As superstições e os ensalmos II

São imensos e variados os ritos, usos e costumes praticados nesta nossa região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega nomeadamente os que estão ligados às superstições e ensalmos, “talhes” e benzeduras, passando pelas crendices e “remédios” populares.
A crónica anterior dedicamo-la ao “talhar o bicho” e vamos continuar por mais algumas rubricas com mais talhamentos e ensalmos:

“TALHAR AS AFTAS”: – À noite, firma-se uma estrela que esteja do lado dum rio ou ribeiro próximo (só no final do ensalmo é que se pode deixar de fixar a estrela).
Usam-se nove carvões para talhar as aftas, três vezes por dia (quando houver estrelas) e durante três dias. Com um carvão de cada vez, “benzendo” em cruz, junto da boca da pessoa afetada, diz-se a seguinte ladainha: – “Óh!… minha estrelinha dos lados de além, tira as aftas que (fulano) tem. Pelo poder de Deus, e da Virgem Maria, levai-as convosco para os lados do além”.
No fim da última vez de cada dia, diz-se: “- Assim como as pessoas da Santíssima Trindade são três, elas querem e podem, assim este mal vá e nunca mais volte. Dá-se meia volta em redor da pessoa e deitam-se os carvões para trás das costas!…”.

“TALHAR o FARFALHO/ALFOFA (boca esbranquiçada – micose na mucosa da boca; rouquidão/pieira, principalmente nos bebés)”:- talhamento três dias seguidos, junto de uma fonte de água corrente, e com um pano vermelho encharcado em água, passa-se na boca do bebé, dizendo as seguintes palavras: – “Farfalho sai daqui que porco e porca comeram aqui!…” ou “Alfofa sai daqui que a água corredia vai atrás de ti!…” e termina-se com: “Milagroso S. Silvestre, quanto eu faço que tudo preste. Nosso Senhor Jesus Cristo seja verdadeiro Mestre”.

“TALHAR O TRASORELHO (PAPEIRA)”: – Coloca-se um jugo dos bois, ainda quente (do uso), no pescoço da pessoa doente e com uma faca faz-se o Sinal da Cruz 9 vezes e diz-se: – “Assim como o boi vento canga aqui, trasorelho sai-te daqui e assim te seques aqui!…” e “Em louvor de S. Pedro, S. Paulo e S. Silvestre e a Virgem Nossa Senhora seja o verdadeiro Mestre”. Termina com um Padre-Nosso e uma Avé-Maria.

“TALHAR O AR (mal de inveja)”: – Conforme se vai dizendo a reza, vai-se atirando sal para trás das costas, 3 vezes, dizendo: – “Ar, Céu e Estrela vejo. Se esta criatura trouxer ar ou arejo para trás das costas o desejo!…” ou “ Deus te gerou, Deus te criou, Deus ao mundo te deitou. Deus acanhe quem te encantou. Deus desembruxe quem te embruxou e desenfeitice quem te enfeitiçou!..” ou ainda em outras aldeias “Arde morto excomungado, arde inveja, arde corrupta. Figueira branca, figueira preta. Eu “rastalho” (?!), te arrasto para o mar “calhado” (?!), para onde não cante galinha nem galo. Para as profundezas do inferno”

“TALHAR A ECTERÍCIA – TRÍCIA (popular)”. Cura através da medicina popular: – Junta-se a urina do doente durante um dia. Deita-se num pote branco juntamente com um litro de vinho branco, uma pouca de salsa esmagada e uma porção de canela. Mistura-se tudo e põe-se, com o pote sem tampa, três noites ao sereno (relento). Depois de passar esse tempo, é bebido um quarteirão (quarta parte de um quartilho – 1 quartilho mais ou menos 0,35 litros), em jejum, todos os dias até acabar.
Cura através do talhamento: – A pessoa cuja pele e olhos estavam amarelos procurava quem soubesse talhar e, durante três dias seguidos, ficava em pé, enquanto a “talhante” com um Terço numa das mãos, fazia cruzes por todo o corpo e dizia:- “Nossa Senhora, Santa Trícia mandou talhar a trícia, lixa lixão, fogo, lobo(!) e Lázaro, Credo Jesus, assim como isto é verdade, trícia tu mais não lavras”. No final reza-se o Credo.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Tanto talento e humildade numa pessoa só

JOÃO DA MOTA TEIXEIRA Este cristelense de 78 anos tem tanto de discreto e humilde como de talento...

Estradas esburacadas 

ACONTECE UM POUCO POR TODO O CONCELHO As chuvas intensas que caíram neste inverno contribuíram...

“O Julgamento do Natal”

Nos dias 22 e 23 de março, a Nova Oficina de Teatro e Coral de Lousada, para finalizar o Dia do...

COPAGRI CONTINUA COM LITÍGIO INTERNO

“Arrumar a casa” para investir no supermercado, mas anterior direção insiste com ação judicial Por...

Adriano Rafael Moreira é o novo Secretário de Estado do Trabalho

TERCEIRO LOUSADENSE NUM GOVERNO CONSTITUCIONAL A tomada de posse de Adriano Rafael Moreira,...

Editorial 118 | Um lousadense no Governo de Portugal

Não é todos os dias que temos um lousadense no Governo de Portugal, sendo, por isso, motivo de...

~ in memoriam ~

Armando José Gonçalves da Costa (1946 – 2024) Faleceu a 26 de Março o estimado dono do Mini...

Lousada recebe o Mega Sprinter

Lousada recebe, nos dias 19 e 20 de abril, o XVIII Mega Sprinter. A atividade envolve 25 comitivas...

Seminário da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa

Lousada recebe o III Seminário da Unidas — Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega...

Noites da Juventude apresentam We Are

O segundo evento no âmbito das Noites da Juventude realiza-se dia 12 de abril. A partir das 22h00,...

Siga-nos nas redes sociais