O ano letivo 2021-2022 começa na próxima semana e o Município apresenta novidades para os alunos que frequentam o ensino pré-escolar e o 1.º ciclo, diversificando o conjunto de atividades, de modo a que cada vez mais a escola seja conhecimento, mas onde esteja patente a parte lúdica e divertida.
Os alunos que frequentam o ensino pré-escolar vão ter, dentro da componente letiva, Literatura Emergente e Atividade Física e Motricidade. Estas novas valências resultam das necessidades identificadas pelas educadoras de infância junto dos mais pequenos. No prolongamento de horário tem continuidade a Hora do Conto, a Atividade Física e Desportiva e a Natação.
Competências Digitais e Musicoterapia para o 1.º ciclo
No que respeita às Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) existem algumas novidades prevista. Os alunos do 4.º ano vão frequentar a atividade designada “Competências Digitais”, com a finalidade de promover a cidadania digital ativa, crítica e responsável. O desenvolvimento destas ações é feito com recursos a equipamentos próprios ou disponibilizados pelo Ministério da Educação.
A Musicoterapia é outra das novidades implementadas pelo Município. A atividade destina-se a alunos com medidas de suporte de aprendizagem e inclusão. A Musicoterapia tem como objetivo primordial estimular o movimento cognitivo, através de técnicas musicais. Entretanto, mantêm-se a Atividade Lúdico-Expressiva, para os alunos do 1.º e 2.º anos, e ainda o Xadrez para o 3.º ano.
A Música e a Atividade Física e Desportiva (AFD) são as outras atividades para todos os anos do 1.º ciclo. Os alunos do 1.º e 2.º frequentam a atividade de AFD até à interrupção do Carnaval e depois passam a frequentar atividade de adaptação ao meio aquático.
Os alunos do 3.º e 4.º anos iniciam com Natação e depois AFD. Enquanto se mantiverem as restrições impostas pela DGS, fruto da Covid-19, a atividade de natação é substituída por Técnicas de Relaxamento, promovendo momentos mais descontraídos, o bem-estar e a saúde em geral.