Confraria do Bazulaque – Iguaria tradicional levada a todo o país

Paulo Mendes, de 48 anos, natural de Meinedo, é Mestre Cerimonial da Confraria do Bazulaque de Magneto, criada há dois anos, para promover a iguaria. Nesta entrevista, fique a conhecer melhor esta confraria.

Como surgiu a confraria do Confraria do Bazulaque de Magneto?

A confraria surgiu no seio de um grupo de amigos, adeptos de bazulaque, para valorizar e divulgar a cultura gastronómica de Meinedo. E ainda preservar o prato tão apreciado em Meinedo, o Bazulaque.

Quais foram as principais etapas da sua história?

A Confraria foi fundada há 2 anos, tendo a mesmo realizado 2 mostras de bazulaque. A primeira apresentação, no início de 2018, decorreu nas instalações do Rancho “As Lavradeiras do Vale do Sousa”, onde cerca de 50 amigos, adeptos deste prato típico, degustaram esta especialidade.
A II Mostra da Confraria do Bazulaque de Magneto ocorreu em abril de2018, nas instalações da ADASM – Associação de Desenvolvimento e Apoio Social de Meinedo, com a Apresentação do traje e respetivo escapulário. O evento contou com cerca de sessenta pessoas, entre as quais a Dra. Cristina Moreira (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lousada e responsável pelo Turismo), Pedro Moreira (Presidente da Junta de Freguesia de Meinedo) e Padre André Aguiar.

No dia 21 de julho de 2018, realizou-se o I Capítulo de Entronização da Confraria, primeiro grande evento a nível Confrádico, que contou com a presença da Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas, as Confrarias Madrinhas, sendo elas a Confraria do Presunto e da Cebola do Vale de Sousa e a Confraria do Anho Assado e Arroz de Forno do Marco de Canaveses, e ainda com 13 outras confrarias.

No dia 20 de julho de 2019, celebrou-se o II Capítulo de Entronização da Confraria, tal como no primeiro capítulo realizou-se na igreja matriz de Meinedo, testemunho do nosso crescimento, que contou com o mesmo número de confrarias visitantes, ás quais demos a conhecer a nossa Vila de Lousada, nomeadamente o Centro de Interpretação da Rota do Românico.
Somos a Confraria Madrinha da recém-confraria do Sarrabulho Doce de Caíde de Rei.

Quais são os principais objetivos da Confraria?

Os objetivos primordiais da Confraria do Bazulaque de Magneto são a promoção e preservação do bazulaque, que passa pelo estudo, defesa, prestígio e valorização do Bazulaque enquanto valores gastronómicos e de interesse económico local.

São atribuições da Confraria a promoção e apoio de medidas tendentes à preservação da autenticidade do Bazulaque de Magneto (Meinedo –Lousada); a promoção, organização, apoio ou patrocínio de encontros, convívios, visitas, provas, concursos ou festivais gastronómicos onde o Bazulaque de Magneto tenha especial relevância, com vista à sua divulgação numa perspetiva pedagógico-cultural.

A Confraria defende ainda a promoção do intercâmbio com organizações nacionais e estrangeiras no âmbito da divulgação do nosso produto, freguesia e conselho.

Caracterize-nos o atual momento da confraria.

Foi criada há dois anos, tem atualmente 41 confrades, 28 entronizados no I Capítulo de julho de 2018 e os restantes 13 mais recentemente de julho 2019.
No decorrer destes 2 anos, a Confraria fez-se representar em eventos nacionais e estrangeiros, nomeadamente na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, no “Aqui Portugal”, programa da TVI que decorreu em Lousada, no Festival Tradicional de Lousada, na Festa do Vinho Verde em Castelo de Paiva, no I Encontro de Confrarias de Lousada, bem como na Feira Internacional de Turismo Gastronómico em Ourense, Espanha.
Não menos importante, e no seio do espírito Confrádico, a Confraria do Bazulaque de Magneto é presença assídua nas cerimónias capitulares de outras confrarias de norte a sul do país.

Todos os anos, por altura das Festas em Honra de Santo Tirso, decorre o Festival do Bazulaque, promovido e organizado pela Confraria.

Fale-nos um pouco sobre o bazulaque. Como se confeciona?

