Com esta edição, completamos análise de um conjunto de “Grandes Louzadenses”, que teremos a honra de homenagear no próximo dia 14 de março. Nesse dia, a cooperativa InovLousada completará um ano de existência e parece-nos uma boa oportunidade de reunir todos os cooperantes fundadores e família, bem como agraciarmos as primeiras 21 “capas” de O Louzadense. Recordamos, que a InovLousada é detentora de O Louzadense, mas também se dedica a um conjunto de iniciativas sociais promotoras do envolvimento dos lousadenses e das instituições públicas e privadas. Ao ser fundada por cerca de 80 cooperantes, desde logo pretendeu disponibilizar aos lousadenses uma plataforma de comunicação social, que promova a divulgação da nossa identidade concelhia, do património cultural, histórico e natural. Tenciona também oferecer bens e serviços em diversos âmbitos, nomeadamente, no empreendedorismo económico, na inovação social, na promoção turística e na identidade cultural. Nesse sentido, irá dinamizar a marca registada “O LOUZADENSE”.
Nesta edição teremos a oportunidade de conhecer melhor Rosário Machado, que é mais uma cidadã convertida a Lousada, não só pelo seu extraordinário profissionalismo, como também pela sua intervenção social, nomeadamente no escutismo. Pessoa discreta, determinada, empreendedora e cativante pelo seu enorme conhecimento cultural, bem como pela sua voz suave e tranquila.
Daremos nota dos desenvolvimentos e das surpresas que vão surgindo da associação responsável pelo Campo de Tiro, bem como da associação desportiva de Lousada (ADL).
Trazemos mais um tema à discussão pública, apesar de já ter sido votada a sua legalização, referimo-nos à Eutanásia. Ouvimos algumas sensibilidades que o tema provoca, ilustrando assim que a discussão pública é sempre uma forma democrática de abordar temas de grande impacte social.
Merece-nos dedicação o “Carnaval” escolar e concelhio, onde cada um tenta alegrar estes momentos de folia e divertimento. Cada vez mais temos um cortejo animado nas ruas lousadenses, proporcionando boas momentos aos de cá e a quem nos visita.
Os nossos leitores continuarão a ter a rubrica dos “Louzadenses com Alma”, desta vez dedicada a Ana Perdigão de Romariz, bem como a nossa atenção pelo que se faz nas freguesias a nível associativo, nomeadamente a União Cultural e Recreativa de Boim.
E assim se constrói mais uma edição, recheada de temas pertinentes, que proporcionarão aos nossos leitores a oportunidade de se inteirarem do que por cá vai acontecendo.
Boa leitura!
Editorial da edição de O’Louzadense de 28 de Fevereiro

Comentários