Pedro Moreira tem dois anos para concluir o seu projeto para Meinedo

Pedro Moreira é presidente da Junta de Freguesia de Meinedo há uma década. Eleito pelo PSD, está agora no seu último mandato. Nesta curta entrevista, o autarca realiza o balanço da gestão social-democrata na freguesia.

Está no seu último mandato enquanto presidente da Junta de Freguesia de Meinedo. Que balanço faz do trabalho ao longo destes anos?

Faço um balanço muito positivo do trabalho por nós realizado. Procuramos dar respostas às necessidades dos meinedenses e desenvolver os nossos projetos. Porém, não tem sido fácil, os constrangimentos financeiros impedem-nos de concretizar todos os projetos, e nem sempre temos tido o apoio que desejávamos da Câmara Municipal.

Como caracteriza a freguesia de Meinedo?

A freguesia de Meinedo apresenta um potencial a nível turístico, dado ser detentora de monumentos históricos – igreja matriz de Meinedo, ponte românica de Espindo, etc. Goza de uma via férrea, de grandes acessibilidades, de infraestruturas, de bons acessos às vias rápidas e autoestradas. Desfruta de um ativo ambiental, o Rio Sousa. Considero ser uma freguesia acolhedora e com boas condições para se viver e para se visitar.

Qual ou quais as obras que o marcaram até ao dia de hoje?

Independentemente de valores e da localização, todas as obras têm a mesma importância. Contudo, dou destaque ao regresso da Farmácia a Meinedo. A freguesia usufruía deste espaço e deixou de o ter, durante cerca de 8 anos. Foi conseguida ao fim de 4 anos do meu primeiro mandato. Foi uma das minhas promessas caso fosse eleito, poucos acreditaram ser possível, mas com trabalho e empenho conseguimos.

Quais são os maiores problemas com que a Freguesia ainda se debate?

Défice de alguns recursos, nomeadamente verbas para determinados projetos de impacto para o seu desenvolvimento e de resposta à freguesia. Presença de problemas na área social, nem sempre com resposta imediata. Carece também de algumas infraestruturas.

Sendo autarca com alguns anos de experiência, quais são as maiores dificuldades na gestão da sua Junta de Freguesia?

Dar resposta à população com poucos recursos, o que limita e condiciona a concretização e viabilidade de projetos. É para mim uma grande frustração, enquanto cidadão e autarca, não poder resolver todos os problemas, principalmente daqueles Meinedenses que sobrevivem com maiores dificuldades. Mas, apesar das dificuldades, temos resolvido os principais problemas da população.

Tendo em conta o seu projeto para a freguesia, o que é que está feito e o que pretende fazer até ao final deste seu último mandato?

Cito alguns exemplos de projetos já realizados, como o regresso da Farmácia de Meinedo – processo moroso e com alguns entraves; obras de requalificação e aumento da Escola básica de Meinedo; aquisição de um mini autocarro ao serviço da freguesia, nomeadamente para transporte das nossas crianças; comemorações festivas – o Dia da Mulher, o Dia Mundial da Criança, o Dia dos Avós, visitas de estudo, passeios anuais, etc; pavimentação em várias ruas – Rua Mata do Mocho, Rua Alto das Agras, Ladeira Alto das Agras, Travessa das Agras, Rua dos Outeirinhos, Travessa de Ronfe, Parte da Rua de Vila Pouca, Rua da Sanguinha; pavimentação do acesso ao Parque Domingos Ferreira; alargamento e pavimentação da Rua Caminho das Cales; alargamento e execução de muros e respetiva pavimentação na Rua do Bairral; alargamento e construção de muros de suporte de terras, na Rua da Sanguinha (realização de uma obra que estava em espera há mais de 30 anos); aquisição, com escritura pública, do terreno para o Areinho, com uma área de 12.000 m2 a favor da Junta de Freguesia, e respetiva execução de infraestrurutas e percursos pedonais; execução e alargamento da Rua das Cales à EN320 Romariz; alargamento e pavimentação da Rua de Santana e respetiva criação de passeios pedonais; execução de passeios na Rua do Maninho, junto à habitação social; alargamento na Rua das Cales e execução de muros; construção de dois canteiros de sepulturas no cemitério; construção de quatro novos jazigos em pedra; limpeza e preservação dos fontanários da freguesia; execução em várias ruas de novas linhas de rede e colocação de luminárias; execução de condutas de águas pluviais, água potável e saneamento em várias ruas da freguesia; gestão ambiental do Rio Sousa.

