Entramos na fase final do PTRX e desta feita a caravana deslocou-se até Montalegre.
Montalegre recebeu assim a 5ª etapa do campeonato nacional de Rallycross, Kartcross e Super Buggy, prova esta organizada pelo CAVR (Clube Automóvel de Vila Real).
À partida para a 5ª jornada do PTRX, a luta pelos títulos era intensa, principalmente nas categorias S1600, Kartcross e nacional A 1.6. Após este fim de semana ficaram ainda mais dúvidas no ar, colocando a decisão do título para a 6ª e última etapa, que se realiza em Sever do Vouga de 14 a 15 de Novembro.
Nas classes 2RM e Super Car foi o coroar dos campeões já em Montalegre, sendo a jovem piloto de Guimarães, Andreia Sousa e o aveirense José Lameiro, campeões das respetivas categorias, que felicitamos desde já.
Nacional A 1.6
A divisão Nacional A 1.6,contou com a presença de 5 pilotos, todos eles muito competitivos.
O lousadense Américo Sousa venceu 2 das 4 corridas de qualificação, o que o deixava bem posicionado para a final e aproximando-se ainda mais do topo da classificação na luta pelo título. Após um fim de semana em que Leonel Sampaio, jovem piloto Lousadense, também não foi além de um 4º lugar na final, adiou assim a decisão do título para Sever de Vouga.
O grande vencedor do fim de semana foi o jovem talentoso piloto Leandro Macedo, que para além de vencer a segunda e quarta corrida, levou para casa a vitória na final.
2RM
Na divisão 2RM, o título foi entregue, como já mencionado, a Andreia Sousa, mas o grande vencedor do fim de semana foi o Lousadense José Artur Teixeira, que teve uma “luta” incrível na final com o penafidelense Adão Pinto. De facto, viveram-se momentos de grande espetáculo proporcionados pelos dois.

O lousadense Daniel também compete na divisão, e tem vindo a evoluir neste ano de estreia, sendo certamente um piloto a ter em conta em 2021.
Super Buggy
O vencedor do fim de semana foi Pedro Rabaço. Numa divisão, que contou com 6 participantes, o título está matematicamente entregue a Nuno Godinho.
Super Iniciação
Na classe Super Iniciação, o grande vencedor foi Rafael Rego, seguindo-se Gonçalo Novo e André Monteiro.
Os jovens prodígios do rallycross adiaram a decisão do título para Sever de Vouga. A luta mantem-se intensa e será certamente mais uma grande demonstração que vão dar já em Novembro.
S1600
A classe rainha do rallycross contou com uma lista de inscritos magnífica.
O lousadense António Sousa venceu 3 das 4 corridas de qualificação, depois de não ter participado em Mação, Sousa estava a ter um fim de semana espetacular e a correr da melhor forma durante as corridas de qualificação.
Rogério Sousa foi o piloto que venceu a segunda corrida de qualificação, e assim mantendo a forma magnífica com que se tem demonstrado na luta pelo título.

Joaquim Machado, chegava a Montalegre e com o foco de vencer de forma a manter a luta pelo título mais intensa, envolvido num “capotanço” ao final da reta da meta, conseguiu regressar para a final, graças ao grande trabalho de toda a sua equipa KAXA & MOTOR, por outro lado o seu irmão Jorge Machado era um homem a ter em conta, visto ter vencido Mação e já em Castelo Branco ter dado uma magnífica demonstração de foco e luta.
André Sousa da Tsl, apresentou-se ao leme do Ford Fiesta da Bompiso, e desde cedo demonstrou que estava em perfeita ligação com a máquina, sendo segundo em duas corridas de qualificação.
O lousadense José Eduardo Queirós e Bruno Gonçalves tiveram um fim de semana difícil, no entanto sempre a de mostrar que estão para lutar pela vitória.
Chegada a final, e digamos que imprópria para cardíacos, o grande vencedor foi Jorge Machado, seguindo-se de André Sousa e Joaquim Machado, os outros pilotos não concluíram a final, Rogério Sousa, José Queirós, Bruno Gonçalves e António Sousa.
De Salientar que Jorge Machado é o único piloto a vencer duas corridas na classe rainha este ano, e assim também esta na luta apelo titulo, que será entregue em Sever de Vouga.
Kartcross
Na divisão Kartcross tivemos em Montalegre a presença de 4 pilotos Lousadenses (Joca Gonzaga, Pedro Marques, Tiago Freitas e José Soares).
Pedro Marques, demonstrou todo o fim de semana uma evolução fantástica, fruto de todo empenho e a dedicação, que lhe garantiu um fantástico 6º lugar na final.

Tiago Freitas, que se apresentou em Montalegre no top 5, teve um fim de semana um pouco difícil, não conseguindo impor-se durante as corridas de qualificação e alcançando um 9º lugar na final.
José Soares, após paragem regressou às pistas este fim de semana, terminando em 11º lugar.
Joca Gonzaga o Bicampeão Nacional, chegava a Montalegre focado e com o pensamento na vitória, pois só assim o título seria possível. Nos treinos livres, Joca fez o segundo lugar, logo atrás de Rosário, o que se previa um fim de semana nos lugares cimeiros.
Chegada a final, o grande vencedor foi o lousadense Joca Gonzaga, com uma final espetacular, em que dominou do princípio ao fim, e com isto colocou a luta pelo título ao rubro, adiando a entrega do título para Sever de Vouga. De salientar, que em 2018 foi precisamente nesta pista, que Joca conquistou o título de campeão Nacional, o que poderá ser bom sinal.
Até Sever de Vouga….
