Atletas de Alto Rendimento treinam no Complexo Desportivo

As competições desportivas estiveram paradas durante semanas, aliás, como toda a atividade desportiva no concelho. No entanto, existem casos que são exceções, por se tratar de desporto de alto rendimento. Esse é o caso das atletas Sara Catarina Ribeiro e Salomé Rocha, ambas do Sporting Clube de Portugal, que continuaram a realizar os treinos no Complexo Desportivo. 

Também a Federação Portuguesa de Ténis elaborou um plano de retoma de algumas das atividades, de modo faseado, em consonância com autoridades de saúde, nomeadamente com a Direção-Geral de Saúde e com o Instituto Português do Desporto e Juventude. No caso da Associação de Ténis do Porto a articulação foi ainda feita com o Município, para a utilização dos courts de ténis cobertos do Complexo Desportivo.

O Vereador do Desporto, Dr. António Augusto Silva, salienta que “desde o passado dia 4, que é possível retomar a prática de desportos individuais ao ar livre, pelo que a pista de atletismo e os campos de ténis descobertos, já podem ser usados pelos atletas, mas com medidas restritivas a nível de número de atletas e condições de utilização”.

Atletas de Alto Rendimento de Ténis em Lousada

Desde o dia 22 de abril que a Selecionadora Nacional Feminina de Ténis, Neuza Silva, está em Lousada treinar seis atletas do Centro de Alto Rendimento da região norte, nomeadamente a Francisca Jorge, atleta de Guimarães que venceu no ano passado o Lousada Indoor Open.

Os treinos são realizados nos courts cobertos no Complexo de Desportivo de Lousada.

Esta foi a solução encontrada, pois a “base da Federação Portuguesa de Ténis no Porto ainda não tem campos indoors e em Lousada temos os courts indoors totalmente adequados para os dias de chuva”, como refere Neuza Silva. A selecionadora refere ainda que “os treinos fazem parte do plano de trabalho do Centro de Alto Rendimento, após uma pausa forçada devido à Covid-19. Os atletas estiveram isolados nas suas próprias casas com as famílias, desde 13 março. Foi mantida a rotina diária de treino físico, ténis teórico, prevenção de lesão e treino mental através de Skype”.

A atleta Francisca Jorge mostra-se agradada com o retomar dos treinos de ténis, ainda que com cuidados acrescidos.

Os atletas têm estado a treinar no Complexo Desportivo do Monte Aventino, no Porto, mas porque a infraestrutura não tem courts cobertos, surgiu a possibilidade de efetuar estes treinos em Lousada.

Francisca Jorge conhece as instalações de Lousada, salientando “os courts de ténis cobertos são muito adequados ao que pretendemos que, neste momento, é treinar em segurança”.

Relativamente às diferenças em tempo da Covid-19, “passam por não poder tocar nas mesmas bolas do parceiro de treino, ter de estar a uma certa distância de segurança, não poder tocar em nada que não seja nosso, estar constantemente a desinfetar as raquetes como medida de prevenção”, destaca ainda a atleta.

Para o Dr. António Paes de Faria, Presidente da Associação de Ténis do Porto, “Lousada tem umas instalações de ténis no seu Complexo Desportivo que, apesar de ainda não estarem completas, oferecem já uma qualidade de equipamentos de referência e que têm sido escolhidos pelas Seleções Nacionais e pelos trabalhos do Centro de Alto Rendimento quando estão no Norte de Portugal”.

O dirigente do ATP salienta também que “Lousada tem sido uma segunda casa para todos melhores atletas do ténis nacional, seja na presença em estágios da Federação Portuguesa de Ténis ou da ATP, seja na participação do Campeonato Nacional Sub18, na Winter Cup, no Lousada Junior Cup ou na prova profissional feminina Lousada Indoor Open”.

Atleta Lousadense prepara participação nos Jogos Olímpicos

Sara Catarina Ribeiro, atleta do Sporting Clube de Portugal, está também a utilizar a Pista de Atletismo do Complexo Desportivo desde que a Covid-19 chegou a Lousada.

Como a própria destaca “quando foi decretado o estado de emergência, ainda estava de pé a possibilidade da realização dos Jogos Olímpicos (JO) este ano. O Município de Lousada, sensível a esse facto, sempre me disponibilizou a Pista de Atletismo para que me pudesse preparar da melhor forma, com condições de excelência, das melhores que podemos encontrar em Portugal”.

Com o adiamento dos JO para 2021, Sara Catarina Ribeiro, que estava apurada para a competição, continuou a efetuar a preparação no Complexo Desportivo, mas de um modo menos intenso.

A atleta de alta competição refere que se tem mantido “ativa e realizando os treinos prescritos pelo treinador, aproveitando ainda para fazer algum trabalho diferente que em condições normais não teria tanta disponibilidade para esses detalhes”.

Quanto ao estado de espírito, a atleta do Sporting Clube de Portugal, destaca que “inicialmente foi de tristeza, como é óbvio, pois estes seriam os primeiros Jogos Olímpicos em que participaria. Agora é ter o sonho adiado por mais um ano, com a incerteza de conseguir um dos três lugares. Mas as condições assim o obrigaram e o mais importante é garantir a saúde de todos para que possamos voltar à normalidade com toda a segurança”.

“Vem correr com Sara Catarina Ribeiro” é um projeto que tem desenvolvido com pessoas de Lousada que gostam de atletismo e que também se encontra adiado. No entanto, continua a existir contacto com os atletas através das redes sociais, “estando todos ansiosos para que possamos voltar muito em breve aos treinos e estar todos juntos”.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Andreia Moreira

Socorro, o meu filho (a minha filha) pratica desporto!

Hoje em dia é valorizada a prática de desporto nas camadas mais jovens, o que implica uma série de...

Escola de Lodares assinala centenário do Coronel Soares de Moura

Livro impresso e digital, exposição documental, desdobrável e sessão de teatro: a escola básica de...

FESTIVAL VILA 2024

O Festival Vila está de regresso, de 28 a 30 de junho, no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, com...

Os lousadenses são pessoas honradas

Manuel Luís Bessa Sousa, um especialista financeiro É uma pessoa conhecida da generalidade da...

Novo alojamento local: Sorte do Paço

ONDE A MODERNIDADE COMBINA COM TRADIÇÃO Este é o mais recente alojamento local da região, que...

Mau comportamento de pais nos jogos de futebol dos filhos é preocupante

BERROS, INSULTOS, INVASÕES DE CAMPO, AGRESSÕES NA BANCADA Na entrevista ao treinador do Aparecida,...

COPAGRI acolhe Dia do Produtor PEC Nordeste

Decorreu esta manhã, no auditório da Copagri, o Dia do Produtor PEC Nordeste. Do programa desta...

USF Torrão e UCC Lousada certificadas pela Direção-Geral da Saúde

A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa tem agora mais 10 Unidades de Saúde Familiar...

Editorial 123 | Identidade e Espírito Comunitário em Lousada

Lousada, com a sua rica história e tradições, sempre foi um exemplo de comunidade unida. No...

LADEC espera reunir 700 bombos em Lousada

No próximo sábado, às 21h30 horas, realiza-se a Noite de Bombos da LADEC, que vai percorrer o...

Siga-nos nas redes sociais