por | 10 Nov, 2025 | Uncategorized

Pedro Amaral (CDS) E A NOVA ASSEMBLEIA MUNICIPAL


Uma maioria socialista e uma direita fragmentada. Este é o cenário do «parlamento municipal», onde, nos próximos quatro anos, se irão dirimir argumentos e propostas, lutas e votações. Terminou a dicotomia PS–PSD/CDS que vigorou nos últimos doze anos. É preciso recuar às eleições de 2009 para encontrar um terceiro grupo parlamentar (CDU) na Assembleia Municipal. Agora, é composta por PS, PSD, IL, CDS e Chega. Que traz de novo este quadro político-partidário? Para obter resposta a isto O Louzadense ouviu representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal.

O facto de ter entendido que “devia afastar da política activa, não quer dizer que tenha deixado de interessar-me pelo dia-a-dia da minha terra, razão pela qual continuarei a acompanhar de perto a vida política lousadense”, disse Pedro Amaral. O líder do CDS-PP em Lousada foi figura de proa daquele órgão durante o mandato 2021-25.

Relativamente à nova composição da Assembleia Municipal, não espera grandes alterações na substância, “afinal o PS mantém uma maioria confortável e a fragmentação da oposição contrasta com a coesão dessa maioria”.

“Penso, no entanto, que devemos estar preparados para uma alteração substancial de forma naquilo que é a actuação da Assembleia Municipal”, dado que “entram pela primeira vez novas experiências políticas fora do quadro dos partidos fundadores da democracia, o que, a meu ver, trará uma maior complexidade ao órgão e poderá contribuir para o extremar de posições quer entre bancadas, quer de ataque e contra-ataque entre oposições e maioria socialista”, refere Amaral.

No que respeita ao CDS, cuja Deputada Municipal, Alice Vieira, formará bancada autónoma nesta Assembleia, assegura que “o partido procurará manter a sua linha de actuação na lógica de partido de quadros que sempre se orgulhou e que também já habituou os Lousadenses”.

A 25 de Setembro, na sua última intervenção do mandato 2021-2025, Pedro Amaral citou José Saramago, para deixar no ar a possibilidade de um dia regressar: “almocreves somos e pela estrada andamos, havemos de nos voltar a encontrar”.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Há freguesias que se limitam a existir no mapa. E há freguesias que têm a ambição de marcar o...

A Mata de Vilar não é um luxo. A Torre de Vilar também não. Ambas fazem parte da nossa história,...

Editorial 165 | Cem e Sem

É incontornável a necessidade de parabenizar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de...

PSD LOUSADA diz que Presidente da Câmara foi incapaz de concretizar promessa nos transportes

Em Comunicado, o PSD LOUSADA refere que o reforço dos transportes públicos voltou a estar no...

Rotunda dos Ferroviários perpetua ligação histórica de Meinedo à ferrovia

A Junta de Freguesia de Meinedo assinalou, no passado dia 13 de setembro, a atribuição do nome...

IL LOUSADA APRESENTA “LOUSADA PERFORMANCE VALLEY”

PROPOSTA QUER TRANSFORMAR A TRADIÇÃO DE LOUSADA NO MOTORSPORT E NO DESPORTO NUMA PLATAFORMA DE...

O álbum que sai hoje é uma aposta arrojada do músico lousadense de Rock, que vive em Inglaterra....

COM APENAS UM ANO DE EXPERIÊNCIA Jovem percorreu a mítica EN2 de mota

Numa mota Zontes 703f, José Paulo Faria Sousa, de 20 anos, concretizou uma viagem que há muito...

No âmbito da comemoração do Dia Internacional do Idoso, o Município de Lousada promove, no próximo...

Há muitos anos que entro na Escola Secundária de Lousada com a sensação de que cada setembro nos...

Siga-nos nas redes sociais