O São Pedro comemora-se em Portugal a 29 de junho. Em Caíde as festividades em honra do Santo abrangem 4 dias, de 28 de junho a 1 de julho.
Tal como S. João e S. António, S. Pedro é um santo popular muito estimado. É o último santo popular, de acordo com as datas, apesar de as cantigas populares lhes darem uma ordem diferente.
Este dia é também conhecido como o dia São Pedro e São Paulo, pois julga-se que é a data do aniversário da morte destes santos. É também celebrado o Dia do Papa, visto São Pedro ter sido o primeiro Papa da Igreja Católica.
Para diferenciar São Pedro de outros santos homónimos, costuma-se designá-lo como São Pedro Apóstolo.
Tradições de São Pedro
A data é celebrada no mês dos santos populares – junho – e a tradição manda que a população festeje a data decorando as ruas com várias cores e manjericos.
Em Caíde de Rei, o São Pedro é o padroeiro, pelo que estas são as maiores festas da freguesia.
Sandra Queirós, uma caídense, juntamente com mais quatro senhoras, assumiram a responsabilidade de fazer a Festa de S. Pedro, dividindo as tarefas, para facilitar o trabalho.
Para Sandra, a festa da terra é muito importante, pois é a única da freguesia. Por isso, considera que é crucial assumir a responsabilidade de organizar estas festividades, para que a tradição continue.
Ao longo do ano, fizeram várias atividades, estando a comissão satisfeita com a angariação de fundos e o apoio que a comunidade local lhe tem dado.
Sobre o Cartaz, Sandra considera que é o possível, não fugindo muito ao dos anos anteriores: “Nós baseamo-nos nos fundos angariados, pois não podemos dar o passo maior que a perna”, salienta a festeira.
A Comissão de Festas agradece o a todos os patrocinadores e simpatizantes que “têm ajudado e contamos, novamente, com o apoio de toda a população no último peditório.
Sei que não agradamos a todos, mas garanto que damos o nosso melhor”, afirma.
Nome dos elementos da comissão:
Sandra Queirós
Isabel Moreira
Graça Coelho
Graça Fernandes
Maria Cunha
Oração a São Pedro Apóstolo
Ó São Pedro, pedra viva da Igreja fundada por Jesus Cristo,
Vós que fostes chamado pelo Senhor para ser pescador de homens e mulheres,
Vós que dissestes: “Senhor, a quem iremos?
Pois só Tu tens palavras de vida eterna”,
Vinde em meu auxílio com vossa intercessão junto a Deus,
Dando-me coragem para seguir o vosso exemplo de amor fiel a Cristo
Anunciar a Boa Nova na família, na comunidade, no trabalho e em toda parte.
Ó São Pedro,
Vós que fizestes a mais bela declaração de amor:
“Senhor, tu sabes que eu te amo”,
Ensinai-me, hoje, o caminho da justiça
Para que eu tenha saúde e paz
E alcance a graça que Vos peço.
(Aqui se faz o pedido).
Amém.
Programa – Caíde de Rei em festa
A freguesia de Caíde de Rei volta a venerar o S.Pedro, numa festa que promete muita animação durante quatro dias. Na sexta, dia 21 de junho a festividade inicia pelas 22h00 com a atuação do grupo “Os Solitários”, com uma sessão de fogo de artifício pelas 23h45 e a continuação do grupo anterior.

No sábado, dia 29 de junho (dia de S.Pedro), o dia começa com a entrada do grupo de bombos “Os Amigos de Caíde de Rei” pelas 08h30, que percorrerão toda a freguesia para angariação de donativos. Pelas 17h30 realiza-se uma eucaristia solene em honra de S.Pedro. Nessa noite, pelas 22h00 sobe ao palco a “Ti Maria da Peida”, seguida de uma grandiosa sessão de fogo de artifício pelas 23h45. Para terminar a noite, às 00h00 a animação cabe à dupla brasileira “Leo e Leandro”.
No domingo, 30 de junho, pelas 09h00 entra a Banda Musical de Amarante que percorrerá algumas ruas da freguesia e às 11h00 acontece a eucaristia solene em honra de S.Pedro. Durante a tarde, às 17h00 a Banda Musical de Amarante realiza um concerto e o grupo de bombos “Os Amigos de Caíde de Rei” entra na avenida pelas 18h00. Um dos momentos altos será a majestosa procissão que tem saída marcada para as 18h30. Nessa noite, o grupo “Vozes do Tâmega” atuam a partir das 22h00 e pelas 23h45 dá-se mais uma sessão de fogo de artifício, continuando a animação do grupo anterior.
No último dia de festa, na segunda dia 1 de julho, a festa termina com uma grande noite de bombos a partir das 22h00, onde todos são convidados a trazer um bombo ou caixa e a juntar-se à festa.
Comentários