por | 18 Fev, 2020 | Saber(or) Saudável

O Nutricionista nas Autarquias

O trabalho do nutricionista na autarquia modela-se como promotor de saúde e bem-estar da população. O Nutricionista, profissional de saúde, que labuta na construção de um modelo de educação para a saúde, em alimentação. Presença imperativa, num município preocupado com a saúde e progresso do concelho, respondendo às necessidades dos munícipes, zelando pela saúde e bem-estar.

As doenças do foro alimentar como, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias e algumas disfunções hepáticas têm uma componente ambiental. Porém, os fatores socioeconómicos e ambientais são influenciados por políticas, incorre assim, uma ligação das escolhas alimentares com o poder político e legislativo. Felizmente, nos últimos anos, cientistas e posteriormente alguns decisores políticos, reconhecem que, a saúde e os estilos de vida, em especial a alimentação e o exercício físico, estão interligados.

Os investimentos económicos e sociais podem ser promotores da saúde da população, o inverso também se aplica. Isto é, os investimentos económicos e sociais colocarem em risco a saúde e bem-estar desta. É necessário conhecimento e sensatez para uma gestão eficaz, dado que, todas as decisões políticas, independentemente da sua procedência, têm o potencial de influenciar a saúde. Assim se, as deliberações do decisor político não convergirem nesse sentido, estará a falhar na saúde daqueles que o elegeram. As responsabilidades devem ser claramente definidas e a contabilização destas deve ser visível para o público, intercedida na publicação de um relatório regular dos Investimentos na Saúde ao nível local; na contabilização dos ganhos em saúde em diversos pelouros/serviços regionais e locais; na organização de uma infra-estrutura capaz de implementar e coordenar um programa de Investimentos na Saúde.
A descentralização de competências tem atribuído às autarquias, cada vez mais responsabilidades. O nutricionista acompanha essas instâncias, tendo um papel cada vez mais preponderante, assegurando a promoção da saúde, a prevenção da doença e o bem-estar da população do município.
Em 2007, a Associação Nacional de Municípios Portugueses, apontou para que, se pudesse avançar com um novo conjunto de transferências de competências, nas áreas da Educação, Saúde, e da Ação Social. Neste novo conjunto de competências das autarquias, as questões da alimentação e nutrição ganham relevo e um lugar cativo.

O “Desafio de Verona” defende os nutricionistas na área da saúde pública, ao propor que toda a comunidade, nomeadamente, e muito em especial, as Autoridades Regionais e Locais, concedam capacidade de manobra àqueles que no seio da sua organização queiram investir na saúde e façam um voto explícito nessa matéria, como é o caso do Nutricionista.

O Nutricionista, promotor de saúde pública no concelho, atuará como um gestor de vários projetos, comunicando e dando projeção a atividades efetuadas e eventos desenvolvidos no âmbito da nutrição e alimentação, reforçando a saúde das populações e fortalecendo a imagem da autarquia, que ficará mais forte, será vista como, proactiva e reconhecida pelo seu envolvimento nas questões da atual saúde pública.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Um milhão de euros de prejuízo na Adega

TENTATIVA DE REVITALIZAÇÃO PARA EVITAR INSOLVÊNCIA Há muito que se vem notando uma crise quase...

A Casa Nobre no Concelho de Lousada

Outros Dados Históricos (Volume II e III) - Casa da Lama VIII - (1ª Parte) Pertença da família...

Kafka através de Benjamin: Um Espelho para a Nossa Era Burocrática

Quem nunca se sentiu perdido nos corredores de uma burocracia impessoal, confrontado com regras...

Adolfo Fernandes promete dedicação a tempo inteiro a Meinedo

Adolfo Fernandes é o rosto escolhido pelo PSD para Meinedo, apresentando-se como uma alternativa...

Prescrição Social: Comunidade e Qualidade de Vida em prol da Saúde Psicológica

Atualmente, a preocupação com a saúde psicológica tem incentivado a procura por soluções que...

CRESCIMENTO EMPRESARIAL: A IMPORTÂNCIA DE UMA ESTRATÉGIA SUSTENTADA E FLEXÍVEL

Num contexto empresarial em constante mudança, torna-se essencial que as organizações adoptem uma...

A História é cada vez mais importante para evitar erros do passado

PEDRO MAGALHÃES: HISTORIADOR O professor Pedro Joaquim da Cunha Magalhães, de 44 anos, é natural...

“Continuamos a trabalhar para as pessoas”: Fernando Magalhães avança com nova candidatura

O PSD Lousada apresentou a recandidatura de Fernando Magalhães à presidência da Junta da União de...

Luís Carvalho quer “Uma Aparecida Mais Viva e Mais Próxima”

O PSD apresentou para freguesia do Torno (Aparecida), Luís Carvalho como candidato à Junta de...

Narcóticos Anónimos: uma ajuda silenciosa

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL TEM GRUPO EM LOUSADA Fundada em 1953 nos Estados Unidos, esta organização...

Siga-nos nas redes sociais