Casa do Rio: quando preservar o passado é também preparar o futuro

Há datas que ficam na memória de uma casa. Na Casa do Rio, em Torno, Lousada, a de 22 de agosto de 2026 já entrou para a história. Foi nesse dia que começaram a ser colhidas as primeiras uvas das ramadas tradicionais da propriedade. Nunca a vindima tinha começado tão cedo.

José Guimarães olha para o calendário e para as vinhas com a consciência de que não se trata apenas de uma antecipação de algumas semanas. «Isto é claramente uma mudança de paradigma», diz ao O Louzadense, depois de um ano climático particularmente exigente, marcado por cerca de quatro meses sem chuva e várias ondas de calor.

Na Casa do Rio, porém, a vindima deste ano é apenas mais um capítulo de uma história que começou muito antes de as alterações climáticas entrarem no vocabulário quotidiano. A produção de vinho remonta a 1800, altura em que a propriedade passou a pertencer à família. Nessa época, produziam-se cerca de 180 a 200 pipas, provenientes das tradicionais ramadas e bordaduras que ainda hoje fazem parte da paisagem.

«Temos cerca de 1,5 hectares de ramadas tradicionais, com videiras centenárias, que protegemos e recuperamos», explica José Guimarães.

É precisamente aí que parece estar uma das chaves deste projeto: olhar para o futuro sem apagar aquilo que veio de trás.

A Casa do Rio foi, juntamente com a Casa de Vilar e Vila Verde, uma das primeiras casas da região a apostar, em 1990, na plantação de vinhas contínuas. Décadas depois, essas vinhas estão a ser reconvertidas. Desde 2021, a propriedade encontra-se nesse processo, com duas áreas distintas, ou «terroirs»: uma na zona do Torno, entre os 180 e os 220 metros de altitude, e outra em Covas Figueiras, entre os 250 e os 350 metros.

A lógica é juntar conhecimento antigo e viticultura contemporânea.

O objetivo principal continua a ser a produção de uvas, entregues há cerca de três décadas ao mesmo parceiro: os Vinhos Borges. «Temos uma excelente relação de compromisso», sublinha José Guimarães.

Mas a Casa do Rio está agora a dar um passo além da produção de uva. Desde 2025, a família começou a desenvolver, de forma gradual, um projeto de vinhos de autor, com uma marca já em processo de legalização.

A ideia passa por recuperar também a identidade das castas tradicionais. Nos tintos das ramadas entram Vinhão, Azal Tinto, Borraçal e Espadeiro. Nos brancos, Azal Branco e Espadeiro Branco, entre outras castas. Já os vinhos de terroir assentam nas vinhas em bardo, com Loureiro, Arinto, Alvarinho e Fernão Pires.

«São vinhos feitos com um conceito de “perfumaria”, baixa intervenção e muita técnica», descreve o proprietário.

Na Casa do Rio, a palavra «família» não é apenas uma descrição do projeto. É quase um método de trabalho. José Guimarães conta que os filhos, Diogo e Nuno, ambos engenheiros, estão envolvidos «a 200%» no projeto. E fazem-no enquanto mantêm as suas próprias carreiras profissionais em multinacionais.

«Tudo isto só é possível com muito esforço pessoal, resistência, resiliência e foco de todos», afirma.

A família procura, assim, manter uma ligação que atravessa várias gerações. A antiga propriedade do bisavô de José Guimarães chegou a abranger cerca de 160 hectares, distribuídos por Torno, Aião, São João, Sernande e Telhado.

Essa relação estende-se também à comunidade local. A Casa do Rio procura preservar tradições e continuar a recrutar pessoas da região, mantendo relações que, em muitos casos, têm uma dimensão quase familiar e atravessam gerações.

«Tentamos preservar as tradições e recrutar as pessoas dentro das relações quase familiares que existem desde o passado», conta.

O projeto tem ainda uma preocupação clara com a forma de cultivar. A Casa do Rio assume uma abordagem de viticultura regenerativa, procurando reduzir o recurso a pesticidas de síntese e outros químicos e trabalhando o solo e a vinha de forma a responder tanto quanto possível aos ciclos naturais.

Não é necessariamente o caminho mais fácil — nem o mais rentável. «É um sonho de todos e um objetivo tentar valorizar e preservar o legado que nos foi deixado pelos meus pais, avós, bisavós, trisavós e tetravós», afirma. E acrescenta uma ideia que talvez explique melhor do que qualquer outra a persistência da família: «Acredito que isto que fazemos não é só para nós».

Para reforçar a componente vínica, juntou-se recentemente à equipa o jovem enólogo Luís Oliveira, formado pela UTAD, que será coautor dos vinhos de Ramada e dos vinhos provenientes dos dois terroirs — Rio e as quintas de Bairral e Almedinha.

Os primeiros vinhos já estão em estágio. A seu tempo, chegarão ao mercado.

A vindima deste ano tenha sido mais do que uma data invulgar no calendário agrícola. Foi um sinal dos tempos.

Enquanto as temperaturas sobem e as vindimas avançam para o verão, na Casa do Rio há quem tente responder à mudança sem romper com a memória. Recuperam-se ramadas centenárias, plantam-se e reconvertem-se vinhas, experimentam-se novos vinhos e envolvem-se os filhos num projeto que começou muito antes deles nascerem.

No fundo, trata-se de uma corrida contra o tempo feita sem pressa.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Vera Silva e Ana Sousa ultrapassam com êxito desafio do Hybrid Day em Beja 

Num ambiente com temperatura nos 38°, as atletas lousadenses Vera Silva e Ana Sousa lançam-se no...

AMBIENTE & PATRIMÓNIO, POR ERNESTO GONÇALVES ________________ A UVA — Entre a terra, o trabalho e a memória

A uva, o cacho, a vide, a videira, a ramada, o bardo, o esteio, a vindima, o vinho, o bagaço, a...

Cool Dance levou dança e emoção ao Euro RX em Lousada

O grupo de dança Cool Dance, a convite do Clube Automóvel de Lousada (CAL), marcou presença no...

Chega setembro, regressam as aulas e, com elas, algumas das memórias de infância e juventude desse...

NOVOS BOMBOS EM LOUSADA (1)

Os Magnetenses: a tradição que ganha nova força Um novo grupo de bombos nasceu em Meinedo com 20...

O ESCUDO INVISÍVEL NO CIRCUITO INTERNACIONAL DE LOUSADA

ED4 levou a segurança no desporto automóvel ao patamar mundial Vamos falar de uma equipa que não...

Edifício da Adega nasceu há 70 anos

OBRA CUSTOU “DOIS MIL CONTOS” Assinalam-se este mês 70 anos do início de um dos projetos mais...

Grande Entrevista a LUÍS MARINHO (CAL)

“Não procuro ficar na história, procuro continuar a fazer mais e melhor” Aos 38 anos,...

JULIANA COSTA, UMA ARTISTA QUE SE REVELA FORA DE LOUSADA

Das raízes em Figueiras à afirmação na arte texturizada Natural de Figueiras, no concelho de...

DECATHLON LIGA PRO JÁ COMEÇOU

Lousada e Aparecida entraram com o pé esquerdo num campeonato que se espera espetacular. Os...

Siga-nos nas redes sociais