por | 13 Dez, 2019 | Desporto, Grandes Louzadenses

Sara Catarina Ribeiro a um passo do sonho

No passado domingo, dia 1 de dezembro, a lousadense Sara Catarina Ribeiro conseguiu bater o seu recorde pessoal, com o tempo 2h 26m 39s, na maratona de Valência, garantindo com este tempo os mínimos para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Desta forma, a atleta de Lustosa consegue mais um feito na sua carreira e o concelho de Lousada poderá estar representado pela segunda vez nos Jogos Olímpicos.

Estivemos com a atleta no Complexo Desportivo de Lousada, na iniciativa “Vem correr com Sara Catarina Ribeiro”. A atleta descreveu-nos nos momentos finais da maratona com o adjetivo “brutal”: “ Naquela reta final, após tantos meses de treino, tive de desfrutar aquele momento. Foi muito giro! ”, refere.

O objetivo da lousadense era conseguir os mínimos olímpicos e para o concretizar dedicou muito tempo ao treino: “Acabei a minha época passada mais cedo para descansar e para conseguir recuperar e preparar esta prova com o foco todo. Começamos a prepará-la em julho. Foi tudo muito programado, bem calculado, treinamos. Fiz duas provas pelo meio, a meia-maratona de Lisboa e a meia no Porto, com o foco nas condições para ter os mínimos olímpicos, e assim foi. Nos últimos jogos, devido a uma lesão, não me foi possível atingir esse objetivo”, conta.

O sonho de sara Catarina não termina aqui, pois existe ainda a hipótese de outros atletas conseguirem “roubar-lhe” o lugar em Tóquio, embora admita que não é fácil: “Neste momento, sou eu e a Salomé. Outros conseguirem já não é fácil, pois tem de ser pelo menos duas atletas e bater o meu tempo. Na verdade, estou a um pequeno passo do sonho”. Recorde-se que a data limite para obtenção de mínimos para a maratona é até maio.

Assim, a atleta admite que “a parte pior já está feita” e não foi fácil: “O meu sonho de atleta é ser olímpica, estar lá, desfrutar aquele momento, pois já estive nos campeonatos da Europa, do mundo, falta o pico, que é os jogos olímpicos”, diz, com satisfação.

Por agora, é tempo de recuperar as forças, para voltar aos compromissos: “Em janeiro, já tenho compromissos com o clube, Campeonato Nacional de Estrada, Taça, Clubes Campeões Europeus, Campeonato Nacional de Corta-Mato. Portanto, há muito por fazer ainda”, explica.

A felicidade de Catarina é também a felicidade daqueles que a acompanham na sua caminhada, como afirma: “Este grupo de amigos que se junta aqui acaba por fazer parte deste meu sucesso, pois eles reconhecem o meu esforço e partilham da mesma felicidade que eu. Em abril, quando eu não consegui o objetivo, apesar de eles só me conhecerem há poucos dias, estiveram aqui para me apoiar. Sinto muito o apoio deles”, refere.

O vereador António Augusto e Sara Catarina Ribeiro

António Augusto, vereador do desporto, mostrou-se muito satisfeito e orgulhoso com este feito da atleta: “É para nós uma enorme satisfação e motivo de orgulho o resultado obtido pela Catarina, que é fruto do seu talento, mas também de uma dedicação e esforço ao alcance de muito poucos. A Catarina colabora ainda com o Município na promoção da atividade física no programa “Vem Correr com Sara Catarina Ribeiro” e também aqui se vê a dedicação, entusiasmado e humildade que põe em tudo que faz”, diz.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Lousada ultrapassou os 50 mil habitantes, devido ao aumento da população estrangeira

Análise do jornal O Louzadense aos mais recentes dados provisórios e preliminares do Instituto...

Equipa de Shinkyokushin conquistou seis pódios

O WIBK Dojo Verdadeiro Espírito, do lousadense Paulo Rente Silva marcou presença no Torneio...

Atleta de Lousada convocada para Jogos do Eixo Atlântico

A jovem Daniela Pereira, natural da freguesia de Pias, em Lousada, foi convocada para integrar a...

"Talvez seja por isso que gosto tanto das nascentes. Porque, ao contrário dos rios, que toda a...

Campeões Nacionais de Natação Adaptada

Os atletas lousadenses do clube Lousada Século XXI estiveram em grande evidência no Campeonato...

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, foi uma das convidadas do...

Forte internacionalização do Inferno das Febras

O Inferno das Febras regressa ao Parque de Lazer e Merendas de Casais, em Lousada, nos dias 28 e...

O treinador penafidelense João Paulo Guedes Silvestre, de 36 anos, é referido por várias fontes...

Protocolo para projeto de turismo cultural assinado entre a CCDR-N e Vidas em Cena

A Associação Vidas em Cena, de Lousada, está entre as dez entidades culturais da Região Norte...

A celebração dos 100 anos dos Bombeiros Voluntários de Lousada constitui um momento de...

Siga-nos nas redes sociais