por | 13 Dez, 2019 | Desporto, Grandes Louzadenses

Sara Catarina Ribeiro a um passo do sonho

No passado domingo, dia 1 de dezembro, a lousadense Sara Catarina Ribeiro conseguiu bater o seu recorde pessoal, com o tempo 2h 26m 39s, na maratona de Valência, garantindo com este tempo os mínimos para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Desta forma, a atleta de Lustosa consegue mais um feito na sua carreira e o concelho de Lousada poderá estar representado pela segunda vez nos Jogos Olímpicos.

Estivemos com a atleta no Complexo Desportivo de Lousada, na iniciativa “Vem correr com Sara Catarina Ribeiro”. A atleta descreveu-nos nos momentos finais da maratona com o adjetivo “brutal”: “ Naquela reta final, após tantos meses de treino, tive de desfrutar aquele momento. Foi muito giro! ”, refere.

O objetivo da lousadense era conseguir os mínimos olímpicos e para o concretizar dedicou muito tempo ao treino: “Acabei a minha época passada mais cedo para descansar e para conseguir recuperar e preparar esta prova com o foco todo. Começamos a prepará-la em julho. Foi tudo muito programado, bem calculado, treinamos. Fiz duas provas pelo meio, a meia-maratona de Lisboa e a meia no Porto, com o foco nas condições para ter os mínimos olímpicos, e assim foi. Nos últimos jogos, devido a uma lesão, não me foi possível atingir esse objetivo”, conta.

O sonho de sara Catarina não termina aqui, pois existe ainda a hipótese de outros atletas conseguirem “roubar-lhe” o lugar em Tóquio, embora admita que não é fácil: “Neste momento, sou eu e a Salomé. Outros conseguirem já não é fácil, pois tem de ser pelo menos duas atletas e bater o meu tempo. Na verdade, estou a um pequeno passo do sonho”. Recorde-se que a data limite para obtenção de mínimos para a maratona é até maio.

Assim, a atleta admite que “a parte pior já está feita” e não foi fácil: “O meu sonho de atleta é ser olímpica, estar lá, desfrutar aquele momento, pois já estive nos campeonatos da Europa, do mundo, falta o pico, que é os jogos olímpicos”, diz, com satisfação.

Por agora, é tempo de recuperar as forças, para voltar aos compromissos: “Em janeiro, já tenho compromissos com o clube, Campeonato Nacional de Estrada, Taça, Clubes Campeões Europeus, Campeonato Nacional de Corta-Mato. Portanto, há muito por fazer ainda”, explica.

A felicidade de Catarina é também a felicidade daqueles que a acompanham na sua caminhada, como afirma: “Este grupo de amigos que se junta aqui acaba por fazer parte deste meu sucesso, pois eles reconhecem o meu esforço e partilham da mesma felicidade que eu. Em abril, quando eu não consegui o objetivo, apesar de eles só me conhecerem há poucos dias, estiveram aqui para me apoiar. Sinto muito o apoio deles”, refere.

O vereador António Augusto e Sara Catarina Ribeiro

António Augusto, vereador do desporto, mostrou-se muito satisfeito e orgulhoso com este feito da atleta: “É para nós uma enorme satisfação e motivo de orgulho o resultado obtido pela Catarina, que é fruto do seu talento, mas também de uma dedicação e esforço ao alcance de muito poucos. A Catarina colabora ainda com o Município na promoção da atividade física no programa “Vem Correr com Sara Catarina Ribeiro” e também aqui se vê a dedicação, entusiasmado e humildade que põe em tudo que faz”, diz.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Tanto talento e humildade numa pessoa só

JOÃO DA MOTA TEIXEIRA Este cristelense de 78 anos tem tanto de discreto e humilde como de talento...

Estradas esburacadas 

ACONTECE UM POUCO POR TODO O CONCELHO As chuvas intensas que caíram neste inverno contribuíram...

“O Julgamento do Natal”

Nos dias 22 e 23 de março, a Nova Oficina de Teatro e Coral de Lousada, para finalizar o Dia do...

COPAGRI CONTINUA COM LITÍGIO INTERNO

“Arrumar a casa” para investir no supermercado, mas anterior direção insiste com ação judicial Por...

Adriano Rafael Moreira é o novo Secretário de Estado do Trabalho

TERCEIRO LOUSADENSE NUM GOVERNO CONSTITUCIONAL A tomada de posse de Adriano Rafael Moreira,...

Editorial 118 | Um lousadense no Governo de Portugal

Não é todos os dias que temos um lousadense no Governo de Portugal, sendo, por isso, motivo de...

~ in memoriam ~

Armando José Gonçalves da Costa (1946 – 2024) Faleceu a 26 de Março o estimado dono do Mini...

Lousada recebe o Mega Sprinter

Lousada recebe, nos dias 19 e 20 de abril, o XVIII Mega Sprinter. A atividade envolve 25 comitivas...

Seminário da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa

Lousada recebe o III Seminário da Unidas — Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega...

Noites da Juventude apresentam We Are

O segundo evento no âmbito das Noites da Juventude realiza-se dia 12 de abril. A partir das 22h00,...

Siga-nos nas redes sociais