Três elementos da equipa da biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas Mário Fonseca realizaram uma visita à escola Osnovna škola Vugrovec-Kašina, na localidade de Sesvete, nos arredores de Zagreb, capital da Croácia.

Tratou-se de um projeto Erasmus+, na modalidade de Job Shadowing, em que os professores bibliotecários do agrupamento acompanharam, durante uma semana, a bibliotecária da escola anfitriã, em diversas atividades.
Os portugueses visitaram várias escolas de diferentes níveis de ensino, bem como as respectivas bibliotecas, onde a colega bibliotecária local exerce atividades ou com as quais colabora de algum modo. Foi ainda possível visitar uma «casa abrigo» de alunos que frequentam as escolas e perceber as suas vivências.
O programa de atividades proposto pela escola anfitriã deste projeto incluiu ainda um dia de excursão, que passou pelo Museu Neandertal, na localidade de Krapina, próximo da fronteira com a Eslovénia, e pela localidade de Marija Bistrica, histórico centro de peregrinação católica. Nesta atividade participaram também um grupo de alunos e professoras provenientes da Eslováquia que participavam num outro projeto Erasmus+.

Apesar de diferenças culturais, “revelaram-se muitas semelhanças em vários aspetos nomeadamente a simpatia no acolhimento, o bem receber, a partilha e a abertura total aos professores cuja empatia foi imediata e recíproca”, referiram os visitantes.
Outro espeto de relevo foi a gastronomia que, “com algumas diferenças, apresenta pratos muito idênticos aos nossos, nomeadamente os grelhados, abundância de legumes na culinária diária, notando-se que o peixe é menos usado que em Portugal”.
Ainda segundo os professores, “foi uma experiência enriquecedora para todos os participantes, esperamos agora que os colegas croatas possam visitar Lousada para terem contacto com a nossa realidade pedagógica e a nossa cultura”.














Comentários