Neste edifício localizado em pleno centro da Vila de Lousada, cujo projeto-tipo foi da autoria do premiado arquiteto Adães Bermudes, funcionou a antiga escola primária pública para ambos os sexos. Este aspeto encontra-se assinalado na frontaria por inscrições gravadas em cartelas de granito que sobrepujam as portas por onde os alunos acediam às respetivas salas de aula.

Remonta aos finais de 1900 a ideia de ver de construído um edifício de raiz destinado exclusivamente ao ensino primário, substituindo as antigas “casas escola” que se encontravam dispersas pela Vila e que não apresentavam as devidas condições a um ensino verdadeiramente habilitado. No ano seguinte, concretamente a 25 de julho de 1901, dava-se por concluído todo o processo, que terminou com a assinatura de expropriação amigável. Tendo em consideração que era estipulado o prazo de dez meses para a realização das obras, é provável que a escola tenha aberto as portas aos alunos no início do ano letivo de 1902.
Após a perda das funções associadas ao ensino nos princípios da década de 1990, dão-se em 1999 os primeiros passos no sentido de adaptar o edifício escolar a biblioteca, resultando a 3 de março na assinatura de um protocolo entre o Instituto Português do Livro e da Biblioteca (IPLB) e o Município de Lousada. Durante ainda o ano de 1999 iniciam-se as obras de alteração da Antiga Escola «Adães Bermudes» de Silvares a uma biblioteca de tipo BM2. É neste espaço onde se encontra instalada a Biblioteca Municipal de Lousada, inaugurada a 12 de setembro de 2003. Decorrem obras no edifício que visam melhorar as condições de impermeabilização, bem como a adaptação de uma área onde ficará instalado o Núcleo de Imprensa de Lousada no ano de 2019.
Recorde e partilhe as suas fotografias em www.facebook.com/reviverlousada
Velhinha escola onde, julgo em 1964, conclui o ensino primario. Dela não podia ter melhor recordação e ainda bem que foi prrerservado o essencial da sua arquitetura.
Frequentei a 1a classe nesta escola em 69/70. A professora era a D. Maria Manuela Lobo Coelho. Tenho recordacoes tão boas deste tempo. Saudades