No dia 26 de dezembro, Lousada vive uma das mais tradicionais e concorridas feiras da região: a Feira das Oitavas! Porquê esta denominação e porquê ao dia 26?
A feira de Lousada ergue-se quinzenalmente, aos dias 9 e 25 de cada mês, na sede do concelho. Não se sabe exatamente quando se iniciou este mercado, mas tudo indica que terá sido no início do século XVIII. De facto, em 1758, já o pároco de Silvares, na Memórias Paroquiais, refere a existência desta feira, que se realizava «no lugar de Turram, duas vezes cada mês, a saber, aos nove e aos vinte e sinco». Seguramente, a fixação destas datas não foi aleatória, tendo procurado assegurar que não existia simultaneidade com os dias de outras feiras já instituídas nas redondezas.
A designação dos dias de feira ditou que a última feira do ano coincidisse com o dia de Natal, que, sendo um dia de preceito, obrigou a que se definisse uma data alternativa para a sua realização, tendo-se fixado a sua realização no dia imediato, o 26 de dezembro. Dado que a solenidade do Natal se prolonga por oito dias após o dia 25, a última feira do ano realizava-se, então, dentro da oitava natalícia, tendo assim conquistando a designação de “Feira das Oitavas”.
Na imagem que acompanha esta rubrica, vemos um aspeto da feira de Lousada, no denominado por Largo da Feira, que hoje é a atual Praça D. António Meireles. A feira deixou de se realizar neste local a partir de 1940, altura em que se cumpriu a decisão da Câmara, tomada ainda na presidência do Dr. Afonso Quintela, que transferiu a feira para o espaço amplo e arborizado onde ainda hoje se realiza.
Recorde e partilhe as suas fotografias em www.facebook.com/reviverlousada
Comentários