No passado domingo, dia 1 de dezembro, a lousadense Sara Catarina Ribeiro conseguiu bater o seu recorde pessoal, com o tempo 2h 26m 39s, na maratona de Valência, garantindo com este tempo os mínimos para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Desta forma, a atleta de Lustosa consegue mais um feito na sua carreira e o concelho de Lousada poderá estar representado pela segunda vez nos Jogos Olímpicos.
Estivemos com a atleta no Complexo Desportivo de Lousada, na iniciativa “Vem correr com Sara Catarina Ribeiro”. A atleta descreveu-nos nos momentos finais da maratona com o adjetivo “brutal”: “ Naquela reta final, após tantos meses de treino, tive de desfrutar aquele momento. Foi muito giro! ”, refere.
O objetivo da lousadense era conseguir os mínimos olímpicos e para o concretizar dedicou muito tempo ao treino: “Acabei a minha época passada mais cedo para descansar e para conseguir recuperar e preparar esta prova com o foco todo. Começamos a prepará-la em julho. Foi tudo muito programado, bem calculado, treinamos. Fiz duas provas pelo meio, a meia-maratona de Lisboa e a meia no Porto, com o foco nas condições para ter os mínimos olímpicos, e assim foi. Nos últimos jogos, devido a uma lesão, não me foi possível atingir esse objetivo”, conta.
O sonho de sara Catarina não termina aqui, pois existe ainda a hipótese de outros atletas conseguirem “roubar-lhe” o lugar em Tóquio, embora admita que não é fácil: “Neste momento, sou eu e a Salomé. Outros conseguirem já não é fácil, pois tem de ser pelo menos duas atletas e bater o meu tempo. Na verdade, estou a um pequeno passo do sonho”. Recorde-se que a data limite para obtenção de mínimos para a maratona é até maio.
Assim, a atleta admite que “a parte pior já está feita” e não foi fácil: “O meu sonho de atleta é ser olímpica, estar lá, desfrutar aquele momento, pois já estive nos campeonatos da Europa, do mundo, falta o pico, que é os jogos olímpicos”, diz, com satisfação.
Por agora, é tempo de recuperar as forças, para voltar aos compromissos: “Em janeiro, já tenho compromissos com o clube, Campeonato Nacional de Estrada, Taça, Clubes Campeões Europeus, Campeonato Nacional de Corta-Mato. Portanto, há muito por fazer ainda”, explica.
A felicidade de Catarina é também a felicidade daqueles que a acompanham na sua caminhada, como afirma: “Este grupo de amigos que se junta aqui acaba por fazer parte deste meu sucesso, pois eles reconhecem o meu esforço e partilham da mesma felicidade que eu. Em abril, quando eu não consegui o objetivo, apesar de eles só me conhecerem há poucos dias, estiveram aqui para me apoiar. Sinto muito o apoio deles”, refere.

António Augusto, vereador do desporto, mostrou-se muito satisfeito e orgulhoso com este feito da atleta: “É para nós uma enorme satisfação e motivo de orgulho o resultado obtido pela Catarina, que é fruto do seu talento, mas também de uma dedicação e esforço ao alcance de muito poucos. A Catarina colabora ainda com o Município na promoção da atividade física no programa “Vem Correr com Sara Catarina Ribeiro” e também aqui se vê a dedicação, entusiasmado e humildade que põe em tudo que faz”, diz.
Comentários