por | 22 Nov, 2025 | Sociedade

LAR AINDA NÃO ABRIU E JÁ ESTÁ COMPLETO

Enquadrando-se no destaque que o jornal O Louzadense está a dar à terceira idade e às problemáticas que a afetam, vamos agora noticiar um empreendimento novo, que ainda não abriu, mas já está com lotação esgotada. Localizado em Nevogilde, com vistas para o Vale do Mezio, A CASA DE LOUZADA é um Lar de Idosos ou, em linguagem moderna ou técnica, trata-se de, uma ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, para 60 pessoas.

A obra está praticamente pronta e deve ser inaugurada no início de 2026. O Louzadense soube que apesar de ainda faltarem alguns meses para a abertura, já não há vagas e a lista de espera é grande. Há uma forte lacuna na taxa de cobertura de equipamentos sociais e com uma baixa taxa de cobertura de cooperação em ERPI(66,1). Nos CENSOS 2021 a percentagem de idosos cresceu, passando de 11%(em 2011)para 15,4% – 7.295 pessoas com mais de 65 anos (em 2021).O índice de envelhecimento por cada 100 jovens cresceu, era em 2011 de 59.3 e em 2021 é de 110,4.

Com uma área de implementação de 1,552,91 m2 , num terreno cedido pelo Município de Lousada, esta construção de raiz irá ter 20 quartos duplos e 20 quartos individuais.

A ERPI Casa de Louzada é uma iniciativa da ACIP Ave Cooperativa de Intervenção Psicossocial e tem como principais objetivos: a convivência social, entre os residentes e destes com os familiares e com a comunidade; minimizar os fatores de exclusão e vulnerabilidade social; contribuir para uma maior coesão social no concelho e na região; desenvolver um processo de envelhecimento ativo; preservar e incentivar uma relação intrafamiliar; promover a manutenção da funcionalidade e da autonomia; prestar serviços de qualidade, eficiência, humanização e respeito pela individualidade; a participação e a corresponsabilização do residente e da família.

Este projeto conta com o apoio do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, que financiou a obra com cerca de 5 milhões e 500 mil euros.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Editorial 158 | Advento

Normalmente, o uso do termo advento está associado a questões religiosas, mas poderá ser muito...

Após alguns anos de fuga e a viver quase clandestinamente numa freguesia do concelho de Guimarães,...

A rede de serviços de transporte rodoviário de passageiros Linhas é a nova modalidade de...

Domingo há jogo grande em Lousada, a contar para a Divisão de Honra da Associação de Futebol do...

Alunos conquistam prémios Nacionais e Europeus

Os alunos do 10.º B da Escola EBS Lousada Norte (Lustosa), do Agrupamento de Escolas Dr Mário...

Há figuras que, mesmo ausentes, permanecem como um ponto de referência. Francisco Sá Carneiro é...

Knowbest está em crise, mas recebeu apoios do Estado

A fábrica de calçado localizada nas proximidades do Complexo Desportivo de Lousada continua em...

2 – Assembleias de Freguesia (Vulgo juntas de Freguesias) – III Resultados eleitorais:...

Natação Adaptada brilha no Open de Inverno

Nos dias 29 e 30 de Novembro de 2025 a Natação Adaptada do Clube Lousada Séc XXI esteve presente...

Lousada Vila Natal 2025 começa domingo às 18h

A época mais encantada do ano está quase a chegar com o Lousada Vila Natal 2025. O início está...

Siga-nos nas redes sociais