Fausto Oliveira, presidente da União de Freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga, enviou uma carta aberta para o senhor presidente da CM de Lousada com medidas para contenção do Covid-19.
Tendo em conta as medidas de contenção do covid-19, decretadas há cerca de uma semana e de outras que tem vindo a ser aplicadas e aconselhadas aos cidadãos de Lousada e um pouco por todo o país, esta Junta de Freguesia tem estado atenta ao sentir da população desta União de Freguesias e nesse sentido vem por este meio:
1. Dar apoio às medidas, recomendações e solicitações e ações que V/ Exa., o Executivo Municipal e serviços camarários tem vindo a implementar;
2. Mostrar total disponibilidade desta Junta de Freguesia, no que toca aos equipamentos, carrinhas, funcionários e outros equipamentos que se revelem importantes para ajudar nesta situação de crise.
3. Solicitar que a Câmara Municipal, extraordinariamente, aprove uma medida de isenção ou desconto de 50% dos consumos de água e RSU, no período vigente desta crise, para todos as famílias do concelho de Lousada;
4. Suspender por 3 meses o corte de água às famílias com atrasos no seu pagamento
5. Solicitar que seja endereçada, por parte da Câmara Municipal de Lousada, ao Governo e às empresas de distribuição elétrica um pedido de carência no pagamento da fatura da luz e a aplicação de um desconto extraordinário na faturação, a aplicar nos meses de vigência desta crise covid-19;
6. Solicitar a aquisição e distribuição de máscaras e luvas ao comércio tradicional, IPSS, Juntas e outros serviços municipais, como medida de apoio à manutenção da suas atividades, perante o avizinhar de um longo período que será incomportável com uma paragem total da atividade económica de micro e empresas familiares;
7. Solicitar a desinfeção de espaços públicos de maior frequência de cidadãos.
8. Criação de um serviço de cantina, com preparação de refeições a distribuir em primeiro lugar pelas famílias das crianças sinalizadas no apoio escolar e por outros casos de idosos e famílias que venham a ser sinalizadas em virtude da evolução e permanência desta crise.
9. Disponibilizar uma linha de atendimento e apoio psicológico para os cidadãos de Lousada.
Esperando poder ter da parte da V/ Exa a atenção e estudo necessários das medidas e solicitações por nós apresentadas, reforçamos mais uma vez a disponibilidade total desta Junta para colaborar nas medidas que estão ou venham a ser implementadas, a acrescentar àquelas que nós próprio já estamos ou iremos implementar.
Concordo plenamente com estas medidas, uma vez que segundo parece,esta epidemia veio para durar, o que vai trazer grandes transtornos a toda a população e não só, pelo que mais que nunca deveremos estar unidos nesta luta que é de todos.
Parabéns pelo interesse em minimizar o desconforto que esta pandemia nos traz.
É crucial tomar estas medidas.
O caus vai inevitavelmente abalar as populações.
Devemos tomar consciencia e apoiar quem mais precisa.
A vida pede urgentemente vida.
Sejamos todos por todos.
Aplauso pela solidariedade.