Em Meinedo, o bazulaque tem primazia na gastronomia popular, em eventos, manjares familiares ou de amigos, em restaurantes locais ou em comemorações tradicionais e festas de ano, como uma “iguaria dos pobres”, destinada aos bons apreciadores de “pitéus tradicionais”.
É um prato feito com vísceras de carneiro, galinha, presunto e salpicão. Num tacho faz-se um refogado com cebola e azeite, quando o estrugido está no ponto, junta-se-lhe as carnes e os devidos temperos, ficando tudo a refogar durante aproximadamente 5 horas, até estar bem tenro e apurado.
É servido com uma fatia de pão, preferencialmente pão de Padronelo, no fundo do prato, que vai absorver o molho do bazulaque.
Esta iguaria serve-se como aperitivo, ou nos lanches e bem regado com um bom vinho da região.

Quais são as maiores dificuldades que tem sentido na promoção do bazulaque?

Uma vez que o nosso prato é confecionado maioritariamente com vísceras, torna-se difícil obtermos a matéria-prima necessária à confeção do nosso prato, o que origina a que não possamos participar tão prontamente quanto gostaríamos em eventos.

Sendo uma iguaria que promove o concelho, sentem o apoio das instituições?

Sem dúvida que sem o apoio das instituições, nomeadamente da Câmara Municipal de Lousada, da Junta de Freguesia de Meinedo, do Rancho Folclórico “As Lavradeiras do Vale do Sousa”, da JDM – Juventude Desportiva de Meinedo, da ADASM – Associação de Desenvolvimento e Apoio Social de Meinedo, e da Comissão Fabriqueira da Paróquia, não teria sido possível à Confraria crescer. Não nos podemos esquecer que gente da nossa terra a título individual nos tem dado grande ajuda nesta nossa missão.

Quais serão os próximos desafios da confraria?

A curto prazo, um dos desafios da confraria passa pela adesão à Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas.
Conseguir instalações com condições condignas para a sede da confraria, dado que, à data, muito gentilmente a Paróquia nos cedeu um espaço.
Continuar a realizar o nosso Festival “Meinedo Festival do Bazulaque” com o objetivo de promover e aproximar mais adeptos a este festival.
Marcar presença em outros festivais que sejamos convidados, tal como no ano anterior.
Aumentar a presença de outras confrarias nos nossos Capítulos com o objetivo de divulgar e promover o nosso Bazulaque de Magneto e a nossa terra.

Deixe uma mensagem final…

Convidamo-lo a conhecer e degustar o nosso pitéu!!

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Identidade e Memória

Identidade é tudo aquilo que nos define, tudo aquilo que nos transporta ao início de tudo, fugaz...

Fim de pena: Preparar os reclusos para um futuro bem-sucedido

A reintegração de reclusos na sociedade é um desafio crucial. Programas de preparação para a vida...

Vamos cruzar os braços?

O descrédito, a impunidade e a falta de vergonha dos políticos que elegemos deixam-nos revoltados,...

APOIOS AO ASSOCIATIVISMO E TRANSPARÊNCIA

Constatamos uma reconhecida importância das entidades do sector não lucrativo (ESNL). Para além da...
Andreia Moreira

Todos a uma só voz!

Em Portugal são várias e em defesa de diferentes interesses as associações existentes: associações...

O Organista de Lídia Jorge: Uma fábula musical sobre a criação do universo.

O Organista de Lídia Jorge, livro publicado em 2014, é uma fábula sobre a criação do universo. Na...

A Casa Nobre No Concelho de Lousada

Tipologias - II Planta – 1ª parte. Desconhece-se se a casa nobre obedeceu a um plano previamente...

Autores foram às escolas oferecer livros do Plano Municipal de Leitura

No seguimento das VIII Jornadas da Rede de Bibliotecas de Lousada, que decorreram nos dias 17 e 18...

Natal Associativo a partir de quinta-feira

A época de Lousada Vila Natal já começou, com iluminação das ruas e abertura da Pista de Gelo. O...

Inauguração da exposição “Unidos Venceremos!” com Pacheco Pereira

No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, foi inaugurada, no dia 24 de novembro, a...

Siga-nos nas redes sociais