por | 13 Dez, 2019 | Desporto, Grandes Louzadenses

Sara Catarina Ribeiro a um passo do sonho

No passado domingo, dia 1 de dezembro, a lousadense Sara Catarina Ribeiro conseguiu bater o seu recorde pessoal, com o tempo 2h 26m 39s, na maratona de Valência, garantindo com este tempo os mínimos para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Desta forma, a atleta de Lustosa consegue mais um feito na sua carreira e o concelho de Lousada poderá estar representado pela segunda vez nos Jogos Olímpicos.

Estivemos com a atleta no Complexo Desportivo de Lousada, na iniciativa “Vem correr com Sara Catarina Ribeiro”. A atleta descreveu-nos nos momentos finais da maratona com o adjetivo “brutal”: “ Naquela reta final, após tantos meses de treino, tive de desfrutar aquele momento. Foi muito giro! ”, refere.

O objetivo da lousadense era conseguir os mínimos olímpicos e para o concretizar dedicou muito tempo ao treino: “Acabei a minha época passada mais cedo para descansar e para conseguir recuperar e preparar esta prova com o foco todo. Começamos a prepará-la em julho. Foi tudo muito programado, bem calculado, treinamos. Fiz duas provas pelo meio, a meia-maratona de Lisboa e a meia no Porto, com o foco nas condições para ter os mínimos olímpicos, e assim foi. Nos últimos jogos, devido a uma lesão, não me foi possível atingir esse objetivo”, conta.

O sonho de sara Catarina não termina aqui, pois existe ainda a hipótese de outros atletas conseguirem “roubar-lhe” o lugar em Tóquio, embora admita que não é fácil: “Neste momento, sou eu e a Salomé. Outros conseguirem já não é fácil, pois tem de ser pelo menos duas atletas e bater o meu tempo. Na verdade, estou a um pequeno passo do sonho”. Recorde-se que a data limite para obtenção de mínimos para a maratona é até maio.

Assim, a atleta admite que “a parte pior já está feita” e não foi fácil: “O meu sonho de atleta é ser olímpica, estar lá, desfrutar aquele momento, pois já estive nos campeonatos da Europa, do mundo, falta o pico, que é os jogos olímpicos”, diz, com satisfação.

Por agora, é tempo de recuperar as forças, para voltar aos compromissos: “Em janeiro, já tenho compromissos com o clube, Campeonato Nacional de Estrada, Taça, Clubes Campeões Europeus, Campeonato Nacional de Corta-Mato. Portanto, há muito por fazer ainda”, explica.

A felicidade de Catarina é também a felicidade daqueles que a acompanham na sua caminhada, como afirma: “Este grupo de amigos que se junta aqui acaba por fazer parte deste meu sucesso, pois eles reconhecem o meu esforço e partilham da mesma felicidade que eu. Em abril, quando eu não consegui o objetivo, apesar de eles só me conhecerem há poucos dias, estiveram aqui para me apoiar. Sinto muito o apoio deles”, refere.

O vereador António Augusto e Sara Catarina Ribeiro

António Augusto, vereador do desporto, mostrou-se muito satisfeito e orgulhoso com este feito da atleta: “É para nós uma enorme satisfação e motivo de orgulho o resultado obtido pela Catarina, que é fruto do seu talento, mas também de uma dedicação e esforço ao alcance de muito poucos. A Catarina colabora ainda com o Município na promoção da atividade física no programa “Vem Correr com Sara Catarina Ribeiro” e também aqui se vê a dedicação, entusiasmado e humildade que põe em tudo que faz”, diz.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Conferência do PSD Lousada debateu estratégias e financiamento para o Desenvolvimento Local

Na noite de 18 de julho, o Auditório da COPAGRI em Lousada foi palco da conferência...

“Toda a glória do mundo é transitória”

JORGE NETO, ADVOGADO E POLÍTICO O lousadense Jorge Manuel Ferraz de Freitas Neto, de 67 anos, é um...

Associação dos Voluntários de Caíde de Rei Celebra 34.º Aniversário com Evento Memorável

A Associação dos Voluntários de Caíde de Rei comemorou, ontem, o seu 34.º aniversário com uma...

Queixas ambientais morrem num emaranhado de burocracias e “procedimentos duvidosos”

A (DES)ORDEM NO RIO MESIO (PARTE 2) Esta é a segunda parte da reportagem d'O Louzadense sobre um...

AD Lousada não se vai coligar com SAD Lank

FEDERAÇÃO NÃO AUTORIZA O “CASAMENTO” Estava tudo bem encaminhado entre as partes para que a junção...

Editorial 125 | O Gestor de Redes Sociais

Numa terra longínqua onde os emojis governam e os likes são moedas de troca, vive o temido Gestor...

LOUSADA RECEBE MAIOR FESTIVAL DE DRIFT DO PAÍS

O Eurocircuito da Costilha em Lousada será palco no final do mês da 11ª edição do Encontro...

Xadrez do Lousada Voleibol Clube com excelentes resultados no fim de semana

Esteban Dario Caro, xadrezista da secção de xadrez do Lousada Voleibol Clube venceu o VII Torneio...

Oficinoscópio assinala 10 anos de cinema de animação

No dia 10 de julho foi apresentado o livro Oficinoscópio, relativo aos 10 anos de Oficinas de...

AUTOR VISITA ALDAF E PROMOVE MOMENTO DE CULTURA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM LOUSADA

No passado dia 13 de junho a Associação Lousadense dos Deficientes, dos seus Amigos e Familiares...

Siga-nos nas redes sociais