As festividades em honra da Nossa Senhora da Ajuda este ano não se realizaram nos moldes do costume devido à pandemia, ficando prometida para o próximo ano uma grande festa.
Ricardo Moreira encabeça a comissão de festas, nomeada pela sua antecessora, como manda a tradição. “Fomos nomeados 12 e aceitamos dez, que integram a comissão atual: António Mota, Diogo Martins, José Silva, André Pinto, André Ribeiro, Agostinho Ribeiro, Armando Sousa e o Cristiano Sousa”, conta. A nomeação aconteceu ainda a festa não estava terminada, no domingo de manhã. Na segunda-feira, último dia de festa, dia de marchas e sardinhada, já a nova comissão começava a angariar fundos para o ano seguinte.
António Mota, o mais velho da comissão, é como um pai para o grupo e também ele arregaçou as mangas nessa segunda-feira: “Eu, por acaso, só estive à noite, ajudando no peditório das marchas”, diz. Adepto da tradição, não dispensa a sardinhada.
Diogo Martins e José Silva já contavam um dia serem nomeados festeiros e foi com orgulho que assumiram a função: “Todos os anos é mais que uma festa, é um orgulho, é o culminar da nossa adolescência, a passagem à idade adulta. Casamos e a partir daí sabemos que ano menos ano seremos festeiros”, explica José Silva.
“Passagem da burra” faz parte da tradição
Até à paragem devido à pandemia, foram realizadas várias atividades, com destaque para a “passagem da burra”. O animal é entregue à nova comissão, sendo uma espécie de passagem de testemunho. “Como dissemos, começamos logo a trabalhar. Na semana seguinte, fizemos o percorrer da burra, que simboliza a transmissão de uma comissão para a outra. Recebemos a burra na segunda-feira e depois passeamos com ela pela freguesia”, conta Ricardo Moreira.
A comissão preparou um cartaz que, em princípio, transitará para o próximo ano: “Tínhamos a Ludmilla como cabeça de cartaz. O Rúben Aguiar na Sexta. No sábado, além da Ludmilla, o Matay. No domingo, tínhamos MC Gury. Podemos ter de alterar um ou outro, mas a base é esta”, diz o presidente da comissão.
Segundo José Silva, o principal objetivo foi criar um cartaz para a juventude, não esquecendo as outras faixas etárias: “Por exemplo, o cantor popular Ruben Aguiar é uma escolha neste sentido. Mas tivemos a preocupação com os jovens, pois temos a praça Sagres com DJ’S, sendo uma festa muito virada para os jovens”.
Em relação às bandas de música convidadas, devido à indisponibilidade de agenda de uma das bandas convidadas, haverá alterações.
“Iluminar Nevogilde” poderá continuar no próximo ano
Apesar da pandemia, a Nossa Senhora da Ajuda não foi esquecida este ano. No sábado de manhã, o grupo de bombos percorreu a freguesia e à noite atuou o Rúben Aguiar num trio elétrico que percorreu também a freguesia. A tradição do fogo não foi esquecida. No domingo, realizaram-se as celebrações religiosas e, à noite, teve lugar a atividade “Iluminar Nevogilde”. António Mota conta-nos como foi: “Andamos a vender umas caixinhas com fogo de artifício e, às dez horas da noite, lançamos três morteiros. No final do terceiro, ligaram-se todas as caixas, toda a gente acendeu as suas caixinhas para iluminar Nevogilde, o que fez uma frente de fogo espetacular. Chegamos a vender centenas de caixas de fogo de artifício. Nos próximos anos, poderá ser uma ideia para continuar”. Diogo Martins dia que a comunidade gostou: “Compreenderam a situação e aderiram à festa dentro das possibilidades, tanto no trio elétrico como no “Iluminar Nevogilde”. Sentimos muito o apoio dos Nevogildenses. Os comentários e as reações foram muito positivos.”
O próximo ano será de continuidade do projeto para esta comissão, que não terminou a sua missão. “É importante que as pessoas estejam sempre connosco, que nós vamos tentar fazer o melhor para a freguesia, o melhor para a festa. Agradecemos a quem nos ajudou a fazer esta mini festa e desejamos que para o ano nos apoiem e continuem a ajudar”.
Ricardo Moreira deixa, ainda, um abraço a todos os colegas que não puderam marcar presença na entrevista com O Louzadense e mostrou-se confiante na forte união do grupo para fazer uma grande festa em 2021, assim o permitam as condições de saúde pública.