por | 12 Ago, 2019 | Saber(or) Saudável

Nutrição Oncológica: Não Alimente o Cancro!

Segundo o National Cancer Institute o termo “Cancro” refere-se a um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento desregulado de células, as quais tem capacidade de se dividir de forma descontrolada, assim como, infiltraram-se e destruírem tecidos do corpo normais.

O termo “Cancro” desperta medos e incertezas, representando uma experiência dramática. Deste modo, é importante a comunicação aberta entre o doente/família/cuidadores e a equipa de profissionais de saúde.
Os Nutricionistas são um dos profissionais de saúde que intervêm na prevenção, recuperação e manutenção desta doença. A intervenção do Nutricionista no doente oncológico deve ocorrer numa fase precoce. Importa ressalvar que, a Nutrição e a Alimentação no tratamento do cancro têm um papel fundamental e podem ajudar a minimizar os sintomas. Os tratamentos podem dar origem a diversos sintomas, que diferem de pessoa para pessoa, da condição clínica e do tipo de tratamento, nomeadamente, os vómitos, as alterações intestinais, o mal-estar, a sensação de fadiga e debilitação do sistema imunitário. Assim, uma Alimentação e um suporte nutricional adequado podem fazer a diferença, quer na minimização dos sintomas, quer no fortalecimento do sistema imunitário. Outra vertente relevante é manter um peso adequado contribuindo deste modo, para o sucesso dos tratamentos, sendo importante, monitorizar a alimentação por forma a evitar alterações de peso significativas e deficiências a nível nutricional.

Para que exista uma alimentação saudável e adequada ao paciente oncológico, na elaboração dos planos alimentares é considerado a sintomatologia associada, a fase do tratamento, as preferências alimentares, entre outros. É importante conseguir variar e individualizar a alimentação ao longo do período de tratamento, consoante as necessidades nutricionais, tolerância alimentar e preferências alimentares. Porém, não há nenhum alimento que tenha obrigatoriamente de estar presente nos planos alimentares do paciente oncológico.

Com o apoio Nutricional e Alimentar será possível atingir um bom estado nutricional com efeitos positivos na eficácia da resposta ao tratamento, no controlo dos sintomas, na função imunitária e na diminuição de complicações. É fundamental que o estado nutricional seja monitorizado e otimizado precocemente traduzindo-se num aumento da qualidade de vida.
Em suma, a Nutrição/Alimentação não detém o poder de curar o cancro, mas pode e faz a diferença no sucesso dos tratamentos e bem-estar/qualidade de vida nos doentes oncológicos.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Jovem promessa do futebol feminino dá nas vistas em Romariz

Aos 11 anos, Joana Ferreira começa já a afirmar-se como uma das jovens promessas do futebol...

ACML está a celebrar o 51.º aniversário

A Associação de Cultura Musical de Lousada celebrou ontem, 12 de abril, o seu 51.º aniversário com...

Juventudes Socialistas de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Paredes exigem a concretização da Linha do Vale do Sousa

As Juventudes Socialistas de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Paredes juntam-se para...

PSD Lousada afirma a importância da Linha do Vale do Sousa e alerta para falta de envolvimento do Município

Na reunião da Câmara Municipal de Lousada realizada no passado dia 9 de abril, o vereador do PSD,...

CÂMARA DESRESPEITA A OPOSIÇÃO, E COM ELA OS LOUSADENSES QUE A ELEGERAM

A Iniciativa Liberal chama a atenção dos lousadenses para uma situação que, não sendo nova, merece...

MaisVila em grande no Multidesporto em Lousada

O Duatlo Cross Lousada e o Aquatlo Jovem Master Fun transformaram a vila num inédito palco...

O Caminho de Santiago em conferência

O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, recebeu na noite de ​sexta-feira a conferência...

Leonor Leal é bicampeã em ginástica artística

A ginasta lousadense, Maria Leonor Leal, da Academia de Ginástica de Lousada (AGL), conquistou, no...

O LICRANÇO – não é uma cobra, nem representa perigo… então, porque o tememos tanto?

Quantas vezes, ao virar uma pedra ou ao mexer num tronco velho, alguém gritou: “Cuidado, é uma...

A Santa Casa da Misericórdia de Lousada iniciou em 2026 um plano conjunto entre as suas várias...

Siga-nos nas redes sociais