A Padaria Central, como é comummente conhecida, é um estabelecimento de produção e comércio de pão bem conhecido dos lousadenses. A sua História já vai longa!
A 17 de dezembro de 1964, no cartório notarial de Lousada, constituiu-se a “Sociedade Panificadora Central de Lousada, Lda.”. A sua constituição resultou da junção de três padarias distribuídas pela vila: a padaria de Eduardo Mendes Xavier, na rua Visconde de Alentém, onde atualmente funciona a Sociedade, a padaria de Narciso Ribeiro da Mota, noutro ponto da rua Visconde de Alentém, e a padaria de António Teixeira, na rua Dr. Afonso Quintela. Esta concentração foi a solução para um conjunto de exigências legais, do ponto de vista funcional e sanitário, publicadas em Diário da República no início dos anos 60.

Dados os constrangimentos de adaptação e as obras que cada um dos proprietários teria de realizar nos respetivos estabelecimentos, constituiu-se a Sociedade com o compromisso de se construir uma única unidade fabril apetrechada tecnicamente para o serviço da panificação. Desde, então, tornou-se numa referência comercial e, ao fim de 55 anos, continua a satisfazer o gosto dos seus clientes.
As imagens que acompanham esta rubrica representam o passado e o futuro da Sociedade Panificadora que, então, foi constituída. A figura 1 mostra o edifício da antiga padaria de Eduardo Mendes Xavier, padaria que havia sido comprada ao Sr. António da Padaria, avô do Sr. Tito da Ourivesaria. No mesmo edifício, do lado direito, localizava-se a Relojoaria “Planeta”. Este edifício situava-se entre Pensão Avenida, propriedade de D. Maria da Paixão Fernandes, e o edifício da Assembleia Lousadense. Na figura 2 podemos observar a construção do novo edifício da Sociedade Panificadora, erguido nos anos 60.
Comentários