No próximo dia 7 de fevereiro, às 20h30min, no Auditório da Escola Secundária de Lousada, realizar-se-á a cerimónia de entrega dos diplomas de certificação aos adultos que concluíram o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), no Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Lousada, e os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), na Escola Secundária de Lousada, durante o ano de 2019.
Os Centros Qualifica visam contribuir para o reforço da qualificação escolar e/ou profissional e mobilizar os cidadãos para a aprendizagem ao longo da vida, contribuindo, deste modo, para a sua empregabilidade. Estes destinam-se a todos os que procuram uma qualificação, tendo em vista o prosseguimento de estudos e/ou uma transição/reconversão para o mercado de trabalho, nomeadamente:
– Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com necessidades de aquisição e reforço de conhecimentos e reconhecimento de competências.
– Jovens que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou formação e não estejam inseridos no mercado de trabalho (Jovens NEET).
Assim, quem necessita de informação ou formação (conclusão do 4.º, 6.º 9.º ou 12.º ano ou formação numa determinada área específica ou técnica) deve dirigir-se ao Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Lousada (na Escola Secundária de Lousada), em qualquer momento do ano, sem custos e sem compromisso.
Em 2019, cerca de 580 pessoas procuraram o Centro Qualifica e todas foram orientadas e encaminhadas para diferentes tipos de ofertas de educação e formação: uns foram para cursos de Educação e Formação de Adultos; outros, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 357, concluíram o 12.º ano, que estava incompleto por faltar até seis disciplinas; alguns realizaram um processo de RVCC no Centro Qualifica; os restantes fizeram outras opções. Todos estes adultos que viram o seu processo concluído e certificado (nível básico ou nível secundário) vão receber o seu diploma de certificação no dia 7 de fevereiro. Será um momento memorável, pois cada um verá reconhecido publicamente o seu esforço.
É necessário valorizar a aprendizagem ao longo da vida! É preciso OLHAR PARA O FUTURO! Os adultos que vão receber o seu diploma fizeram isso e, no dia 7 de fevereiro, essa opção de OLHAR PARA O FUTURO vai ser reconhecida nesta cerimónia. Partilhe connosco esse momento!