por | 23 Jul, 2019 | Pela sua Saúde, Uncategorized

Tratar o Sol como um Amigo

Bem, mais um verão chegou!

Com ele começou a surgir o calor, as boas temperaturas, o sol e o convite a sair de casa e usufruir do tempo bom! Se por um lado todas estas horas de luz só nos ajuda na nossa felicidade e bem-­‐estar, como também na absorção da vitamina D, também pode ser um bicho de sete cabeças.
Se a prevenção não for adequada, as temperaturas altas e o sol podem ser um problema para a nossa saúde, através das insolações, cancro de pele, desidratação, entre outros. E como diz o povo: “Mais vale prevenir que remediar”.

Proteger a pele, deveria ser um ato diário! Não só no verão, mas durante todo o ano. Devíamos adquirir o hábito diário de colocar protetor solar, pelo menos, na face e noutras zonas expostas. Este é daqueles bons hábitos, que ajuda na proteção da pele, na hidratação da mesma e retardando o seu envelhecimento. Esta medida deve chamar ainda mais atenção das pessoas com pele mais clara, pele com muitos sinais ou sardas, devendo estes aumentar o fator de proteção do seu protetor solar. E tão importante como a pele, é também a proteção dos lábios, olhos e cabelos (existe já no mercado protetores solares capilares, que protege o cabelo de danos do sol e preserva a cor).

Nunca é demais lembrar, que se deve evitar a exposição ao sol entre as 11h e as 16h, seja na praia, nas esplanadas ou no passeio. Durante este período de horas é importante permanecer em locais resguardados. Se assim não for possível, devemos procurar sombras, não esquecendo no entanto da proteção solar, pois ocorre irradiações através da areia, passeios ou outros elementos.

É também importante conhecer os melhores amigos do protetor solar! Sabe quais são? Os óculos escuros e o chapéu devem fazer parte do nosso outfit e estarem sempre colocados! Por isso, na hora de fazer as malas para a praia, não esquecer de os colocar perto de si. Lembre-se também que se expõe aos raios ultra-­violeta não só quando apanha sol na praia, mas também quando pratica desporto, quando faz uma viagem, assiste a uma procissão ou quando simplesmente cuida do seu jardim.

Importante é também os cuidados após a exposição solar! Após a mesma, permita-­se relaxar num duche e no fim aplique um creme hidratante ou um afterSun no rosto e no corpo.

E não se esqueça: Hidrate-­se e Alimente-­se! Beba muitos líquidos e consuma frutas e legumes, pois são muito importantes para a proteção da pele e equilíbrio orgânico. Faça pequenas refeições várias vezes dia e evite bebidas alcoólicas pois estas promovem mais rapidamente a desidratação.

Apontou tudo? Então agora só falta aproveitar este bom tempo!

Reunir a família e os amigos e tratar o sol como um bom amigo, pois só assim ele nos tratará de igual forma.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Da prestigiada Fazenda Pública à decadência da Repartição de Finanças

O ESTADO DOS SERVIÇOS DO ESTADO EM LOUSADA (PARTE 1) O Louzadense inicia nesta edição a...

Avenida Dr. José Paulino Freitas Neto

JOSÉ PAULINO FARIA DE FREITAS NETO, nasceu a 16 de junho de 1929, em Silvares, Lousada. Era filho...

Associação Letras 100 Cessar

César Castro, de 53 anos, e Ricardo Moreira, de 43 anos, concederam uma entrevista onde abordaram...

VENCEDORES – VII LER LOUSADA

No VII Concurso Literário LER LOUSADA participaram 7 turmas de 4.º ano do 1.º...

Mercado Histórico revive século XVIII

Nos dias 2, 3 e 4 deste mês, a Avenida do Senhor dos Aflitos recua no tempo e os visitantes vão...

A Casa Nobre no seu contexto histórico XXI: Freguesia de S. Salvador de Aveleda

A Estrutura Arquitetónica de Lousada, segundo as Memórias Paroquiais de 1758: Os Efeitos do...

Paulo Rocha: Lousadense comanda posto da GNR

O sargento-chefe António Paulo Magalhães da Rocha, de Nogueira, é o segundo lousadense a comandar...

É urgente amar!

A falta de liberdade sentida na pandemia transformou-nos, não estamos mais em perigo, mas algo em...

Maria das Dores, uma professora cega

Nasceu em Meinedo há 58 anos Chama-se Maria das Dores Soares da Cunha, tem 58 anos e nasceu em...

Maioria das 3.300 pessoas com deficiência não tem apoio institucional

UM “PROBLEMA SILENCIOSO” EM LOUSADA As respostas institucionais para a deficiência em Lousada são...

Siga-nos nas redes sociais