreira: Um conciliador que defende o diálogo como ponte para o progresso

Adriano Rafael Moreira, 60 anos, está na linha da frente da ação governativa do Executivo de Luís Montenegro, por ser Secretário de Estado do Trabalho. Numa área tão sensível e vital para o país surgem diferentes interesses e lutas, mas o seu caráter conciliador é um trunfo na mesa das negociações. Nesta entrevista, que também é biográfica, fala dos desafios do cargo, mas também do futuro político em Lousada, onde será candidato a presidente da Assembleia Municipal, pelo PSD.

A opção pelo Curso de Direito revelou-se muito cedo na vida de Adriano Moreira. “Recordo-me de estar nos bancos da Escola Professor Marnoco e Sousa, (atual edifício dos serviços da Câmara), no 6 º ano, e ter respondido num questionário que queria estudar Direito e ser Advogado”, revela.

Desde muito cedo aderiu à Política e à social-democracia. Esse interesse, que se tornou vocação, “surgiu durante o período da Escola Secundária, com discussões acesas sobre a atualidade politica”. Destaca que a sua “grande referência era, e continua a ser, Francisco Sá Carneiro”.

Na Faculdade, iniciou a participação nas iniciativas da JSD, o que levou a que, com um grupo de jovens lousadenses, criasse a Secção de Lousada da JSD, da qual foi o primeiro Presidente.

Como em qualquer partido, dentro do PSD há fações e correntes ideológicas. Questionado se é Conservador ou Progressista ou se identifica-se mais com aproximações do PSD à Direita ou à Esquerda, Adriano Moreira prefere o pragmatismo: “Sou um Social Democrata. Defendo os valores do humanismo e do progresso social e económico”.

Além do Direito, a gestão e administração, desde muito cedo, adquiriram protagonismo na sua vida profissional, na qual faz questão de destacar “todos os momentos em que, após cessar determinadas funções, encontro ex-colaboradores ou utentes dos serviços que dirigi, e me felicitam pelo trabalho que desenvolvi nessas funções passadas. São momentos de grande satisfação pessoal. É o sentimento de missão cumprida por onde passei que me dá a paz de espirito e a força necessária para continuar a lutar pelo bem estar e felicidade do próximo”.

Reforma da Legislação Laboral

No que diz respeito ao desempenho do Governo que integra e ao peso minoritário que tem na AR, diz que “o Governo foi eleito para melhorar as condições de vida de todos os cidadãos e é esse o caminho que está a ser seguido, sem deixar ninguém para trás”.

Além de ser Secretário de Estado do Trabalho é Adjunto da Ministra, o que significa que a substitui em caso de impedimento. Esse estatuto deixa antever aspirações a chefiar algum Ministério no futuro. Perante esta observação, o governante responde que “é uma honra servir o país como Secretário de Estado. Tudo farei para nestas funções contribuir para o desenvolvimento do país e melhoria do bem-estar das populações, nunca esquecendo os meus conterrâneos, como já demonstrei. A área governamental do Trabalho é certamente muito exigente. É um dos setores vitais da sociedade”.

Os desafios que se deparam no desempenho deste cargo “são muitos e variados”. Especifica que “no imediato estamos a debater e negociar a Reforma da Legislação Laboral, processo que levará vários meses até ficar concluído. Em simultâneo estamos a preparar a Reforma do sistema de Formação Profissional e o Regime de Saúde e Segurança no Trabalho”.
Neste contexto, Adriano Moreira sublinha que a aposta passa por “três eixos de atuação que têm conduzido a nossa atuação e relativamente aos quais seremos avaliados: em primeiro lugar conciliar o trabalho com a vida pessoal, pois o trabalho tem de estar ao serviço das pessoas e das famílias; depois, valorizar os salários, pois temos de continuar o caminho de valorização do salário médio e mínimo; e em terceiro, promover o crescimento económico, ado que só com o desenvolvimento da economia é possível cumprir os dois primeiro eixos”.

Candidato do PSD a presidente da Assembleia Municipal

Enquanto gestor da Refer ficou (re)conhecido pela capacidade de conciliação entre patronato e trabalhadores. Aliás, recentemente o Jornal Económico intitulou-o como O Conciliador (ver texto em anexo). Foi uma época de paz nos caminhos de ferro. Atualmente, surge um cenário idêntico na gestão das pretensões laborais dos Patrões e dos Sindicatos. A propósito, Adriano Moreira sublinha que “a concertação social é o caminho para se encontrarem as melhores soluções. Devemos apresentar as chamadas «propostas iniciais» e dar inicio a um processo participado em que todos os interessados possam dar os seus contributos. Se o resultado final resultar de um processo em que todos sintam que foram ouvidos e que os seus contributos foram tidos em consideração para aquele resultado, por regra, é possível um consenso alargado”.

