por | 23 Jul, 2019 | Grandes Louzadenses, Sociedade

Eletrificação da linha entre Caíde e Marco de Canaveses traz primeiro-ministro a Lousada

A eletrificação da linha férrea e renovação da via entre Caíde e Marco de Canaveses está concluída, tendo sido inaugurada na passada segunda-feira. Foram gastos 10,5 milhões de euros em 14, 2 Km de via, que liga Caíde de Rei a Marco de Canaveses, uma intervenção que integra o projeto de modernização da Linha do Douro.

Na cerimónia de inauguração estiveram presentes o primeiro-ministro, António Costa, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, o Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, e vários autarcas dos concelhos servidos por esta linha, que dá acesso ao Porto.

“Hoje é um dia histórico para Caíde”, Pedro Machado

Pedro Machado, presidente da Câmara Municipal de Lousada, considerou o dia histórico para Caíde de Rei: “Esta obra vai fazer a diferença na região”, agradecendo a António Costa a “aposta” e a “visão”.

O autarca lousadense relembrou a chegada do comboio a Lousada, “com duas bandas filarmónicas, foguetes e um piquenique”: uma festa teve lugar há 144 anos. Por isso, a modernização deste troço da linha é a continuidade de um sonho, que Pedro Machado espera que vá mais longe, com a concretização da linha do Vale do Sousa.

O acesso de todos aos meios de transporte e em especial ao comboio foi salientado pelo autarca que valorizou o passe social para o transporte ferroviário.

“Depois de um dia de grande alegria não poderia deixar de lembrar o IC35”, Cristina Vieira (Presidente da CM do marco de Canaveses)

A presidente da Câmara do Marco de Canaveses é autarca de um dos concelhos mais beneficiados por esta intervenção. Cristina Vieira referiu-se também ao passe social, com “impacto financeiro” na vida dos cidadãos.

A autarca agradeceu o esforço do primeiro-ministro, mas lembrou que há projetos adiados que urge concretizar: “Agora foi a ferrovia, mas nós não nos esquecemos da rodovia. Depois de um dia de grande alegria, não poderia deixar de lembrar o IC35. Esta é uma grande ambição da região que agora, após a eletrificação, podemos olhar para este sonho tão necessário para a população”.

Utilizadores ganham tempo com o fim do transbordo

De acordo com os autarcas da região e António Costa, esta obra vai acabar com a necessidade de transbordo em Caíde de Rei, para quem faz o percurso Porto e Marco de Canaveses ou o inverso. “Ganham sete minutos por dia”, disse o primeiro-ministro referindo-se ao tempo ganho pelos utilizadores do comboio, ao evitarem o transbordo.

Para além desta vantagem, António Costa referiu-se, ainda, à possibilidade de a eletrificação seguir até à Régua, o que resultará, por um lado, em ganhos ambientais, com a redução das emissões poluentes, e, por outro lado, na redução do tempo de viagem. O primeiro-ministro justificou, assim, “a prioridade desta legislatura”, que “já não podia ser a rodovia e tinha mesmo de ser a ferrovia”. De lembrar que a eletrificação de Caíde de Rei até à Régua perfaz uma extensão de 58 km.

▐ PSD Lousada

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

É urgente amar!

A falta de liberdade sentida na pandemia transformou-nos, não estamos mais em perigo, mas algo em...

Maria das Dores, uma professora cega

Nasceu em Meinedo há 58 anos Chama-se Maria das Dores Soares da Cunha, tem 58 anos e nasceu em...

Maioria das 3.300 pessoas com deficiência não tem apoio institucional

UM “PROBLEMA SILENCIOSO” EM LOUSADA As respostas institucionais para a deficiência em Lousada são...

(D)eficiência: a eficiência diversificada

A palavra “Deficiência” está diretamente associada à existência de uma diferença nos indivíduos...

Aldear em Meinedo no domingo

No próximo domingo, 28 de maio, Meinedo acolhe mais um encontro desta edição do Aldear, promovido...

Adelaide Pacheco: A Cidadã do Ensino

“Lousada foi o lugar que escolhi para viver e trabalhar” Maria Adelaide Pereira de Lemos Pacheco,...

Apoteose em Lousada

SORDO BRILHA PERANTE OS MILHARES DE LOUSADA A tradicional Super Especial do Rally de Portugal no...

Editorial da edição 97º de 18 de maio de 2023

Serviços públicos Os serviços públicos em Lousada já tiveram melhores dias. Para além das questões...

Unidade de Saúde Familiar São Tiago (Lustosa)

A USF São Tiago é uma unidade funcional integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Tâmega...

Iluminar Lousada – Uma Luz Solidária

Iluminar Lousada – Uma Luz Solidária realiza-se no próximo sábado, dia 20 de maio, na Praça das...

Siga-nos nas redes sociais