por | 13 Dez, 2019 | Desporto, Grandes Louzadenses

Sara Catarina Ribeiro a um passo do sonho

No passado domingo, dia 1 de dezembro, a lousadense Sara Catarina Ribeiro conseguiu bater o seu recorde pessoal, com o tempo 2h 26m 39s, na maratona de Valência, garantindo com este tempo os mínimos para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Desta forma, a atleta de Lustosa consegue mais um feito na sua carreira e o concelho de Lousada poderá estar representado pela segunda vez nos Jogos Olímpicos.

Estivemos com a atleta no Complexo Desportivo de Lousada, na iniciativa “Vem correr com Sara Catarina Ribeiro”. A atleta descreveu-nos nos momentos finais da maratona com o adjetivo “brutal”: “ Naquela reta final, após tantos meses de treino, tive de desfrutar aquele momento. Foi muito giro! ”, refere.

O objetivo da lousadense era conseguir os mínimos olímpicos e para o concretizar dedicou muito tempo ao treino: “Acabei a minha época passada mais cedo para descansar e para conseguir recuperar e preparar esta prova com o foco todo. Começamos a prepará-la em julho. Foi tudo muito programado, bem calculado, treinamos. Fiz duas provas pelo meio, a meia-maratona de Lisboa e a meia no Porto, com o foco nas condições para ter os mínimos olímpicos, e assim foi. Nos últimos jogos, devido a uma lesão, não me foi possível atingir esse objetivo”, conta.

O sonho de sara Catarina não termina aqui, pois existe ainda a hipótese de outros atletas conseguirem “roubar-lhe” o lugar em Tóquio, embora admita que não é fácil: “Neste momento, sou eu e a Salomé. Outros conseguirem já não é fácil, pois tem de ser pelo menos duas atletas e bater o meu tempo. Na verdade, estou a um pequeno passo do sonho”. Recorde-se que a data limite para obtenção de mínimos para a maratona é até maio.

Assim, a atleta admite que “a parte pior já está feita” e não foi fácil: “O meu sonho de atleta é ser olímpica, estar lá, desfrutar aquele momento, pois já estive nos campeonatos da Europa, do mundo, falta o pico, que é os jogos olímpicos”, diz, com satisfação.

Por agora, é tempo de recuperar as forças, para voltar aos compromissos: “Em janeiro, já tenho compromissos com o clube, Campeonato Nacional de Estrada, Taça, Clubes Campeões Europeus, Campeonato Nacional de Corta-Mato. Portanto, há muito por fazer ainda”, explica.

A felicidade de Catarina é também a felicidade daqueles que a acompanham na sua caminhada, como afirma: “Este grupo de amigos que se junta aqui acaba por fazer parte deste meu sucesso, pois eles reconhecem o meu esforço e partilham da mesma felicidade que eu. Em abril, quando eu não consegui o objetivo, apesar de eles só me conhecerem há poucos dias, estiveram aqui para me apoiar. Sinto muito o apoio deles”, refere.

O vereador António Augusto e Sara Catarina Ribeiro

António Augusto, vereador do desporto, mostrou-se muito satisfeito e orgulhoso com este feito da atleta: “É para nós uma enorme satisfação e motivo de orgulho o resultado obtido pela Catarina, que é fruto do seu talento, mas também de uma dedicação e esforço ao alcance de muito poucos. A Catarina colabora ainda com o Município na promoção da atividade física no programa “Vem Correr com Sara Catarina Ribeiro” e também aqui se vê a dedicação, entusiasmado e humildade que põe em tudo que faz”, diz.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Identidade e Memória

Identidade é tudo aquilo que nos define, tudo aquilo que nos transporta ao início de tudo, fugaz...

Fim de pena: Preparar os reclusos para um futuro bem-sucedido

A reintegração de reclusos na sociedade é um desafio crucial. Programas de preparação para a vida...

Vamos cruzar os braços?

O descrédito, a impunidade e a falta de vergonha dos políticos que elegemos deixam-nos revoltados,...

APOIOS AO ASSOCIATIVISMO E TRANSPARÊNCIA

Constatamos uma reconhecida importância das entidades do sector não lucrativo (ESNL). Para além da...
Andreia Moreira

Todos a uma só voz!

Em Portugal são várias e em defesa de diferentes interesses as associações existentes: associações...

O Organista de Lídia Jorge: Uma fábula musical sobre a criação do universo.

O Organista de Lídia Jorge, livro publicado em 2014, é uma fábula sobre a criação do universo. Na...

A Casa Nobre No Concelho de Lousada

Tipologias - II Planta – 1ª parte. Desconhece-se se a casa nobre obedeceu a um plano previamente...

Autores foram às escolas oferecer livros do Plano Municipal de Leitura

No seguimento das VIII Jornadas da Rede de Bibliotecas de Lousada, que decorreram nos dias 17 e 18...

Natal Associativo a partir de quinta-feira

A época de Lousada Vila Natal já começou, com iluminação das ruas e abertura da Pista de Gelo. O...

Inauguração da exposição “Unidos Venceremos!” com Pacheco Pereira

No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, foi inaugurada, no dia 24 de novembro, a...

Siga-nos nas redes sociais