O processo de concertação social da Legislação Laboral está ainda no inicio. Sobre o tema, o Secretário de Estado refere que “o Governo apresentou um anteprojeto no qual identificou 117 temas que considera que devem ser debatidos e segue-se agora um processo de análise e debate. Quando esta fase estiver concluída será elaborado um Projeto de Lei para remeter ao Parlamento, onde decorrerá uma nova fase de debate e aprovação final”.

Por último, não podia faltar nesta entrevista uma abordagem à política lousadense. Em termos locais, as eleições autárquicas estão a caminho. Nos 35 anos da sua carreira política nunca conheceu outro desígnio em Lousada que não a administração socialista. Acerca das expectativas que tem para este ato eleitoral, o lousadense responde com a revelação de que “será uma honra presidir à Assembleia Municipal de Lousada, caso venha a ser essa a vontade dos Lousadenses”.

Na Concertação Social entre Governo

e parceiros sociais


in Jornal Económico de 25 de Julho de 2025

Só o diálogo permite construir pontes para fazer avançar Portugal”

Adriano Rafael Moreira leva duas décadas ao serviço da concertação social, pondo em prática aquilo que defende quando se senta à mesa com patrões e sindicatos: o diálogo construtivo. Nascido em Macieira, concelho de Lousada, em 1965, o Secretário de Estado do Trabalho do XXIV Governo Constitucional, função que também exerceu no primeiro e curto executivo de Luís Montenegro, é um conciliador por natureza.

Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto, trabalhou na advocacia nas áreas do direito comercial e laboral e desempenhou cargos de gestão em empresas públicas e privadas, onde assumiu a responsabilidade pela área de recursos humanos e relações laborais. As pessoas e os conflitos fizeram sempre parte do seu caminho. Em 2003, nas vésperas de um acontecimento tão importante como o Euro 2004, integrou a administração da CP. A ameaça da greve pairava sobre a empresa, adensando a angústia em torno da iniciativa. Os maquinistas não pararam nesse ano, como em nenhum dos cinco, em que, no total, tutelou os recursos humanos. Anos depois, houve a decisão política de criar uma empresa que gerasse sinergias positivas entre a ferrovia e a rodovia. Da Refer e da Estradas de Portugal nasceu uma nova unidade em paz social, a IP–Infraestruturas de Portugal. Ele também estava lá e esta empresa, que o Governo da geringonça, que se seguiu, deixou intacta, é outro dos seus motivos de orgulho. Adriano Rafael Moreira já deu mostras deque é capaz de remar contra a maré, mas admite que há conjunturas e conjunturas. Também é apologista de que “só o trabalho nos leva à vitória”, seja em que atividade, sector ou profissão for. É assim que, de mangas arregaçadas, continua a percorrer a sua maratona naquele que já foi o edifício mais alto da cidade, na Praça de Londres, e se mantém como um ícone de Lisboa.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Lousada ultrapassou os 50 mil habitantes, devido ao aumento da população estrangeira

Análise do jornal O Louzadense aos mais recentes dados provisórios e preliminares do Instituto...

Equipa de Shinkyokushin conquistou seis pódios

O WIBK Dojo Verdadeiro Espírito, do lousadense Paulo Rente Silva marcou presença no Torneio...

Atleta de Lousada convocada para Jogos do Eixo Atlântico

A jovem Daniela Pereira, natural da freguesia de Pias, em Lousada, foi convocada para integrar a...

"Talvez seja por isso que gosto tanto das nascentes. Porque, ao contrário dos rios, que toda a...

Campeões Nacionais de Natação Adaptada

Os atletas lousadenses do clube Lousada Século XXI estiveram em grande evidência no Campeonato...

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, foi uma das convidadas do...

Forte internacionalização do Inferno das Febras

O Inferno das Febras regressa ao Parque de Lazer e Merendas de Casais, em Lousada, nos dias 28 e...

O treinador penafidelense João Paulo Guedes Silvestre, de 36 anos, é referido por várias fontes...

Protocolo para projeto de turismo cultural assinado entre a CCDR-N e Vidas em Cena

A Associação Vidas em Cena, de Lousada, está entre as dez entidades culturais da Região Norte...

A celebração dos 100 anos dos Bombeiros Voluntários de Lousada constitui um momento de...

Siga-nos nas redes sociais