por | 27 Set, 2019 | Grandes Louzadenses, Sociedade

Cristina Moreira será a primeira deputada Lousadense na Assembleia da República

Cristina Moreira tem 53 anos e é vereadora na Câmara Municipal de Lousada. Reside em Meinedo desde a infância.

Profissionalmente, foi educadora de infância, com especialização em educação especial. Ao longo dos anos, desenvolveu trabalho nas associações, destacando-se a ACML. Foi vice-presidente da ADERSOUSA e integrou a direção da CIM Tâmega e Sousa. Foi presidente da Rede Social de Lousada e pertence à comissão da Rota do Românico.

Compromissos assumidos pelo PS levaram-na a aceitar o desafio

Cristina Moreira revê-se nos compromissos sublinhados pelo grupo de candidatos socialistas do distrito do Porto: “A questão da casa comum, da habitação para todos, a mobilidade mais eficiente (que é um dos problemas do nosso território), o emprego, o combate às desigualdades, a educação, a cultura, mais e melhor saúde, o conhecimento e inovação como motores de desenvolvimento, a coesão territorial com projetos supramunicipais e uma visão estratégica para a região, a aposta na descentralização e prestação de contas valorizando a democracia… Tudo isto que me moveu para ter aceite esta candidatura”.

A ainda vereadora lousadense anunciou que vai suspender o seu mandato na autarquia até ao fim da legislatura. Para a candidata é uma escolha “coerente e cautelosa”, tendo em conta este novo desafio.

A vereadora, em conferência de imprensa, destacou a necessidade de uma maior coesão territorial, referindo que o IC35 e a nova ferrovia são prioridades: “Sim, vou lutar por esses projetos”, diz. São duas prioridades. As linhas temporais é que podem ser diferentes”.

A regionalização também é um passo que considera “demasiado grande”, mas que lhe agrada, por representar uma oportunidade de conseguir mais para a região.

Sem intenção de se candidatar à Câmara Municipal de Lousada

Questionada sobre uma futura candidatura à autarquia, Cristina Moreira refere que não tem essa “pretensão”, mas admite que “tudo pode acontecer“: “Nunca tive pretensão de ser vereadora, como nunca tive pretensão em ser presidente. Se isso pode acontecer? Tudo na vida pode acontecer, inclusive morrer amanhã!”

Difícil para si será movimentar-se num meio, longe da população: “Eu sou do povo e poderá ser difícil encaixar-me num meio que está mais longe da população, mas vou tentar ser eu mesma”, garante.

“A minha marca são as pessoas”

Ao aceitar este novo desafio, aponta a felicidade das pessoas com o legado de todos os anos que dedicou a Lousada: “Fui acusada muitas vezes de gostar de tudo, mas a minha marca são as pessoas, o meu foco é sempre a felicidade das pessoas”, afirma.

Para contribuir para a felicidade das pessoas, acrescenta que pretende “trabalhar muito, mas principalmente fazer notar a região rica que nós somos, a capacidade e as possibilidades que este território tem. Vou tentar reproduzir o trabalho de Lousada no país”.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Entrevista Exclusiva com Fabien Pailler: “Ganhar em Lousada seria uma enorme surpresa, mas o futuro promete”

O Campeonato da Europa de Rallycross vai ter todos os focos apontados a Lousada no próximo fim de...

João Silvestre: “Temos um grupo que pode surpreender neste campeonato”

O novo treinador da AD Lousada, em entrevista exclusiva ao Louzadense, antevê o arranque da...

AMBIENTE & PATRIMÓNIO, POR ERNESTO GONÇALVES

A POUPA — A ave com uma crista de guitarrista punk-rock Há aves que até podem passar...

Segurança de cosmética: a conta que polícias e cidadãos estão a pagar

Durante décadas, a política de segurança pública em Portugal foi marcada por uma progressiva...

Entrevista: Cafi Sousa, do Inferno das Febras e a estrela americana Chris Lembrach

Esta é uma breve entrevista centrada na componente política, que está fortemente presente nos...

Paula Teles prepara álbum que mistura Rock e Fado

A vocalista Paula Teles, a artista lousadense com maior atividade no panorama rock e metal do...

Artista Leonor Afonso expõe na Contextile 2026

Uma jovem artista de Lousada apresenta em Guimarães uma obra inspirada no stress e na ansiedade...

Vindimas 2026: Adega Cooperativa de Lousada já definiu calendário para entrega de uvas

Campanha arranca a 1 de setembro e prolonga-se, previsivelmente, até 25 de setembro, com a receção...

Casais e o Seu Lado Lunar

Há lugares que se descrevem pela geografia. Outros, pela história. Casais, porém, pertence ao raro...

IL LANÇA “DADOS ABERTOS LOUSADA”

NOTA DE IMPRENSA DA Iniciativa Liberal Lousada de 17 de agosto de 2026A Iniciativa Liberal de...

Siga-nos nas redes sociais