Como projetos a fazer, destaco a conclusão do parque Areinho junto ao Rio Sousa, sendo que brevemente vai avançar a construção das casas de banho e outros espaços de apoio; a continuidade da pavimentação de algumas ruas, a abertura de novas ruas e a reposição da iluminação nas ruas que está em falta. Em parceria com a Câmara Municipal queremos repavimentar as ruas no lugar de Romariz, com uma profunda requalificação daquelas ruas, a partir da estrada nacional até ao campo de futebol de Romariz e ruas paralelas. Ainda em Romariz, no lugar de Além, no entroncamento com a estrada nacional aguardamos que o Estado delegue novas competências na Câmara Municipal para que finalmente seja construída a tão desejada rotunda. Vamos continuar a apoiar todas as associações da freguesia, a colaborar com a manutenção do Centro de Saúde, vamos dar continuidade à execução dos projetos existentes, assim como potencializar novos projetos.

Que perspetivas tem para o futuro para a sua freguesia?

Meinedo é uma Freguesia com futuro. Espero que Meinedo se desenvolva ainda mais e que se possa dar respostas às necessidades da população.
Caracterize a freguesia de Meinedo a nível associativo.

De que forma a Junta de Freguesia apoia as associações?

É uma freguesia que tem várias associações, no âmbito do desporto, da solidariedade, da cultura, do lazer. Todas elas têm realizado um trabalho excelente a favor da nossa comunidade. Todas as associações, apesar das limitações financeiras, têm sido pela Junta de Freguesia apoiadas, nomeadamente com apoios financeiros, materiais e equipamentos.

Que mensagem gostaria de deixar à população nesta edição especial?

Agradeço a confiança, apoio e amizade que os Meinedenses me têm retribuído. Para mim tem sido um privilégio servir esta terra. Pretendo continuar a lutar para fazer mais e melhor por Meinedo, enquanto Presidente de Junta, mas também como cidadão. Os Meinedenses sabem que podem contar comigo, sempre.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Já começaram as movimentações para formar a Comissão de Festas

Romaria da Senhora Aparecida O artigo da anterior edição do nosso jornal, sobre a ausência de...

Editorial 115 | Silêncio

A 26 de fevereiro de 1954 nascia Mário Fernando Ribeiro Pacheco Fonseca, figura incontornável da...

Direção ameaça entregar chaves do clube se não houver acordo com autarquia

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE LOUSADA A ADL está em modo de «gestão a prazo», pois a atual Direção já...

Lousada recebeu entrega de prémios da AT Porto

Retomou-se, no passado dia 3 de Fevereiro, a habitual cerimónia de entrega de prémios da...

Peça de teatro promove a sensibilização e prevenção rodoviária nos mais novos

A nova edição da campanha de sensibilização, que transforma as crianças em agentes de segurança e...

Jantar-Comício do Partido CHEGA traz André Ventura a Lousada

O Presidente do Partido CHEGA, André Ventura, marcará presença no jantar oficial de campanha do...

Santuário de São Gonçalo de Lustosa

Lustosa é uma parcela do concelho de Louzada que gosto de percorrer e apreciar, mormente a...

Professor de artes é “artista de horas livres”

Joaquim Alexandre Ribeiro: A moldar lousadenses pela arte O professor Joaquim Alexandre Nunes...

Amanhã virás Sol, amanhã virás

ABRIL LOUZADENSE (IX) Um dos maiores vultos portugueses da luta contra a ditadura foi o...

O verdadeiro voto útil e a matemática do “Chega” para lá

Dúvidas ainda houvesse sobre a importância do projecto da Aliança Democrática (AD) e da...

Siga-nos nas redes sociais