Pequenos Deputados, Grandes Ideias na Assembleia da República

Os Pequenos Deputados de Lousada tiveram a oportunidade de visitar a Assembleia da República no passado dia 3 de julho.

A atividade “Pequenos Deputados, Grandes Ideias” dinamizada pela autarquia há vários anos tem como base a constituição de uma assembleia com representantes dos alunos do 4.º ano, onde podem discutir os problemas do concelho que mais os preocupam.

Nesse seguimento o grupo de alunos que participou na atividade teve, para além de um telescópio, a oportunidade de visitar a Assembleia da República.

Desde a primeira edição que o objetivo passa por dar conhecer a sala onde se realizam as sessões da Assembleia Municipal, o significado do mandato autárquico, as regras do debate autárquico e o processo de decisão da Assembleia Municipal, enquanto órgão representativo de todos os Lousadenses.

Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões, incentivar a reflexão e o debate sobre os problemas do concelho, proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais, educar para a cidadania, estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria são outros dos objetivos desta iniciativa

Cada escola selecionou um aluno do 4.º ano, que representou os alunos desse estabelecimento de ensino. O representante recolheu as ideias e preocupações de todos os colegas, com a ajuda do professor.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Cristóvão Cunha, presidente do Aparecida FC

Humildade e bairrismo são duas características sobejamente conhecidas de Cristóvão Cunha, um...

José Calçada: “A escola pública está verdadeiramente desamparada pelo Estado”

GRANDE ENTREVISTA Nos plenários comunistas, nos palcos das campanhas eleitorais, nos palanques...

Trotinetas: a moda está a chegar a Lousada

Em certas localidades são uma autêntica praga, com passeios congestionados, acidentes com peões e...

Madeira e a Aliança Democrática da clarificação

Muito se tem falado nos últimos dias das eventuais leituras nacionais que se podem retirar das...

Editorial 105 | Generosidade

A generosidade envolve o ato de dar, partilhar de forma desinteressada, ajudar por bondade. E...

Sindicato acusa Câmara de Lousada de despedir cozinheira de cantina escolar

MUNICÍPIO NEGA OBRIGAÇÃO LEGAL DE A CONTRATAR A Câmara Municipal de Lousada assumiu a gestão da...

Diabetes em Movimento começa em outubro

A Câmara Municipal de Lousada e o ACES Tâmega III – Vale do Sousa Norte vão continuar a...

“Se calhar um dia farei Lousada-Roma, igualmente com sentido de solidariedade”

A iniciativa de Joaquim Aires foi triunfal O lousadense Joaquim Aires está de parabéns no...

Corrida de Homenagem a José Magalhães no dia 1 de outubro

No dia 1 de outubro, domingo, vai realizar-se a Corrida de Homenagem a José Magalhães. As...

Competências parentais: perceções de reclusas que vivem com os filhos na prisão

Opinião de Íris Pinto*, Mestre em Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante O presente...

Siga-nos nas redes sociais