Nestes dias em que a Covid-19 obriga a fazer alterações no quotidiano foram várias as pessoas e empresas que se mobilizaram para fornecer meios tecnológicos às crianças e jovens que deles necessitam, sendo imprescindíveis para dar suporte à estratégia adotada pelas escolas.
Também o Município adquiriu computadores com ligação à internet que, esta semana, vão ser distribuídos pelas escolas para empréstimo aos alunos.
Os Agrupamentos de Escolas desmontaram as suas salas de informática para cederem os computadores. Muitas famílias fizeram um esforço adicional no seu orçamento para suprirem esta necessidade, a que se juntaram Juntas de Freguesia, mas que não resolve totalmente a situação.O mercado não dispõe de computadores a preços razoáveis e em quantidade suficiente para entrega imediata, não sendo viável encomendar agora e receber no final deste período letivo.
Muitos particulares e empresas têm disponibilizado máquinas já obsoletas, mas que, com pequenas reparações e formatação são ainda capazes de cumprir esta missão de emergência que vivemos. Assim o Município em colaboração com os Agrupamentos de Escolas e lojas de informática vai, de imediato, disponibilizar vales de 30€ a serem distribuídos pelas escolas aos alunos dos escalões A e B, para fazer face a estas despesas. O valor resulta de uma auscultação ao mercado e pretende diminuir os custos de reparação, em que se inclui a mão de obra e peças como a webcam, bem como a formatação. A autarquia solicita aos estabelecimentos comerciais de reparação de computadores que estejam interessados em receber estes Vales do Município que se inscrevam no formulário através do link https://forms.gle/AEtMGRi45amsZJiVA
Comentários