por | 6 Abr, 2020 | Opinião, Saber(or) Saudável

A Nutrição/Alimentação no Futebol

O Futebol é um dos desportos mais populares no mundo, que tantas paixões despoleta. A competitividade e rivalidade existentes entre os clubes de futebol exigem rigor e acuidade, entra assim, em jogo a Nutrição/Alimentação.

Um jogo de futebol reflete em campo, a preparação que houve para o mesmo, as repercussões no agora e no futuro, que adverte análise e ajustamentos sobre os efeitos produzidos no corrente jogo e nos seguintes. Durante o jogo e/ou após o mesmo vagueia aos que assistem, várias hipóteses para o insucesso, ora por falta de técnica, ora por falta de preparação física, ora por parte dos arbítrios, salva-se a preparação Nutricional/Alimentar que, se isenta de culpas. Serve tal, para mote de reflexão, entender o corpo humano como um sistema complexo em que, o todo está interconectado, percebendo a importância de analisar os detalhes, por ínfimos que sejam, com interferência no desempenho dos futebolistas. Assoma, no detalhe a Nutrição/Alimentação no desporto, ponto determinante para o desempenho. A Nutrição/Alimentação interfere no rendimento, na performance e na recuperação do desporto praticado, nomeadamente, o Futebol. Assim, além de maximizar a performance, um futebolista pode permanecer saudável e evitar lesões através da adoção de hábitos alimentares adequados.

Porém, é determinante a consciencialização da importância da alimentação no rendimento desportivo, combatendo mitos e crenças erradas sobre a alimentação que acompanham jogadores, treinadores e até médicos no futebol. Pelas evidências científicas, no cômputo do desporto, os clubes começam a reconhecer a importância da presença dos nutricionistas, responsáveis pela alimentação dos futebolistas, crucial para as equipas seniores, bem como, para os escalões de formação. A alimentação além de contribuir para a performance, é decretória para um correto crescimento e desenvolvimento, dos jovens futebolistas. Assim, o papel do Nutricionista irá contribuir para engrandecer e potenciar a qualidade dos jogadores e clubes.

Em conjunto com outros fatores, a Nutrição e Alimentação, são determinantes para o desempenho desportivo de um futebolista, nomeadamente, evitar a perda de qualidades técnicas e físicas durante treinos e jogos; tirar o máximo proveito das adaptações ao treino; atrasar a sensação de fadiga; prevenir lesões e doenças e obter uma composição corporal ideal, de importância relevante para serem ignorados pelos clubes de futebol.

As necessidades energéticas diárias de um futebolista rondam as 60 kcal/kg de massa magra. Um futebolista de alta competição deve ingerir entre 7-10g/kg por dia de hidratos de carbono e 1,4-1,7g/kg de proteínas, tendo em consideração, as particularidades dos momentos de ingestão. A ingestão de gordura não deve exceder os 30% do valor energético total diário. É de revelo, a hidratação, bem como, reposição de fluidos e eletrólitos. No que reporta, a suplementos, os usados e permitidos no futebol são a cafeína e a creatina com benefícios comprovados.

Está dado, o pontapé de saída do papel proeminente da Nutrição/Alimentação no desporto/Futebol, para que, os clubes desportivos e os desportistas chutem a bola rumo à vitória.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Andreia Moreira

Socorro, o meu filho (a minha filha) pratica desporto!

Hoje em dia é valorizada a prática de desporto nas camadas mais jovens, o que implica uma série de...

Escola de Lodares assinala centenário do Coronel Soares de Moura

Livro impresso e digital, exposição documental, desdobrável e sessão de teatro: a escola básica de...

FESTIVAL VILA 2024

O Festival Vila está de regresso, de 28 a 30 de junho, no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, com...

Os lousadenses são pessoas honradas

Manuel Luís Bessa Sousa, um especialista financeiro É uma pessoa conhecida da generalidade da...

Novo alojamento local: Sorte do Paço

ONDE A MODERNIDADE COMBINA COM TRADIÇÃO Este é o mais recente alojamento local da região, que...

Mau comportamento de pais nos jogos de futebol dos filhos é preocupante

BERROS, INSULTOS, INVASÕES DE CAMPO, AGRESSÕES NA BANCADA Na entrevista ao treinador do Aparecida,...

COPAGRI acolhe Dia do Produtor PEC Nordeste

Decorreu esta manhã, no auditório da Copagri, o Dia do Produtor PEC Nordeste. Do programa desta...

USF Torrão e UCC Lousada certificadas pela Direção-Geral da Saúde

A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa tem agora mais 10 Unidades de Saúde Familiar...

Editorial 123 | Identidade e Espírito Comunitário em Lousada

Lousada, com a sua rica história e tradições, sempre foi um exemplo de comunidade unida. No...

LADEC espera reunir 700 bombos em Lousada

No próximo sábado, às 21h30 horas, realiza-se a Noite de Bombos da LADEC, que vai percorrer o...

Siga-nos nas redes sociais