Realizadora faz história ao vencer Annie Awards
A realizadora Regina Pessoa, a residir em Lousada, fez história ao vencer o galardão de melhor curta-metragem nos prémios Annie com o filme Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias. O anúncio foi feito no passado sábado, dia 25 de janeiro, naquela que é já a 47.ª edição do evento.
Não é a primeira vez que os filmes da realizadora portuguesa chamam a atenção da Sociedade Internacional de Cinema de Animação, entidade promotora dos Annie Awards, os mais importantes prémios norte-americanos do cinema de animação. Em 2013, Kali, o Pequeno Vampiro chegou à cerimónia final de Hollywood.
Depois da estreia internacional em junho na Croácia, o filme foi já distinguido em França, no festival de cinema de Annecy; no Brasil, no festival Animamundi, e em Portugal, nos Caminhos do Cinema Português, em Coimbra. Apesar de ter sido também candidato às nomeações para os Óscares, não chegou à lista final da cerimónia, que vai decorrer no dia 9 de fevereiro.
Com apenas 13 minutos de duração, Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias conta a história de uma menina a quem Tomás ensina a desenhar numa parede de cal com um pedaço de madeira queimada, retirado da lareira.
Com uma matriz analógica, é uma curta-metragem a preto e branco, com alguns apontamentos de vermelho, que recorre também ao stop motion e a técnicas digitais. Trata-se de uma produção da Ciclope Filmes, de Abi Feijó, numa parceria internacional com a Office National du Film (Canadá), Les Armateurs (França) e tem ainda o inglês Phil Davies como produtor associado.
Tal como as três obras anteriores de Regina Pessoa, Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias parte do universo da infância da realizadora.
Comentários