António Augusto considera que está tudo a postos para o início no ano letivo e destaca algumas novidades no que diz respeito ao plano de atividades da autarquia: “Na área da atividade física, vamos procurar levar a aprendizagem do pedalar às escolas do primeiro ciclo. É uma lacuna que cada vez mais se deteta no desenvolvimento das crianças, mas é uma competência básica para o presente e para o futuro”.
Para além desta novidade, os alunos lousadenses podem contar com ateliers ligados à ilustração e aprendizagem de xadrez, também para pais e avós. “Temos atividades interessantes, mais recursos humanos e contratações novas”, refere.
O vereador lembra, ainda, que algumas escolas vão sofrer um conjunto de intervenções, nomeadamente a escola de Lousada Centro, Caíde de Rei e, numa segunda fase, as EB 2/3 de Lustosa e Nevogilde, para além de outras intervenções nos jardins de infância e EB1.
Este ano a autarquia assumiu o pagamento dos livros de fichas às famílias mais carenciadas. Recorde-se que o estado, pela primeira vez, assegurou manuais gratuitos a todos os anos de escolaridade, através do sistema de empréstimo.
Apesar de estar tudo preparado para o sucesso, o vereador reconhece que é preciso afinar alguns aspetos: “Temos alguns problemas ainda de instalações, o problema do pessoal não docente, uns desafios a nível dos refeitórios escolares no segundo e terceiro ciclos e no secundário, pois as escolas e os pais dos alunos não estão satisfeitos com o que lhes é oferecido. São algumas das situações que vamos procurar corrigir”, garante.
António Augusto considera que estão reunidas as condições para os pais e as famílias confiarem na escola e nos professores: “Temos escola de muita qualidade e professores muito empenhados”, diz, deixando ainda o convite às famílias para que se envolvem na vida da escola.
Comentários