O Louzadense estreou-se nesta campanha autárquica com um debate que marcou seguramente a atividade jornalística do nosso concelho e ficará na história dos debates autárquicos. Consideramos que prestamos um bom serviço público a Lousada e a todos os lousadenses da nossa diáspora. Realçamos que foi um debate em direto, sem cortes e com a naturalidade que se pretende nestes debates. Foi um debate com controlo de tempo, apesar da duração de duas horas de emissão e com sorteio para as intervenções. Foi um debate inflamado e polémico, onde os candidatos Pedro Machado e Simão Ribeiro demonstraram bastante exasperação um com o outro. Daniela Leal, candidata do Bloco de Esquerda, foi bastante assertiva e objetiva, não se perdendo em respostas supérfluas aos seus adversários. O debate foi esclarecedor, pois conseguiu-se abordar vários temas que demonstraram algumas divergências na forma de pensar e de agir dos candidatos. Os outros três candidatos à câmara municipal não compareceram por motivos de agenda. Nesta edição temos um resumo deste debate
O nosso Grande Louzadense de capa é Agostinho Gaspar. Vereador em vários mandatos pelo PSD, tendo sido também presidente do partido concelhio. É um empresário de sucesso na área do têxtil e tem a particularidade de se ter licenciado em dois cursos, engenharia e direito. Homem discreto, frontal, aguerrido e com muita experiência autárquica, tornou-se um bom estratega político com as suas ideias, não deixa de confrontar os seus adversários sempre que tem oportunidade.
Na rubrica “Cidadania”, temos uma grande atleta lousadense – Sara Catarina Ribeiro. Atleta de Lustosa, já atingiu o estrelato no atletismo e foi recentemente atleta olímpica. Mais um contributo para fomentar o nosso orgulho por Lousada e pelos seus “filhos”.
O nosso destaque desta semana é o início de mais um ano letivo. Será o terceiro, que terá a sombra da pandemia e por isso auscultamos a opinião de professores, alunos, psicólogos e encarregados de educação no sentido de perceber como será o “estado de alma” da comunidade educativa.
Como esta é a nossa última edição antes das eleições autárquicas do dia 26 deste mês, achamos por bem fazer uma pesquisa de lousadenses que foram/são autarcas noutros concelhos. O nosso colaborador José Carlos Carvalheiras fez um levantamento dessa realidade e apresentamos seis lousadenses autarcas eleitos nas localidades onde se integraram muito bem e por isso foram acarinhados com essa eleição.
Na rubrica – Associativismo destacamos a Associação de Solidariedade Social (ASS) de Nevogilde, com quase 15 anos de existência. Realça-se o notável trabalho a nível do futebol.
O Louzadense não abdicará da sua identidade e da informação útil e oportuna.
Continuem a seguir-nos!
Boa leitura!