por | 18 Fev, 2020 | Saber(or) Saudável

O Nutricionista nas Autarquias

O trabalho do nutricionista na autarquia modela-se como promotor de saúde e bem-estar da população. O Nutricionista, profissional de saúde, que labuta na construção de um modelo de educação para a saúde, em alimentação. Presença imperativa, num município preocupado com a saúde e progresso do concelho, respondendo às necessidades dos munícipes, zelando pela saúde e bem-estar.

As doenças do foro alimentar como, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias e algumas disfunções hepáticas têm uma componente ambiental. Porém, os fatores socioeconómicos e ambientais são influenciados por políticas, incorre assim, uma ligação das escolhas alimentares com o poder político e legislativo. Felizmente, nos últimos anos, cientistas e posteriormente alguns decisores políticos, reconhecem que, a saúde e os estilos de vida, em especial a alimentação e o exercício físico, estão interligados.

Os investimentos económicos e sociais podem ser promotores da saúde da população, o inverso também se aplica. Isto é, os investimentos económicos e sociais colocarem em risco a saúde e bem-estar desta. É necessário conhecimento e sensatez para uma gestão eficaz, dado que, todas as decisões políticas, independentemente da sua procedência, têm o potencial de influenciar a saúde. Assim se, as deliberações do decisor político não convergirem nesse sentido, estará a falhar na saúde daqueles que o elegeram. As responsabilidades devem ser claramente definidas e a contabilização destas deve ser visível para o público, intercedida na publicação de um relatório regular dos Investimentos na Saúde ao nível local; na contabilização dos ganhos em saúde em diversos pelouros/serviços regionais e locais; na organização de uma infra-estrutura capaz de implementar e coordenar um programa de Investimentos na Saúde.
A descentralização de competências tem atribuído às autarquias, cada vez mais responsabilidades. O nutricionista acompanha essas instâncias, tendo um papel cada vez mais preponderante, assegurando a promoção da saúde, a prevenção da doença e o bem-estar da população do município.
Em 2007, a Associação Nacional de Municípios Portugueses, apontou para que, se pudesse avançar com um novo conjunto de transferências de competências, nas áreas da Educação, Saúde, e da Ação Social. Neste novo conjunto de competências das autarquias, as questões da alimentação e nutrição ganham relevo e um lugar cativo.

O “Desafio de Verona” defende os nutricionistas na área da saúde pública, ao propor que toda a comunidade, nomeadamente, e muito em especial, as Autoridades Regionais e Locais, concedam capacidade de manobra àqueles que no seio da sua organização queiram investir na saúde e façam um voto explícito nessa matéria, como é o caso do Nutricionista.

O Nutricionista, promotor de saúde pública no concelho, atuará como um gestor de vários projetos, comunicando e dando projeção a atividades efetuadas e eventos desenvolvidos no âmbito da nutrição e alimentação, reforçando a saúde das populações e fortalecendo a imagem da autarquia, que ficará mais forte, será vista como, proactiva e reconhecida pelo seu envolvimento nas questões da atual saúde pública.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Grande polo de formação desportiva

ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E DESPORTIVA DE ROMARIZ Fundada em 1977, a Associação Recreativa e...

Mentes Brilhantes para abordar Cibersegurança

No dia 30 de novembro, quinta-feira, realiza-se uma nova edição de Mentes Brilhantes com o tema...

População pressiona Câmara para reabrir avenida Sr. dos Aflitos ao trânsito

PROBLEMAS DA CIRCULAÇÃO AUTOMÓVEL EM LOUSADA São várias as reclamações e sugestões que se colhem...

Nunca é tarde para realizar sonhos e concretizar projetos

JOSÉ FERREIRA NETO O “bichinho” da pintura esteve quase sempre presente na intensa vida artística...

Cecília Mendonça é uma super atleta

COMEÇOU NA PATINAGEM E ESTÁ NO TRIATLO Mãe de dois filhos, Francisco (5 anos) e Duarte (3 anos),...

«WE ARE» renovam oferta musical em Lousada

A MAIS RECENTE BANDA EM LOUSADA Por norma os músicos começam por praticar em estúdio ou sala de...

Tenham medo, muito medo, da Dark Web

A PROFUNDEZA OBSCURA DA INTERNET Cada vez mais a Internet é um mundo de oportunidades conhecidas e...

Inauguração da exposição “Unidos Venceremos!” com Pacheco Pereira

No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, vai ser inaugurada, hoje, 24 de novembro,...

Pedaladas Solidárias é o podcast de Joaquim Aires, com a assinatura d’O Louzadense

Em cada episódio, Joaquim Aires terá um convidado, para mergulhar em histórias inspiradoras de...

Editorial 109 | Podcasts O Louzadense

O jornal O LOUZADENSE tem vindo a afirmar-se de forma crescente e notória na nossa comunidade. É...

Siga-nos nas redes sociais