As Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPIs) da Santa Casa da Misericórdia de Lousada mantém o isolamento voluntário, para que neste período de desconfinamento gradual se compreenda como vai decorrer a evolução epidemiológica da pandemia COVID 19 e depois, então, assumir e planear o desconfinamento no funcionamento das ERPIs.
Os colaboradores das ERPIs mantém a realização de testes ao COVID antes da entrada ao serviço na ERPIs, assim como todos os idosos foram testados e todos os resultados deram negativo.
Os familiares têm mantido contacto regular com os idosos, através dos meios tecnológicos que a SCML disponibiliza e, assim, têm mantido a ligação afetiva. Estes têm demonstrado compreensão para a continuidade desta medida de proteção aos idosos, partilhando mensagens de carinho e gratidão.
Durante este período de confinamento a SCML tem mantido o apoio junto dos cuidadores informais que estavam em acompanhamento com a equipa do Centro de Apoio ao Cuidador Informal de Lousada, através de atendimento telefónico, mantendo, sobretudo, o apoio psicossocial junto destes e apoio na resolução de problemas, que acrescem com o impacto do isolamento social.
Comentários