Sérgio Santos, com 43 anos e natural de Caíde de Rei, é presidente da associação desde 2008, embora já pertencesse aos órgãos sociais anteriores. Desde cedo o amor pela pesca o levou a ingressar na associação dos pescadores.
A associação desportivamente continua a demonstrar resultados positivos, mas Sérgio Santos confidenciou que “ tem passado por momentos muito difíceis, como acontece com frequência no associativismo”.
A ACR “Aqui Del Rei” tem vários atletas federados a praticar pesca desportiva de competição e o grande objetivo passa por continuar a evoluir nessa vertente.
Sérgio Santos refere “temos a atleta mais jovem do Norte do País a praticar pesca desportiva de competição”, demonstrando que a pesca não é só para homens.
Um dos grandes sonhos da associação é a criação de uma pista de pesca desportiva e o presidente confessa que “esse sonho já teve altos e baixos, mas estamos sempre dependentes do município para a elaboração de projeto”.
Segundo o responsável da associação “note-se que no Vale do Sousa e, olhando aos cursos de agua que o atravessam, não existe nenhuma estrutura para pesca desportiva”, pelo que é motivo mais que evidente para a criação da pista, o que traria muitos apaixonados pela pesca à região.
Acrescentou ainda que “a modalidade precisa urgentemente de ser vista com outros olhos, é uma fonte de atracão para o turismo e para este desporto de contacto com a natureza e preservação das espécies, uma vez que praticamos pesca sem morte, porque todo o peixe pescado é devolvida à água em perfeitas condições”.
As maiores dificuldades da associação prendem-se com as distâncias que percorrem para pescar (Chaves, Aveiro, Alentejo, Coimbra, etc), fazendo com que sejam muitas despesas para a associação e para os próprios atletas.
Para terminar, Sérgio Santos referiu que têm sentido o apoio dos associados, patrocinadores e do município de Lousada. “Gostaria de ver a pista de pesca arrancar e poder ter mais crianças e jovens a praticar este desporto” concluiu.
Comentários